Image
As melhores formas de se comunicar com o motorista autônomo

As melhores formas de se comunicar com o motorista autônomo

A relação entre o motorista autônomo e os contratantes tem sofrido constantes mudanças em diferentes aspectos, incluindo a comunicação.

Hoje já existem várias redes e canais de comunicação. Além de uma sociedade de caminhoneiros que está cada vez mais conectada aos seus smartphones.

De acordo com estimativas da CNT (Confederação Nacional do Transporte), 55% dos caminhoneiros acessam a internet pelo celular para os mais variados fins, desde a comunicação com sua família à busca de cargas.

Este post foi pensado justamente para ajudar você a melhorar a comunicação com os motoristas autônomos.

Veja a seguir algumas sugestões de canais e horários para sua empresa falar com o(a) amigo(a) da estrada.

Os principais canais para se comunicar com o motorista autônomo

  • Telefone (ligação)

O telefone é uma excelente ferramenta para a hora de negociar a contratação. Isso porque pode ser considerada a melhor maneira para se falar sobre valores, detalhes do transporte e informações confidenciais.

Outro ponto que favorece é a resposta imediata, quando o motorista está disponível, e não precisa esperar retorno.

  • WhatsApp

O WhatsApp pode ser um canal excelente para comunicações rápidas durante o transporte da carga. Tanto na forma de texto, quanto áudio, imagens e vídeos.

Bons exemplos de uso para envio de fotos da documentação do caminhoneiro, do veículo e do comprovante de entrega, entre outros.

A grande vantagem do WhatsApp é que a mensagem fica arquivada, permitindo que o caminhoneiro responda assim que estiver disponível.

  • Chat

À exemplo de plataformas de contratação como a TruckPad, existe a possibilidade de trocar mensagens dentro da própria ferramenta, sendo possível se comunicar diretamente com os caminhoneiros, desde o momento da contratação até a entrega da mercadoria, através do Chat.

Assim como o WhatsApp, o Chat tem a vantagem de possibilitar que o motorista não precise responder de imediato, mas assim que puder.

Além disso, essa ferramenta evita o trabalho de ter que adicionar cada telefone de caminhoneiro em um determinado telefone da empresa.

Um fato que muitas vezes ocasiona a centralização da informação (apenas um celular/ pessoa tem os contatos).

Outros: tecnologias em desuso

Apesar de serem tecnologias eficientes em alguns setores da economia, algumas formas de contatar os caminhoneiros têm entrado em desuso.

E o caso do e-mail, rádio e aplicativos próprios de embarcadores. Veja por que essas ferramentas podem não ser tão eficientes.

  • O e-mail não é tão utilizado por trazer um viés mais burocrático e menos prático para o dia a dia do caminhoneiro. Perderam campo para outras ferramentas como o WhatsApp e os Chats.
  • O rádio, apesar de ainda ser uma forma de comunicação muito comum entre os próprios caminhoneiros, possui um alcance limitado. Há de se considerar ainda o espaço que o aparelho ocupa, tanto no caminhão quanto no escritório do embarcador. Já que é uma tecnologia mais antiga e demanda de mais espaço para armazenar.
  • O aplicativo próprio trás uma customização que pode oferecer facilidade ao se adaptar aos processos do embarcador. Mas acarreta em custos mais altos de desenvolvimento e manutenção. Há aplicativos e softwares que facilitam os processos e se adaptam fácil à realidade, como é o caso do TruckPad, citado anteriormente.

Os melhores horários para falar

Dados colhidos no TruckPad mostram que o tempo que os motoristas mais ficam online para procurar cargas é entre 8h e 12h.

O que pode, portanto, ser um bom horário para sua empresa tentar falar com caminhoneiros na hora de contratar.

Outro dado relevante é que quando realizamos pesquisas internas pelo aplicativo com os autônomos, a faixa de tempo de maior respostas durante o dia está entre 19h e 22h.

Isso nos leva a concluir que este pode ser o momento certo para encontrar o motorista fora do horário em que ele está apenas buscando fretes.

Dica extra: combine a forma de comunicação com seu motorista

Parece óbvio dizer, mas vale lembrar: depois de escolher e contratar um motorista de sua confiança, o melhor meio e horário para se comunicar será aquele combinado entre vocês.

O que não pode é sua empresa ficar mandando mensagens por Chat enquanto o caminhoneiro está de olho no WhatsApp.

Ou ainda ficar ligando para o autônomo quando ele está no meio da estrada e não pode atender.

Por isso, lembre-se de, antes de liberar seu motorista para cair na estrada, acertar quais deverão ser os canais e melhores horários para se falar em casos de necessidade.

Afinal, o combinado nunca sai caro, certo?

* Esse post foi feito em conjunto pelo time de Operação do TruckPad para você. 😉

TruckPad facilita a sua comunicação com o motorista autônomo. Cadastre-se na maior plataforma de gestão de contratação de caminhoneiros do Brasil.