Image

Logística 4.0: o que é e como preparar a sua transportadora?

O termo Logística 4.0 refere-se à combinação de novas tecnologias de automação e troca de dados. Exemplos disso é a Internet das Coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things) e a computação em nuvem (do inglês, cloud computing). Tudo isso integrado com o conceito de logística e cadeia de suprimentos que já conhecemos.

Muitos não sabem, mas os valores dessa transformação estão diretamente relacionados com a Quarta Revolução Industrial. Ou seja, com os avanços da Indústria 4.0, a área vai receber muitas inovações no setor. Veja alguns exemplos! A fabricação de peças, o transporte de carga, a gestão de estoque e a própria locomoção do produto final.

Antes de nos aprofundar sobre o assunto, vamos voltar no tempo e passar por resumo da história da logística? Leia a seguir!

Tudo sobre a história da logística: 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0

Primeiramente, vale destacar que todas as fases da logística tiveram uma relação direta com as chamadas Revoluções Industriais. Tudo isso porque esses fenômenos interferiram no mercado e nos seus diversos setores. Por isso, é muito comum ler ou escutar por aí o termo Logística 1.0, em vez de Indústria 1.0, por exemplo. Veja a linha do tempo das indústrias e entenda como tudo começou!

Indústria 1.0

Logística 1.0
Rows of shelves with goods boxes in huge distribution warehouse at industrial storage factory.

A Primeira Revolução Industrial, que ocorreu na Inglaterra entre o final do século 18 e o início do século 19, transformou completamente a maneira de produzir mercadorias com a chegada da máquina a vapor. Antes disso, o processo era realizado todo manualmente. O uso desse maquinário só foi possível graças ao carvão, que passou a ser utilizado como fonte de energia. Com essas novidades, o processo ficou muito mais ágil e dinâmico.

Além dessa descoberta, outra novidade movimentou bastante o cenário. As locomotivas, veículos ferroviário usados para rebocar vagões de passageiros ou cargas nas estradas de ferro. Com esse meio de transporte, surgiu um panorama que garantiu uma nova dinâmica a distribuição de matérias-primas, pessoas e mercadorias.

Indústria 2.0

Logística 2.0
Industrial technology concept.

Passada a Indústria 1.0, a partir de 1870, os cientistas da época dedicaram-se a aprimorar as tecnologias desenvolvidas até então, com objetivo de permitir a produção em larga escala. Com isso, muitas mudanças aconteceram nesse período. Foi então que surgiu o telégrafo, criado no século 18, para transmitir mensagens para grandes distâncias. O aparelho foi o principal sistema de comunicação a longa distância dos séculos 19 e 20.

Mas as novidades não acabam por aí. Novas fontes de energia, elétrica e motor a explosão, ganharam destaque. Fordismo, modelo de gestão empresarial cujo foco é promover a produção em massa. Idealizado por Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, a metodologia é articulada com a lógica capitalista. O novo paradigma de gerenciamento corporativo da época trouxe as primeiras linhas de produção d de montagem automatizada. Isso revolucionou os mercados em geral, principalmente a indústria automobilística.

Indústria 3.0

Logística 3.0
Business Finance, accounting, contract, advisor investment consulting marketing plan for the company with using tablet and computer technology in analysis.

Marcado pelo desenvolvimento da robótica e informática com a produção de:

  • Computadores;
  • Softwares;
  • Chips,;
  • Biotecnologia;
  • Telecomunicações.

A Revolução Técnico-Científica e Informacional ou Terceira Revolução Industrial propõe uma flexibilização na produção de acordo com a demanda. Por isso, departamentos e serviços, como segurança, limpeza e logística, inclusive, passaram a ser terceirizados.

Houve ainda um processo de descentralização industrial, possível graças à chegada da internet. Ele reformulou as técnicas de comunicação e as inovações do setor de transporte. Nessa época, o avião a jato já tinha se tornado uma realidade.

Além disso, com as diversas inovações em relação ao maquinário, à comunicação e ao transporte, as empresas migraram para regiões mais vantajosas, onde as matérias-primas eram abundantes e a mão de obra mais barata. Esse contexto favoreceu a expansão das multinacionais e foi fundamental para a consolidação da Globalização. Além da proposta de divisão internacional do trabalho.

Indústria 4.0

Logística 4.0
Cloud computing concept.

Enfim, chegamos a atual Indústria 4.0 que, obviamente tem tudo a ver com a logística 4.0! Também associada à Quarta Revolução Industrial, é marcada por novos desenvolvimentos de tecnologias de automação e de troca de dados. Esse processo também é conhecido como Internet das Coisas (IoC), denominando uma espécie de fábrica inteligente.  De uma forma bem prática, a ideia dessas inovações é unir aparelhos tecnológicos e modernos no cotidiano dos profissionais e empresas.

Outro ponto é a computação em nuvem: trata-se de um termo novo para o armazenamento de dados, que podem ser acessados em qualquer momento e local, de forma totalmente automatizada. Tudo isso traz uma inteligência ainda maior e melhor no processo de fabricação de mercadorias do início ao fim.

O que é logística 4.0 na prática?

Se você chegou até aqui e está se perguntando como as empresas ou transportadoras podem se beneficiar com a logística 4.0, nós explicamos! Na prática, a expectativa é que, com ela, se obtenha uma inovação em que os equipamentos sejam conectados às novas tecnologias, como Internet das Coisas e computação em nuvem. Por isso, muitos processos ainda manuais recebem melhorias, veja só:

  • Automação dos processos;
  • Redução dos custos;
  • Menos possibilidade de erros;
  • Análise de dados completa;
  • Informação em tempo real;
  • Processo seguro;
  • Otimização do tempo.

Com todas essas vantagens, algo fica muito claro. O processo de fabricação como um todo se torna muito mais eficiente e inteligente. Além disso, o supply chain, ganha ainda mais força.

Com as mudanças da nova logística, acredita-se que as máquinas serão capazes de tomar decisões assertivas, sem a interferência de seres humanos. Os equipamentos também serão transformadores o suficiente para coletar e analisar dados, interpretá-los e entregá-los de modo rápido e prático.

Soluções tecnológicas

soluções tecnológicas
Pompéia, SP, Brazil, January 12, 2005, Truck travels through a bumpy highway, in Pompéia, Sao Paulo state

O futuro literalmente já começou com a logística 4.0. Afinal de contas, é possível encontrar, no Brasil e no mundo, soluções revolucionárias que seguem o conceito de fábrica inteligente e conectada. Ficou curioso? Pode deixar que separamos alguns exemplos para você ficar por dentro das novidades e tendências. Confira!

Caminhões sem motoristas

É, parece que o mundo dos Jetsons já se tornou realidade… Também conhecidos como carros autônomos, esses veículos podem circular nas ruas e realizar até mesmo transporte de carga sem a intervenção de uma pessoa. Eles também não contam com volante, acelerador ou pedal de freio.

O projeto já está em desenvolvimento em grandes potências mundiais, mas, no Brasil, como mostra a reportagem do portal de notícias G1, a solução aqui ainda é um pouco distante. Porém, sabemos que a tendência é que a novidade esteja presente na maioria dos países no futuro. Holanda, Cingapura e Estados Unidos são os países que são considerados os mais aptos a receber essa revolução.

Quer entender como esse automóvel funciona? É assim: antes do veículo sair da garagem, a rota a ser seguida é organizada. Da mesma forma, acontece com os caminhões sem motorista. Na parte superior do veículo, são instalados radares de monitoramento em tempo real para controlar a velocidade e garantir a segurança. É possível frear e agir rapidamente se houver algum problema. Assim, o automóvel circula e transita até o destina estipulado no sistema.

Drones

Os drones já são conhecidos por nós brasileiros. Populares por serem usados em fotografias e vídeos, muita gente não sabe que esses transmissores aéreos também são veículos e podem transportar objetos. Saiba que, inclusive, o equipamento já foi usado, inclusive, em guerras para conduzir peças pesadas, cavar buracos e capturar imagens.

Chamados também de VANT (veículo aéreo não tripulado) ou VARP (veículo aéreo remotamente pilotado), os drones estão conquistando um espaço especial no mundo da logística. A Amazon, por exemplo, apostou no equipamento com objetivo de acelerar as entregas. O Prime Air, por exemplo, é o primeiro drone autônomo desenvolvido pela companhia. A proposta é que quando o usuário fizer uma compra no site, ele recebe em menos de uma hora o produto no endereço solicitado. Incrível, né?

Impressão 3D

De brinquedos a casas e carros, as impressoras 3D são capazes de trazer à realidade peças de diferentes tamanhos e capacidades. Por estar 4reduzindo custos com a mão de obra – já que o processo de impressão é quase todo automatizado -, a impressora 3D é uma solução mais econômica. Além disso, os produtos realizados tendem a durar mais, devido à forma como foram fabricados.

No quesito logística, essa tecnologia pode facilitar (e muito) a produção em baixa e larga escala de maquinários e veículos, por exemplo. Com isso, as formas de se fabricar determinadas mercadorias se tornam absolutamente automatizadas.

Prepare sua transportadora para novos modelos de negócio!

A Indústria 4.0 bate na nossa porta com oportunidade de trazer ganhos para quem estiver preparado e atento aos novos desafios do mercado. Então, é fundamental que os funcionários e os próprios gestores da empresa se empenhem em aplicar gradativamente as práticas desses novos modelos de negócio. Quer ver algumas dicas?

  • Mantenha-se informado sobre tendências;
  • Conheça soluções modernas para acompanhar o mercado;
  • Esteja aberto à novas possibilidades;
  • Mapeie como implementar os modelos que mais se aplicam ao seu negócio;
  • Não tenha medo de experimentar, mas lembre-se: planeje antes de tudo!
  • Faça uma esquematização de custos para ser assertivo e trazer mais rentabilidade;
  • Por fim, faça parte da nova era tecnológica e fique à frente!

Nesse momento de mudança, é importante conhecer novos projetos, estudá-los, planejar, buscar exemplos de soluções mais modernas e refletir sobre possíveis caminhos futuros para a sua organização. E se precisar de uma mãozinha estamos aqui para te ajudar!

Quer se aprofundar ainda mais sobre o tema? Então, aproveite para baixar o nosso eBook completo sobre logística 4.0 e a quarta revolução industrial. Basta clicar no banner abaixo! Fique ligado no nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este, combinado?