Image

Notícias sobre logística: onde acompanhar?

Imagem ilustrando o processo de logísitica

Estar bem informado significa ampliar o seu conhecimento sobre as suas atividades e como elas vão impactar a sua vida e rotina. E isso engloba tudo que está ao nosso redor, seja na vida pessoal ou na profissional. A partir delas, mais do que formar uma opinião, você fica mais bem preparado para tomar atitudes e definir as suas escolhas com mais assertividade. 

Pensando em ajudar você, que atua diretamente no setor de transporte, a fazer esse filtro e ter acesso às notícias sobre logística, preparamos uma lista. Nela constam indicação de portais e temas que você pode precisar para compor a sua expansão por conhecimento e atualizações, acompanhe.

Notícias sobre logística: o que eu preciso saber?

O setor de logística é muito amplo e, por isso, pode ser composto por vários temas, que também se atualizam constantemente. Além disso, isso permite um verdadeiro “temporal” de informações. 

Então, para segmentar um pouco melhor esses grupos de conhecimento, vamos falar por natureza da operação. Ou seja, se o seu negócio em logística envolve transporte rodoviário ou outros, e também sobre assuntos correlatos, que envolvem gestão, eventos e tecnologia. 

Informe-se sobre o seu caminho

Acessar detalhes sobre o trânsito, a condição das estradas, a geometria das vias e outros temas, vão ajudá-lo a entender quais as circunstâncias que estão as rotas do país.

Isso deve ser feito antes mesmo de você colocar o pé na estrada, o que pode ser uma iniciativa importante para você se preparar ou prevenir de possíveis incidentes. O site Estradas pode ser uma ótima fonte.

Setor portuário

Se a sua empresa de logística também envolve vias marítimas, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), irá informá-lo sobre as condições dos portos, acesso a dados do setor e conteúdo em geral sobre temas relacionados;

Tecnologia em logística

A tecnologia está em quase tudo que fazemos e no setor de transportes não é diferente. Manter-se atualizado sobre as inovações que vão ajudá-lo a transformar a sua operação e entrega, é sempre estar a um passo à frente. Há diversos veículos de comunicação com foco nesse contexto, como o portal Tecnologística, e outros mais genéricos sobre o tema, como o Computerworld, Tecnoblog, Olhar Digital e Tecmundo;

Entrevistas e Artigos

Ler sobre a opinião, experiências e boas práticas de outros profissionais da logística, pode contribuir muito para você absorver informações sobre o setor. Nesse aspecto, invista nas revistas digitais, como a Mundo Logística, blogs e também em redes sociais, como o LinkedIn, que reúne empreendedores do mundo inteiro, inclusive do segmento de transportes;

Gestão

Esse tema é fundamental para você ficar por dentro de novas práticas do mercado de como otimizar os processos e a operação. É importante também para criar uma cultura forte na sua empresa e também ter uma rede de colaboradores com forte conexão com a sua marca. 

A princípio, tudo que tem a ver com gestão, tem a ver com o seu dia a dia e também com o sucesso da sua empresa, seja de logística ou não.

Em suma, há muito conteúdo na internet referente a essa estrutura, inclusive nas redes sociais, como já comentamos. Mas, tratando especificamente de notícias de logística, o portal Blog Logística pode ser a sua referência com seções relacionadas a carreira, empreendedorismo, planejamento e gestão.

Eventos

Além de ir a encontros com profissionais do setor de logística também pode ser uma excelente alternativa de estar sempre bem informado sobre as novidades e inovações que estão sendo desenvolvidas e aplicadas.

A Intermodal, por exemplo, é a maior feira do segmento na América Latina, assim como o Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas, que acontece em São Paulo.

TruckPad

Aqui no TruckPad nós também queremos deixar você bem informado com as notícias sobre logística.

Por isso, não deixe de acompanhar os nossos conteúdos no blog do TruckPad, com artigos que vão ajudá-lo a entender todo o universo das transportadoras, assim como se atualizar dos temas mais importantes do setor.  

Notícias sobre logística: por que acompanhar?

Depois dessa lista você deve estar um pouco mais aliviado de ter em mãos os principais portais e canais com as notícias sobre logística. Porém, também pode parecer um tanto desafiador acompanhar tanta informação. 

Em suma, um mundo em que tudo se transforma com rapidez, não temos mesmo muitas saídas a não ser estar por dentro e filtrar aquilo que realmente impacta na sua vida e rotina, e aproveitar as tendências para evoluir e criar novas experiências.

Estar aberto para conhecer os temas que ainda não são tão próximos à você e adquirir conhecimento são práticas que vão valer durante toda a nossa vida, e vai empoderá-lo de realizar as principais transformações, a sua e do seu negócio.