Image

Melhor caminhão para fretes: entenda como escolher

Melhor tipo de caminhão para fretes
#ParaTodosVerem: Melhor tipo de caminhão para fretes.

Criar a sua frota própria ou agregar um caminhão a ela é provavelmente o investimento mais alto que a sua transportadora irá fazer em um bom tempo.

Por isso, essa decisão precisa ser tomada com calma e estando munido de todas as informações necessárias.

Assim, você terá a certeza de estar comprando o melhor caminhão para fretes, dentro das necessidades da sua empresa.

Chegar a essa conclusão, porém, pode ser algo complexo. Além da ampla faixa de preço que abarca dos caminhões mais leves aos mais pesados, existem modelos que necessários ao transporte de cargas de um tipo específico.  

Para entender como reduzir as possibilidades na sua lista e fazer um bom negócio, no post de hoje explicamos os vários critérios envolvidos em escolher o melhor caminhão de fretes, de acordo com a necessidade da sua transportadora.

Acompanhe!

Qual é o melhor caminhão para fretes ?

Não é surpresa que a resposta para essa pergunta seja variável, não é mesmo?

O melhor caminhão para fretes vai variar com os objetivos de negócio, o momento financeiro, a capacidade de crédito e várias outras questões relacionadas à sua transportadora.

Por isso, os modelos corretos de hoje podem mudar ao longo do tempo e não fazer mais sentido na sua frota em 10 ou 20 anos.

Tudo depende de para onde você pretende caminhar com as suas atividades.

Por isso, ao invés de instituir verdades absolutas, listamos os critérios mais importantes para tomar essa decisão, as indagações que você deve se fazer e quais dados levar em consideração, antes de definir o melhor caminhão para fretes para a sua transportadora.

Considere as variações do caminhão por tipo de carga

Quem está renovando a frota ou expandindo, mas já é uma transportadora ativa no mercado terá mais facilidade com esse critério.

A ideia aqui é olhar os modelos que são mais utilizados no dia a dia das suas demandas e que mantêm o seu negócio operacional.

Em seguida, é preciso verificar com o departamento de vendas da sua transportadora se há algum frete sendo negado aos clientes ou alguma demanda que vocês não estejam conseguindo atender, por falta de veículos que carreguem um tipo específico de carga.

Em cargas frigorificadas, por exemplo, é necessário ter um caminhão capaz do resfriamento da mercadoria. Portanto, isso seria um impedimento para aceitar trabalhos desse tipo.

Outra análise importante é entender se há espaço para crescimento no mercado que você atua agora ou se a sua empresa terá que se reinventar em um futuro próximo para atrair mais clientes ou dominar um novo tipo de transporte de cargas.

💡 Saiba mais: Cuidados ao comprar caminhão seminovo

Considere também se está nos planos da sua empresa assumir uma nova fatia do mercado, relacionada a um tipo específico de carga.

Já se a sua transportadora é iniciante no mercado de transportes terrestres de carga, é preciso voltar ao plano de negócios da empresa para entender que tipo de carga pretendem trabalhar.

Se essa é uma decisão que ainda não foi tomada ou há intenção de expansão dos tipos de carga transportados, vale avaliar também quais são os tipos de carga mais lucrativos na sua região.

Em seguida, pesquisar quais modelos de caminhão se adequariam a eles.

Considere as suas capacidades financeiras

O fator financeiro também pesa muito na decisão do melhor caminhão para fretes para a sua transportadora.

💡 Saiba mais: Cuidados ao comprar caminhão seminovo.

Um único veículo já é um investimento alto e nem todas as empresas têm essa capacidade de endividamento.

Portanto, o primeiro passo é fazer um estudo de quantos caminhões precisaria comprar para atender à demanda de fretes que pretende abraçar.

Afinal, é muito diferente o orçamento necessário para comprar 2 caminhões ou 20.

Em seguida, faça um estudo da sua expectativa de retorno sobre esse investimento para descobrir quanto do valor das parcelas do financiamento será custeado pelos próprios serviços a mais que você poderá fechar com novos caminhões.

Assim, você terá uma média de quanto desse investimento será pago de fato com o caixa acumulado da empresa.

Por fim, é necessário procurar o gerente da sua conta empresarial para verificar qual é o montante do empréstimo que a sua transportadora está liberada para pegar.

Tendo em mãos o valor liberado pelo banco e a quantidade de caminhões necessária, é possível fazer a conta para chegar a um valor máximo por veículo.

Considere modelos e fornecedores diferentes

O próximo passo para encontrar o melhor caminhão para fretes para a sua transportadora é desenvolver critérios para eliminar modelos e afunilar as suas opções.

O primeiro movimento nesse sentido é começar uma extensa pesquisa dos modelos existentes no mercado, tendo como meta encontrar veículos que se adequem às cargas que a sua empresa pretende transportar.

Esse é o primeiro critério do funil para chegar ao melhor caminhão para fretes.

Feita essa primeira seleção, vamos encarar a realidade financeira. É hora de eliminar aqueles modelos que não cabem no orçamento por veículo que a sua capacidade de crédito pode alcançar.

Agora que você já conhece os modelos de caminhão que consegue comprar e atendem às suas necessidades, seguimos pensando praticamente.

Pesquise a média de quilômetros rodados por litro de combustível. Esse deve ser um importante fator eliminatório, já que, depois da compra do veículo, o Diesel é o segundo maior custo da sua transportadora.

E, claro, o melhor caminhão para fretes é aquele que economiza o seu caixa, certo?

Por fim, considerando que a sua busca pelo melhor caminhão para fretes tenha sido apenas por marcas conhecidas no mercado e confiáveis, chegou a hora de negociar com os fornecedores.

Peça propostas de quanto cada revendedor consegue reduzir na margem de lucro mediante uma compra do número de unidades que você pretende adquirir.

É claro que nos certificamos até aqui que a sua transportadora seja capaz de pagar por qualquer um dos escolhidos.

Porém, podendo negociar valores e garantir preços mais baixos para uma compra em quantidade, não há porque pagar mais caro à toa, certo?

Pronto! Seguindo essa sequência, você acaba de chegar ao resultado do melhor caminhão para fretes para o momento atual da sua transportadora.

Agora, basta efetuar a compra, receber os veículos e cair na estrada!