Image
Frete fob e cif: conheça as melhores práticas

Frete fob e cif: conheça as melhores práticas

Frete FOB e CIF são duas modalidades do transporte de carga. A principal diferença entre o frete FOB e o frete CIF refere-se a quem é responsável pela mercadoria durante a sua entrega. Mas atenção! A escolha entre o frete CIF e FOB rodoviário deve ser feita com cuidado. Afinal, são duas opções que oferecem vantagens e desvantagens. E só você, que conhece bem o seu negócio e suas necessidades, que vai saber escolher qual a melhor delas. 

Para saber mais sobre o tema continue com a gente!

O que é frete CIF e FOB?

Frete CIF

CIF é uma sigla de uma expressão inglesa, que significa “Cost, Insurance and Freight“. Em tradução livre para o português, corresponde a custo, seguro e frete. Tá, mas você quer saber o que é frete CIF, certo? Bom, é um tipo de contrato de transporte internacional que acontece entre um comprador e um vendedor.

Na prática, o vendedor deve arcar com todos os custos necessários para transportar mercadorias para o destino final. Os importadores costumam preferir usar essa modalidade, porque torna o transporte mais conveniente. Afinal, eles não precisam lidar com manuseio, frete e outros processos complexos relacionados à logística de transporte. 

Geralmente, o frete CIF fica mais caro para o comprador. Além disso,  o produto é considerado entregue quando ele está em posse do comprador.

Frete FOB

Já a sigla FOB vem de “Free on Board“, que corresponde, em tradução livre para o português a “livre a bordo”. Essa modalidade também é um tipo de contrato de transporte. Mas, nesse caso, quem assume as responsabilidades sobre o produto e arca com seus custos são os clientes, lembrando que, no caso do frete CIF, essas responsabilidades são da empresa fornecedora. 

Além disso, outra diferença é que, no FOB, o produto é considerado entregue quando eles são colocados no navio para entrega, e não quando a mercadoria está em posse do comprador.

Confira as principais diferenças entre o frete CIF e o frete FOB

FRETE CIFFRETE FOB
DEFINIÇÃO DA SIGLACost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete)Free on Board (livre a bordo).
O QUE É?Tipo de contrato de transporte internacional firmado entre um comprador e um vendedor.Contrato de transporte
QUEM PAGA OS CUSTOS?A empresa fornecedora.Somente os clientes.
QUEM É RESPONSÁVEL PELO PRODUTO?A empresa fornecedora.Somente os clientes.
QUANDO É CONSIDERADO COMO MERCADORIA ENTREGUEApenas quando estão em posse do comprador.Quando são colocados no navio para entrega.

Como escolher entre os fretes na transportadora?

Bom, para isso, é importante entender o objetivo de cada modalidade. Vamos lá?

No caso do frete CIF

O CIF é a melhor opção para quem vende direto para o consumidor final. Isso porque, geralmente, esse público tem pouca – e às vezes nenhuma prática com transporte de cargas. Por conta disso, mesmo que o valor do produto seja um pouco maior para o cliente, é mais recomendado que o fornecedor seja responsabilizado pelo transporte até a entrega.

E no caso do frete FOB

Agora, quando o destinatário é uma empresa, vale a pena apostar no FOB. Isso porque, no meio corporativo, costuma haver um departamento que conhece de ponta a ponta todos os trâmites do transporte de carga e tem parcerias com transportadoras. Entretanto, é bem importante reforçar parcerias como essa para ter acesso a condições de pagamento, além de preços mais flexíveis. 

E quem faz os pagamentos?

É importante destacar que os fretes CIF e FOB constam nos Termos Internacionais de Comércio (International Commercial Terms – INCOTERMS). Além disso, eles são frutos das determinações da Câmara Internacional do Comércio, que é o órgão responsável por regulamentar o comércio entre diferentes nações.

Mas, na prática, como funciona com cada frete? 

Frete CIF

Quando se negocia um frete CIF, quem remete a carga – no caso, o fornecedor – tem como responsabilidade pagar o frete e o seguro dos produtos. Dessa forma, o pagamento é realizado na origem do transporte. Por isso, o valor do produto, o custo do frete e o seguro do transporte estão inclusos no preço de venda.

Frete FOB

Se o cliente optar pelo frete FOB, ele mesmo passa a ser responsável pelo pagamento do transporte e do seguro das mercadorias. Além disso, é comum que esse pagamento seja feito mediante o recebimento do produto. Um exemplo de FOB para o consumidor final é o “Frete a Pagar”, dos Correios.

E quais são os custos de cada frete?

Frete CIF

Nesse caso, o preço já está embutido no custo da mercadoria e, por isso, é repassado ao cliente como um valor único. De qualquer forma, o fornecedor pode informar na nota fiscal que esse valor se refere ao frete, que é CIF. Dessa forma, ele custeia o valor do frete e absorve todos os gastos sem que o cliente tenha de pagar custos adicionais.

Frete FOB

Por outro lado, o FOB não está embutido no preço dos produtos. Por isso, precisa necessariamente ter o valor especificado na nota fiscal. Uma vez indicado no documento, compõe de taxas e impostos, como:

  • A base de cálculo de tributos como Programa de Integração Social (PIS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Bom, esses são os principais pontos relacionados às modalidades de fretes FOB e CIF. Fique atento na hora de entender qual a melhor opção para você. Como conversamos no texto, existem diferenças entre as modalidades, e o seu negócio pode aproveitar melhor essas vantagens se você fizer a decisão certa. 

Mas e aí, gostou do texto? Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral. Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível.

Até a próxima!