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Terminal de cargas: tudo o que você precisa saber

Terminal de cargas: tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas associam o terminal de cargas à um local repleto de carregamentos ou fretes físicos. Em alguns modais, de fato, é assim. Mas, você sabia que no modal rodoviário é diferente? Bom, é claro que existem ofertas de cargas, mas elas não estão lá presencialmente.

Neste artigo, vamos abordar, principalmente, sobre como funciona o terminal de cargas de caminhões. Mas antes de falarmos sobre ele, leia uma introdução rápida sobre os outros tipos de terminais de carga. Aqui você vai descobrir tudo sobre:

  • O maior terminal de cargas do país;
  • O que há dentro do terminal;
  • Por que essa modalidade ainda é tão utilizada;
  • Como as formas de procura por frete estão mudando.

Quais são os tipos de terminal de carga?

Sabemos que existem 5 tipos de modais de transporte: aeroviário, aquaviário, dutoviário, ferroviário e rodoviário. Para que as cargas desses meios se movimentem, existe o terminal, que funciona como uma espécie de intermediador entre a carga que precisa ser transportada e o meio de transporte que irá conduzir a mercadoria até o seu destino final. Entenda a seguir como cada um funciona:

  • Terminal de cargas rodoviário: nesse modal, encontramos três pilares que iremos explicar ainda mais a fundo. As agências de cargas que, geralmente, são pequenos espaços com ofertas de frete, os agenciadores de carga que são os profissionais que trabalham para as agências e intermeiam os fretes com os motoristas e, claro, os caminhoneiros que vão ao terminal, mas para buscarem as melhores cargas.
  • Terminal de cargas hidroviário (porto): muito conhecido como porto marítimo, o terminal hidroviário tem moldes bastante diferentes do rodoviário. Entretanto, a estrutura portuária se define, basicamente, ao atracamento de veículos marítimos. Mas ela também serve para carregar e descarregar cargas que ficam armazenadas na própria instalação do terminal.
  • Terminal de cargas aéreo (teca): nele, há um espaço destinado à Infraero, local onde as cargas ficam consolidadas. Além disso, ao redor, encontram-se as companhias de cargas aéreas que são responsáveis pela entrega e retirada de volumes.
  • Terminal de cargas ferroviário: também diferente do modal rodoviário, essa modalidade necessita de um terminal de transbordo para realizar a captação da carga. No entanto, neste formato sob trilhos, há uma plataforma para embarque e desembarque de cargas e instalação de armazenagem das mercadorias.
  • Terminal de cargas dutoviário: esse tipo de transporte é feito a partir de tubos ou cilindros. De modo geral, as dutovias são constituídas por terminais com equipamentos que impulsionam o produto.

Além disso, cada terminal possui sua particularidade e diferentes formas de operação. Agora que você já sabe a diferença de cada um, vamos conhecer mais sobre o maior terminal de cargas rodoviário? Continue a leitura!

Terminal de Cargas Fernão Dias: o maior do Brasil

Considerado não só o maior do país, o Terminal de Cargas Fernão Dias também é o maior da América do Sul. Mas afinal, como ele se transformou em algo tão grandioso? Nós explicamos. O terminal foi criado em meados dos anos 80 e o seu principal objetivo era evitar o grande fluxo de veículos pesados nos bairros da região. No entanto, por se tratar de um local estratégico, o local se consolidou entre grandes rodovias: a Fernão Dias e a Presidente Dutra.

Mas a realidade do estabelecimento ficou bastante precária. O intenso movimento criou um estacionamento irregular de caminhões, muito barulho na região, asfaltos desgastados e muitos outros fatores agravantes. Quando criado, o terminal só tinha acesso pelas ruas residenciais próximas. Mas com o aumento do volume, foi necessário implementar um acesso pela Rodovia Fernão Dias, porém, as obras só terminaram em 2004.

Mesmo com todos os desafios, o Terminal de Cargas de São Paulo tomou grandes proporções. Além disso, hoje, possui a maior concentração de agenciamento de cargas e caminhoneiros do Brasil. E não é só isso: atualmente, o estabelecimento se tornou até mesmo local de parada, descanso e de conveniência. Abaixo mostramos tudo o que há dentro do terminal.

O que encontramos dentro do terminal?

No geral, o terminal de cargas possui três frentes que o movimentam. De um lado as ofertas de frete e do outro os profissionais que buscam pelas cargas. Conheça detalhadamente cada uma delas:

1) Agências de carga

As agências são locais físicos, em sua grande maioria um pequeno espaço dentro do terminal de cargas. Elas recebem ofertas de frete diariamente de transportadoras de todo o Brasil. Mas geralmente, são empresas pequenas prestadoras de serviço e já atuam há muitos anos no mercado. Entretanto, a forte implementação dessas agências ao longo dos anos, trouxe uma grande fidelização aos caminhoneiros que, ainda hoje, vão até o terminal para buscar carga através dessas agências. Mais à frente falaremos mais sobre isso!

2) Agenciadores de carga

Os agenciadores são os profissionais que trabalham para as agências que citamos acima. A sua principal função é receber das transportadoras informações complementares sobre o frete. Por exemplo: os detalhes de distribuição e da carga. Além disso, após receber esses dados, ela é ofertada, na maioria das vezes de forma manual, escrita em uma folha de papel e colada na frente da agência. De acordo com isso, os agenciadores criam o relacionamento com o caminhoneiro, dão informações aos interessados e fecham a carga.

3) Caminhoneiros

Por outro lado, temos os caminhoneiros. Que são os motoristas que têm interesse em receber ofertas de frete e que transportam as cargas fechadas. Aqui, entram muitas particularidades, isso porque o caminhoneiro não fecha toda e qualquer carga. Mas tudo depende de algumas variáveis como:

  • Se a carga pode ser transportada com o seu tipo de caminhão;
  • Se é um destino que ele tenha interesse ou goste;
  • Se há carga de retorno;
  • Se o valor do frete atende às suas necessidades;
  • Entre outros.

Além desses pilares, muitos não sabem, mas o terminal de cargas é um local que os caminhoneiros ficam, em muitos casos, mais de um mês parados esperando por carga. Pensando nisso, hoje, o espaço conta com espaços de serviços úteis e conveniência. Veja alguns:

  • ANTT: espaço para realizar cadastros;
  • Seguradoras;
  • Despachantes;
  • Escolta;
  • Mecânicos;
  • Lojas de peças e acessórios para caminhão;
  • Restaurantes;
  • Farmácia;
  • Cabelereiro;
  • Banheiros com sala de banho.

Por que o terminal de frete ainda é tão utilizado?

Bom, apesar de algumas situações de sufoco, dificuldade de conseguir carga e outros aspectos, o terminal de cargas ainda é o lugar preferido dos caminhoneiros para conseguir frete. Isso porque o sistema já está implementado à muitos anos no mercado. Além disso, os motoristas estão fidelizados em um bom relacionamento com agenciadores de carga. E até mesmo porque alguns não conhecem outros modelos de procurar frete.

No entanto, mesmo a contratação da carga não sendo feita rapidamente, muitos caminhoneiros ficam dias, semanas e até mesmo meses no terminal. No geral ficam esperando por carregamento – não porque querem, mas pela falta de oferta rentável e que atenda às suas necessidades.

Mas com a chegada da tecnologia alguns aspectos já estão mudando a forma de procurar por frete. E é sobre esse tema que falaremos a seguir!

A busca de carga está mudando…

Com as tendências da área de inovação e tecnologia, muitos formatos estão mudando, inclusive, o de busca por frete. Novos softwares e ferramentas com a proposta de otimizar o processo, tornando tudo online e digitalizado, já estão no mercado para ajudar transportadoras e caminhoneiros a chegarem em seu objetivo final.

Os grandes diferenciais dessa tendência que impactam significamente o terminal de cargas estão aqui:

  1. Facilitar para que o caminhoneiro não precise mais se deslocar até o terminal e faça tudo de modo virtual – não precisando mais das ofertas de frete físicas das agências.
  2. Não perder o percentual que os agenciadores de carga coletam nos fretes (geralmente, em torno de 30% do valor do frete).

A tendência é que o número de agenciadores e agências de frete se tornem cada vez menos populares e frequentes entre transportadoras e também motoristas. Mas não é por mal: a modernização está em uma crescente promissora e chegou para facilitar a vida das duas pontas. Para conhecer mais sobre essa nova forma de ofertar fretes e buscar carga assista a palestra à seguir: