Image
Como saber se o frete garantiu lucro de verdade para sua transportadora

Como saber se o frete garantiu lucro de verdade para sua transportadora

Atenção: A lei 13.703, de 08 de agosto de 2018 instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Carga. É obrigatório o uso da tabela de frete da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) para o cálculo de frete. Saiba mais.

Apesar do cenário desacelerado da economia atual, é fundamental que a sua empresa garanta um frete com lucro. Mas isso claro, depende do caminho que a gestão seguir para esse cálculo. É preciso ter consciência de cada um dos gastos envolvidos no transporte de uma carga para garantir estabilidade financeira para a empresa, como também oferecer um preço justo. Trabalhar com valor abaixo do custo é um caminho certo para a falência!

Para ajudar você nesse ponto, damos abaixo dicas para fazer o cálculo do frete.

Principais pontos para calcular o frete com lucro

Metodologia de cálculo

Defina a metodologia usada para o cálculo. Para isso, considere as horas efetivas da prestação do serviço ou faça o cálculo com base na quilometragem rodada pelo veículo. Tenha em mente que o ideal é seguir a mesma metodologia de cálculo sempre. Então programe-se para os próximos cálculos serem feitos com a mesma base. Dessa forma, a empresa mantém um padrão de cobrança e pode ter uma base para futuras comparações entre rotas.

Peso do frete

Esse item vai variar de acordo com o tipo de carga que a sua empresa precisa carregar. Para isso, pode-se considerar a cubagem da carga e frete ou o peso total.

Valor da carga

Veja o preço de mercado da sua carga e compare com o valor oferecido pela sua transportadora. Você também pode se basear na nota fiscal do produto. Mas lembre-se: um valor justo garante para o embarcador interesse no carregamento e possível aliança com o serviço do motorista autônomo.

Gerenciamento de risco

É conhecido também por GRIS, e a função dele é dar cobertura aos custos com seguro de roubo, podendo ser desde o monitoramento em central especializada de riscos até os menores gastos que a transportadora pode ter para evitar este prejuízo. Nesse cálculo é considerado todos os fatores para manter a carga em segurança.

Custos fixos do veículo

Obviamente que qualquer custo interfere no cálculo de frete, e para garantir que lucro, existem custos fixos para considerar, como:

  • Licenciamento;
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • Seguro obrigatório;
  • Taxa de vistoria do tacógrafo;
  • Registros em órgãos reguladores;
  • Depreciação do veículo;
  • Trocas de óleo;
  • Manutenção da mecânica em geral;
  • Outros.

Para uma transportadora, esses custos são multiplicados por todos os caminhões da corporação, o que pode não ser funcional muitas vezes, porque a empresa arca até mesmo com os gastos de um caminhão parado. Contratar caminhoneiros autônomos é uma saída que pode aliviar se o caixa estiver apertado.

Custos indiretos da operação de transporte

São custos relacionados a administração e nos casos de transportadora o gasto é maior. Se você contrata autônomos, o seu gasto com o custo indireto pode ser mínimo, mas não cometa o erro de achar que é insignificante. De qualquer forma, são gastos que devem ser considerados, e sem eles não é possível medir exatamente o seu frete com lucro. São eles:

  • Telefonia e internet;
  • Serviços de terceiros (contador, advogado, consultor);
  • Aluguéis;
  • Material de escritório;
  • Refeições dentro da empresa.

Histórico da empresa

É pertinente que você tenha histórico de custos variáveis, fixos diretos e indiretos da sua empresa para o embasamento do cálculo atual. Com isso, você saberá o quanto alguns custos podem interferir no preço e talvez prejudicar com que você tenha um frete com lucro, como também, não repetir alguns erros.