Image

Guincho para Caminhão: o que fazer quando precisar de um?

caminhão na estrada

Quando você está na estrada, imprevistos podem acontecer. É importante saber como recorrer às ajudas possíveis, para que a sua integridade física e o trabalho não sejam prejudicados. Uma dessas ferramentas de auxílio pode ser o guincho para caminhão. 

Mas você sabe o que fazer quando precisar de um reboque para caminhão? Talvez pareça simples, mas no momento da necessidade é que percebemos que muitos não sabem exatamente como agir e acabam se prejudicando. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais informações sobre esse serviço e como tê-lo sempre a sua disposição, acompanhe. 

O que é e como funciona o Guincho para Caminhão?

O guincho é um serviço em que o veículo de reboque transporta o caminhão com defeito para um local mais apropriado e seguro, até que sejam feitos os reparos necessários para a continuidade da viagem. 

Há vários tipos de guincho que podem atender diferentes modalidades de veículos, inclusive caminhões, como guinchos: 

  • Manuais mecânicos;
  • Mecânicos de estilo capstan;
  • Guinchos mecânicos de estilo drum;
  • Guinchos mecânicos portáteis híbridos;
  • Elétricos;
  • Guinchos hidráulicos.

O mais utilizado para essa função com caminhões são os guinchos elétricos. Eles dispensam o uso de força humana e, automaticamente, a partir do acionamento de dispositivos elétricos, realizam a atividade completa de remoção do veículo. É muito importante que o reboque para caminhão seja extremamente resistente e seguro, para não comprometer a execução da sua função. 

O guincho para caminhão é algo que contribui para a fluência do trânsito, caso o veículo apresente defeito no meio da estrada. Mas ele também é um item de proteção para o próprio motorista, que não fica exposto na via, e para a carga, que pode ter algum comprometimento físico ou de validade dos produtos transportados, diante da situação. 

Guincho para Caminhão: por que é importante ter o serviço à disposição?

Toda viagem de transporte de cargas envolve riscos. Ter prudência e acesso às informações mais básicas de ajuda é muito importante para não ter problemas ainda maiores. Veja algumas das situações mais comuns que vão precisar de um acionamento rápido do serviço de reboque:

Acidentes

Colisão com outro veículo ou derrapagem por conta de algum problema mecânico ou de condição das estradas, são mais comuns do que se imagina. Nessas situações, você precisará de um guincho para caminhão para ajudá-lo a mover o veículo para um local seguro até que a ajuda necessária esteja disponível. Ou, no caso de choque com outro caminhão, ambos irão precisar desse recurso, tornando o trabalho ainda mais árduo.

Problemas com a mecânica do caminhão

Pneu furado, motor engasgado, problemas elétricos e outros recursos podem entrar em pane e prejudicar o andamento do seu transporte de cargas. Para resolver essas situações, é preciso de um bom profissional mecânico, algo que, certamente, você não encontra com facilidade no meio da estrada. Nessa situação, chamar o reboque para levá-lo até um local seguro, para que você possa tomar medidas necessárias, como chamar ajuda ou compartilhar a sua carga com outro caminhão, é a primeira ação a ser tomada.

Riscos de segurança

Como já antecipamos aqui, ter um problema na estrada não envolve apenas riscos ao veículo, mas também ao próprio motorista e a carga que está sendo transportada. O guincho vai justamente oferecer a segurança necessária para que você cuide não só da sua ferramenta de trabalho, o caminhão, como a sua integridade. 

Guincho para Caminhão: o que fazer quando precisar de um?

Já vimos até aqui a relevância de ter acesso a um serviço de guincho para caminhão, devido a diversos imprevistos que podem aparecer no meio do caminho. Agora, vale ressaltarmos as atitudes que você pode tomar para ter sempre acesso fácil e seguro a essa ferramenta.

Contrate um serviço permanente de atendimento de Guincho para Caminhão

Pode parecer um custo elevado e fora das suas prioridades, pagar de forma contratual um serviço de reboque. Porém, pode ser ainda mais difícil e caro contratar pontualmente, no momento da emergência. 

Existem diversas empresas e formas de você garantir esse tipo de atendimento, como a associação de proteção veicular. Só com ela você garante a valorização da logística do seu atendimento aos clientes e também a proteção aos profissionais envolvidos.

Proteger a carga, o veículo e a si mesmo, como motorista, é parte essencial de uma prestação de serviço eficiente e coerente com a qualidade da imagem de uma atividade. 

Previna-se e faça manutenções periódicas

Sabemos da importância da proteção a partir da contratação de uma empresa ou associação que distribua o serviço de atendimento de guincho para caminhão de forma eficiente. Porém, além disso, é muito importante que os veículos da sua frota estejam sempre em dia no que diz respeito à manutenção e regularização das necessidades para o cumprimento da atividade de transporte.

Isso quer dizer que é preciso estar atento aos detalhes do funcionamento do caminhão, como ajustes de elétrica, mecânica e acessórios como pneus, retrovisores e outros. É preciso também ter um cuidado especial com o próprio motorista desse veículo, afinal, é fundamental que ele esteja preparado para encarar a sua jornada de trabalho com saúde e disposição. 

Cuide da comunicação

A tecnologia vem ajudar nesse processo e, por isso, é importante que os motoristas de caminhão tenham sempre um dispositivo para se comunicar no meio da estrada. Sabemos que alguns entraves podem existir, como dificuldades de conexão e sinal. Porém, ter um aparelho sempre disponível para contactar o serviço de reboque é extremamente importante.

Por isso, além de ter a mão os contatos de um serviço de guincho para caminhão, é preciso cuidar também para que sempre se tenha um dispositivo acessível e carregado. Assim, não é preciso depender da sorte de encontrar um local que ofereça essa possibilidade. 

Tendo em mente todas essas informações, caso um imprevisto aconteça no transporte da sua carga, você estará protegendo o seu negócio e também garantindo a qualidade do seu serviço de logística.