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10 dicas para uma gestão de transportes eficaz

10 dicas para uma gestão de transportes eficaz

A gestão de transportes é um desafio a parte para qualquer empresa. Mas, apesar de ser considerado por vezes um tema complexo ou burocrático, é fundamental estar sempre atento em relação a gestão logística do transporte de cargas. Afinal, por meio dela, é possível aumentar a satisfação do cliente, tornar os processos mais eficientes, a equipe mais motivada, além de aumentar os lucros e reduzir gastos desnecessários.

Opa, ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente!

Por que uma gestão de transportes eficiente é importante para o seu negócio? Confira os principais benefícios

Redução de custos

Essa, provavelmente, é a maior vantagem. Ao ter uma gestão eficiente, você consegue ter um controle maior do que está acontecendo com os processos e como eles estão impactando os resultados do negócio. 

Esse acompanhamento, que muitas vezes acontece por meio de tecnologias e sistemas de logística, é responsável por permitir que o gestor tenha acesso, em tempo real, de questões que podem estar aumentando gastos e também prejudicando a performance dos funcionários e dos processos da empresa. 

Dessa forma, é possível, logo depois de analisar esses dados, identificar falhas e, assim, propor soluções assertivas para aumentar os lucros e a eficiência do negócio como um todo.  

Aumento da motivação da equipe

Outro ponto importante está relacionado à gestão de pessoas. Para promover uma gestão mais eficiente do transporte, a rotina de trabalho tende a se tornar menos burocrática e maçante. Afinal, as pessoas podem ficar voltadas para atividades mais intelectuais e menos robóticas, deixando essa parte para os sistemas e tecnologias contratados pela organização.

10 dicas para ter uma gestão de transportes eficiente na sua transportadora

1. Faça um bom planejamento

O planejamento, na verdade, é uma boa dica para qualquer novidade que você pense em implementar na sua empresa. Isso porque, com ele, você consegue evitar diversos tipos de problemas e falhas, além de se preparar para ter uma solução para esses casos com facilidade. Outro ponto importante é que, com um caminho traçado, fica mais fácil e inteligente determinar maneiras para alcançar as metas.

Mas você sabe o que um bom planejamento deve ter? Bom, no caso da gestão de transporte, as informações básicas que precisam ser levantadas e acompanhadas pela transportadora são:

  • o faturamento médio de cada de cliente;
  • o ticket médio dos fretes;
  • o custo com combustível;
  • as médias de consumo dos veículos da sua frota.

2. Conheça o mercado

Essa dica é fundamental! É essencial conhecer a concorrência externa e acompanhar as principais tendências comentadas pelo mercado. É dessa forma que você conseguirá inovar dentro da sua empresa e se manter atualizado. Vale apostar em palestras e encontros com outros profissionais também para compreender como outras organizações estão se relacionando e se desenvolvendo.

3. Defina metas e crie indicadores de performance

Uma metodologia bastante popular hoje em dia são os KPIs, que vem da sigla em inglês Key Performance Indicator. Em tradução direta para o português, essa sigla corresponde a indicador-chave de desempenho. 

Na prática, é uma ferramenta de gestão para se realizar a medição e monitorar o nível de desempenho, sucesso de uma organização, de um determinado processo ou equipe. Para criar um KPI, você deve ter em mente que o resultado precisa ser necessariamente um dado quantitativo e nunca qualitativo. 

É fundamental usar uma técnica como essa para entender o desempenho do seu projeto e, assim, encontrar maneiras de tornar o negócio cada vez mais eficiente e rentável.

4. Padronize os processos

Apostar na padronização também é uma excelente pedida. Afinal, quando as equipes, de maneira geral, têm rotinas definidas conhecidas por todos os profissionais, há uma chance muito inferior ao erro e à falha. Mas não é só isso. O tempo gasto para executar a tarefa tende a ser reduzido consideravelmente, garantindo, com isso, mais agilidade para o funcionário responsável.

5. Capacite seus funcionários

Não basta ter sistemas inteligentes e processos bem articulados se eles não forem divulgados corretamente para a equipe. Afinal, a troca de informações é uma peça-chave para promover a gestão de conhecimento dos funcionários.

Sendo assim, não deixe de investir em bons treinamentos para que os profissionais troquem informações e se atualizem, além dos líderes terem espaço para divulgar e capacitar seus funcionários.

6. Aposte na contratação de motoristas autônomos

Além de ser mais econômico, a contratação de motoristas autônomos te isenta de diversas questões que podem tornar seu dia a dia mais atarefado. Então, por que não testar, não é mesmo? Ao investir nessa dica, você garante três principais benefícios:

  • Evita o desperdício com uma frota ociosa;
  • Consegue mais agilidade para a logística da sua empresa;
  • Dá vazão às suas cargas sempre que necessário.

7. Ouça o feedback dos clientes

Os clientes externos são fundamentais para que seu negócio exista. Então, por que não ouvir a opinião deles? Isso mesmo ouvir e não escutar, viu? É importante coletar o feedback dele para saber como é possível melhorar o desempenho do seu serviço. Portanto, invista nessa relação próxima para ter sempre que possível uma visão realista desse processo. 

8. Tecnologia 

Em diversos momentos, citamos sistemas e tecnologias, não é verdade? Isso porque atualmente é possível encontrar diversas opções de ferramentas que tornam a gestão da empresa mais inteligente, eficiente e organizada.

Vale a pena pesquisar e entender qual a melhor plataforma disponível no mercado para a sua realidade e começar a aplicá-la na sua empresa para ontem. Com ela, você consegue ter um panorama completo da execução dos processos, entende melhor os desafios, falhas e oportunidades da equipe e, assim, pode tomar decisões mais assertivas e responsáveis.

9. Tenha gestão de riscos e perdas no transporte

O gerenciamento de riscos no transporte faz parte de um conjunto de medidas cujo objetivo é prever adversidades que possam surgir durante o trajeto, como, por exemplo, acidentes, problemas mecânicos e roubos de cargas.

Além disso, é comum que, no setor do transporte, contar com diversas normas e burocracias: se o carregamento ultrapassa os limites de peso estipulados para determinado veículo, por exemplo, a empresa será penalizada com multa.

Mas como fazer um bom gerenciamento de riscos? Bom, esse documento deve começar pelo armazenamento, passar pela distribuição e por todos os demais processos até chegar na fase de entrega. É realmente uma espécie de guia que cobre de ponta a ponta a gestão de transporte. Com a gestão, é possível ter otimização de custos e eficiência na prestação do serviço naturalmente. Isso porque, com ele, você:

  • Evita falhas básicas com a documentação das mercadorias;
  • Ajuda na escolha do veículo adequado, levando em consideração as características dos produtos;
  • Melhora a qualidade das técnicas;
  • Previne os gastos com a troca de peças estragadas, dentre outros benefícios.

10. Escolha o veículo perfeito para o transporte 

É fundamental estar atento para as condições do veículo antes dele sair para a viagem. Dessa forma, o ideal é que nenhum veículo saia para transporte sem antes passar por uma boa inspeção, em que sejam verificados:

  • O estado dos pneus;
  • A condição dos freios;
  • O nível do óleo e do combustível; 
  • Os itens de segurança do veículo;
  • Cinto de segurança; 
  • Estepe.

Desafios da gestão de transporte 

Podemos afirmar que a segurança é um dos principais desafios do transporte rodoviário de carga no país. Vale a pena investir em soluções que possam dar mais confiança para o motorista e para a própria carga transportada. 

Outro ponto muito importante tem a ver com a gestão de pessoas. É importante, para evitar falhas, contratar e selecionar os profissionais certos para as vagas disponíveis, sem esquecer de investir em treinamentos bacanas para mantê-los desempenhando a melhor performance possível. Uma comunicação eficiente também deve ser mantida com o cliente, para que o gestor consiga acompanhar outra perspectiva – igualmente importante – em relação ao serviço prestado.

E aí, deu para perceber que são muitos desafios por trás da gestão de transporte, certo? Esperamos que, de alguma forma, esse texto tenha contribuído para o seu aprendizado. Quer continuar descobrindo o mundo da logística? Continue por aqui! A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.