Image

Manutenção preditiva: entenda a importância dela para sua transportadora

Manutenção de caminhão

Manutenção preditiva, o que é? Nada mais é que uma metodologia baseada no monitoramento e na inspeção de equipamentos para avaliar seus indicadores de qualidade. Ou seja, é um conjunto de estratégias para acompanhar o desempenho das máquinas. Dessa forma, ao realizar esse monitoramento, é possível avaliar o desempenho de toda a organização empresarial, tomar medidas assertivas a médio e longo prazo nos momentos necessários. 

Mas atenção: para se obter os benefícios, como o aumento da disponibilidade dos equipamentos e redução de custos, a implantação da manutenção preditiva deve acontecer por meio de ações contínuas. Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos:

– falar sobre o que é manutenção preditiva;

– apresentar os tipos de manutenção existentes e diferenciá-las;

– listar as técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva;

– explicar como você pode realizar a manutenção preditiva;

– exibir as vantagens e as desvantagens da metodologia.

Manutenção preventiva, corretiva ou preditiva? Entenda os três conceitos e saiba suas diferenças e quando devem ser utilizados

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva busca evitar problemas, falhas e desperdício, além de garantir uma boa performance dos equipamentos – inclusive da frota da sua transportadora. Feita de forma planejada, essa metodologia incentiva que os custos sejam estimados, o que permite uma flexibilidade na compra de produtos e até serviços de reparos. 

Vale reforçar que todas as ações preditivas são feitas por meios de medições diretas e indiretas, além de interpretações de dados e informações. A partir disso é entendido com maior clareza quais são as necessidades da máquina. Para analisar o real estado das máquinas, a metodologia costuma levar em consideração os seguintes dados:

  • índice de disponibilidade;
  • eficiência produtiva;
  • nível de vibração e temperatura;

Além disso, por haver um planejamento claro nesse caso, o fluxos dos processos pode ser pensado com bastante cuidado, como, por exemplo, definir a escolha da data de parada do veículo, evitando, dessa forma impactos negativos na operação.

A manutenção preventiva é indicada para revisão da mecânica e elétrica, trocas ou verificação do nível de óleo e outros equipamentos. São vários benefícios para a adoção dessa manutenção, como: 

– a redução de acidentes;

– maior segurança para o condutor;

– crescimento do tempo de vida útil do caminhão.

Por último, mas não menos importante! É necessário destacar que a manutenção preditiva deve ser vista como uma metodologia e precisa ser abraçada pela empresa. Ao desenvolver ações planejadas e contínuas, os funcionários irão implementar, de fato, a metodologia na sua rotina e nos seus processos. E, com isso, ela passará a fazer parte da cultura da organização.

Manutenção Corretiva

Ao contrário da manutenção preventiva, em que se busca evitar a falha com antecedência de equipamentos, a manutenção corretiva é bastante útil para quando o gestor se deparar com pedidos urgentes de reparo. Ou seja, ela é necessária quando o problema já bateu à porta.

Nesses casos, o custo para empresa fica muito alto. Afinal de contas, não há tempo para solicitar orçamentos e realizar uma pesquisa de mercado com os fornecedores. Em situações de emergência, também não é possível negociar preço, pois a prioridade é consertar o veículo para evitar o impacto na operação.

E quando essa metodologia deve ser usada? A manutenção corretiva é excelente para problemas de bateria, falhas no freio, alta temperatura nos motores, consumo excessivo de combustível, entre outros.

Manutenção Preditiva

Quando há uma gestão de acompanhamento das condições mecânicas e elétricas dos veículos, é o momento ideal para manutenção preditiva. Essa metodologia tem como objetivo detectar com antecedência os possíveis problemas, antes que eles ganhem proporções estratosféricas. 

E como isso pode ser feito? Bom, é possível adquirir equipamentos que podem auxiliar no diagnóstico exato, como: 

– câmeras termográficas; 

– rastreadores; 

– testes de vibração.

Conheça as técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva

1. Análise de vibração

Quando sensores são inseridos em máquinas, é possível analisar e acompanhar qual o nível de vibração de cada equipamento. O estudo de vibrações também pode ser feito a partir da ultrassonografia, que nos fornece dados sobre o alinhamento e desalinhamento entre acoplamentos.

2. Análise estrutural

A análise estrutural busca detectar fissuras, trincas ou outros problemas relacionados às peças das máquinas. Todas as informações são coletadas a partir de técnicas e aparelhos, como:

  • interferometria;
  • radiografia;
  • ultrassonografia.

3. Ferrografia

A Ferrografia é a análise do nível de lubrificante cujo objetivo consiste em detectar níveis de desgastes entre as peças.

4. Endoscopia

Outra técnica interessante aplicada nas máquinas, a endoscopia é muito útil em máquinas que necessitam ser construídas de maneiras específicas e que contam com demandas especiais.

5. Termografia

Muito comum em indústrias que utilizam a manutenção preditiva, essa técnica fornece informações à respeito de atritos em redutores e falhas em acoplamentos.

Como aplicar a metodologia na sua empresa?

1. Saiba quais são as necessidades e as prioridades da sua empresa

É importante ter mapeado os equipamentos que mais precisam de um acompanhamento com a manutenção preditiva. Para isso, recomendamos que você leve em consideração as máquinas mais utilizadas e que podem fazer mais falta para a operação. 

2. Contrate equipes que sejam especialistas e tenham experiência em manutenção preditiva

Contar com profissionais altamente capacitados é uma peça-chave para o funcionamento e aderência da metodologia aos processos da sua empresa. Dessa forma, é importante que, na hora de selecionar e contratar funcionários, sejam levados em consideração os conhecimentos e as habilidades necessários para a trabalhar com a manutenção preditiva na prática.

3. Utilize a tecnologia ao seu favor

Hoje em dia, com a logística 4.0, as indústrias estão com seus processos cada vez mais automatizados. Existem robôs, equipamentos, programas, impressoras em 3d, drones… Tudo isso pode ajudar bastante no dia a dia da sua organização. 

A tecnologia é um elemento-chave para o sucesso das empresas. Por isso, é importante ficar de olho nas novidades que aparecem no mercado. Com essas ferramentas tecnológicas, é possível facilitar a rotina da organização e, principalmente, evitar falhas e antecipar erros.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral. 

Até a próxima!