Manutenção preventiva de caminhão: por que você deveria fazer SEMPRE na sua frota
Você já escutou a frase: “É melhor prevenir do que remediar”? Essa questão é exatamente o ponto fundamental da manutenção preventiva de caminhão, como o próprio nome já sugere: prevenção. A qual é considerada um dos fatores responsáveis pela boa performance da frota, atrelada com a segurança.
A manutenção preventiva de caminhão é uma aliada para o gerenciamento de frota sem ocorrências de gastos e depreciação. Ou seja, um componente não é trocado apenas quando quebra, pelo contrário, recebe manutenção para ficar em perfeito estado. Os cuidados que envolvem manutenção preventiva de caminhão são simples e, basicamente, ajudam na vida útil de equipamentos e peças, assim como na preservação da qualidade da função.
O que é manutenção preventiva de caminhão?
É toda manutenção que tem o objetivo de deixar o que está funcionando no lugar. Para isso, é indicado a realização de vistorias sazonais e reparos de peças ou componentes que precisam ser ajustados. Ter um relatório do estado da ociosidade da frota pode auxiliar nesta atividade do gestor. A essência dessa manutenção é se antecipar aos problemas e recorrer aos reparos antes de qualquer complicação. Não é nenhum sistema de adivinhação, apenas planejamento.
Para começar, o gestor pode dividir por sessões a manutenção preventiva de caminhão, por exemplo: elétrica e mecânica. A partir disso, saberá quais veículos da transportadora estão com o pleno funcionamento e encontrará um viés para dar o início. Os motoristas também podem auxiliar no processo de dedução de qual parte está mais crítica para começar com a manutenção.
Como a ausência da manutenção preventiva pode fazer a transportadora perder dinheiro?
Imagine a seguinte situação sem manutenção preventiva de caminhão: um motorista percebe que quanto mais aumenta a velocidade constante do caminhão mais instável o veículo fica. Imaginando que seja a calibragem dos pneus, o motorista segue viagem, afinal tem prazos a cumprir. Tempo depois, o pneu estoura em uma estrada perigosa e com alto índice de acidentes. A situação se agrava quando o motorista percebe que o step não está nas melhores condiçōes. Isso não te parece o começo de um filme de terror?
Nessa situação a carga ficou em risco, sem contar o fato do atraso na entrega e, consequentemente, um cliente insatisfeito. Além do gasto surpresa em pneus novos para prosseguir viagem, podemos imaginar que a dor de cabeça do gestor com certeza não foi pouca. E tudo isso poderia ser evitado apenas com a calibragem do pneu, que aliás, não demora nem 10 minutos e é de graça.
Agora imagine a situação com a manutenção preventiva de caminhão: o motorista segue tranquilo na viagem e não percebe instabilidade do veículo, mesmo com os fatores ruins da condição da estrada e aumento da velocidade constante. De toda forma, ele faz uma parada para checar a calibragem e segue tudo normal. Faz a entrega no prazo e volta.
De acordo coma data do último controle interno do gestor, é identificado a necessidade de fazer o balanceamento dos pneus, coincidindo com a dedução do motorista. Com isso, eles descobrem que há uma bolha em um dos pneus traseiros. Bingo! O gestor conseguiu fazer a precaução de um acidente e, o melhor, arrumou o quadro instável antes que a situação se agravasse. Ainda economizou a troca dos pneus com um simples balanceamento, e que, possivelmente, aumentar a vida útil dos mesmo.
Para começar com a manutenção preventiva de caminhão:
É importante saber que não é preciso esperar um quadro anormal no caminhão para procurar reparo, como o exemplo citado. Pelo contrário, a frase que poderia representar a manutenção preventiva é: adiantar-se aos fatos.
Lembre-se de que prevenir pode ser o melhor caminho para evitar danos maiores e mais graves ao veículo e, posteriormente, maiores gastos. Não fazer a manutenção preventiva de caminhão pode colocar até mesmo em risco a mercadoria e a vida do motorista em casos de maior gravidade. Todos os tipos de manutenção são importantes, e como o caminhão depende do ciclo de funcionamento completo, nenhuma parte é dispensável.
1. verifique a mecânica completa do caminhão
Deve-se ter atenção na mecânica geral do caminhão, como: freios, suspensões, quilometragem desde a última revisão, ruídos estranhos no motor e câmbio. Já a parte elétrica envolve: carga da bateria e funcionamento de sistemas elétricos como as luzes da seta. Assegure-se sobre o trabalho do especialista responsável por essa revisão. Pegue referências, pois é importante confiar no profissional para que a análise do veículo seja totalmente séria e sem charlatanismo.
2. verifique pneus
Tenha em mente a importância do pleno funcionamento dos pneus: é um dos fatores que mantem o caminhão com estabilidade. Qualquer sinal de cortes, baixa calibragem, ferrugem nos parafusos da roda, furos e vazamentos é motivo para se preocupar e fazer o reparo. Atente-se a esses detalhes e faça a troca o quanto antes. Também é essencial conferir os steps e avaliar o estados mesmos.
3. verifique os mínimos detalhes
O perigo pode estar nas pequenas coisas e ligado a fatos que muitas vezes passam desapercebidos. Considere, por exemplo, a limpeza frequente da paleta dos limpadores, o estado das lonas, nível de água do motor e outros. Alguns casos fazem diferença em dias de chuva e podem ajudar na visibilidade e prevenir acidentes. Imagine o preço de trocar a paleta dos limpadores, nada exorbitante, não é? Mas agora pense no valor para reparar uma batida de caminhão que foi causada por falta de visão? Ou seja, o mau funcionamento de pequenos componentes também é capaz de fazer grandes estragos. Não subestime isso.
4. desconfie de resultados
Muitos caminhões automatizados já entregam um relatório no painel do veículo, como por exemplo, qual a pressão dos pneus. Lembre-se que a automatização foi feita para se tornar uma facilidade, porém falhas acontecem. Por esse motivo confira esporadicamente os resultados dos quais o sistema do caminhão já oferecem.
5. faça a viagem segura para a carga e para o caminhão
É importantíssimo saber como fazer a amarração de cargas para que no percurso da viagem nenhum imprevisto aconteça em relação a isso. Algumas cargas precisam de atenção, por isso o tipo de carregamento e exigência são relevantes para um bom embarque do produto.
Mas então como faço para gerenciar sem perder mais dinheiro?
O indispensável é: atenção e planejamento. O gestor pode fazer o controle com a relação de viagens semanais ou mensais, quilometragem total, trecho rodado ou data de últimas trocas. Tudo vai depender da sinergia da transportadora.
A escolha do trajeto também é um ponto relevante. Não é novidade que as rodovias brasileiras, infelizmente, no geral têm infraestrutura ruim, com pouca manutenção. Essa realidade pode afetar o caminhão que é forçado ao limite e, logo, necessita de manutenção ou trocas de peças mais cedo do que o previsto. Para ajudar na escolha da melhor rota, você pode optar por utilizar um roteirizador.