Image

Seguro de carga avulso: o que é e como contratar?

O seguro de carga avulso inverte todas as lógicas dos demais seguros que são usados no dia a dia do transporte terrestre.

Além de ter um uso único, ele também tem particularidades sobre quem deve contratá-lo para o frete.

Seguro de carga avulso
#ParaTodosVerem: Seguro de carga avulso.

Porém, o seguro de carga avulso pode acabar sendo necessário no caso de fretes de grande porte, com equipamentos de alto valor ou em grande quantidade, que são serviços com potencial para apresentar uma alta lucratividade para a transportadora.

Para deixar você por dentro desse assunto, no artigo de hoje explicamos as principais características de contratação de um seguro avulso de carga e trazemos uma novidade do TruckPad para as transportadoras que precisarem desse seguro.

Acompanhe!

O que é seguro de carga avulso?

O seguro avulso de carga é uma modalidade de seguro para cargas criado para casos em que o envio de mercadorias é muito esparso ou mesmo acontece uma única vez. 

Entre as principais características do seguro de carga avulso, estão a proteção contra roubos, danos à carga ou acidentes que aconteçam no momento da carga ou da descarga. 

Ao contrário da maioria dos casos no transporte terrestre de carga, o seguro de carga avulso pode ser contratado tanto pelo proprietário da mercadoria, quanto pela transportadora.

Em quais casos o seguro avulso de carga é indicado?

O seguro avulso de carga pode ser feito internacionalmente, no caso de importações e exportações, ou nacionalmente, apenas para um transporte tradicional de mercadorias.

Em ambos os casos, as demandas não serão recorrentes e a validade do seguro será para apenas um transporte. Portanto, ele precisará ser repetido no caso de outra demanda.

O seguro de carga avulso é especialmente útil no caso de mercadorias que são compradas em alto volume ou quando as mercadorias são equipamentos e máquinas de trabalho.

Como nesses casos o comprador está adquirindo uma grande quantidade de itens em uma mesma leva ou comprando maquinários que têm longa durabilidade, em ambas os cenários essas demandas vão se tornar muito pontuais.

Ou seja, não há a necessidade de constantes compras desses produtos, por isso a escolha por um seguro avulso de carga. 

Como funciona a contratação de um seguro de carga avulso?

Como já falamos anteriormente, o seguro de carga avulso pode ser contratado pela sua transportadora, para agilizar esse processo. 

Porém, é muito importante ter em mente também que existe um momento certo para a contratação desse seguro.

O seguro avulso de carga deve ser cotado e fechado antes da mercadoria ser embarcada pela transportadora.

É necessário também contar com o tempo da emissão da apólice que, dependendo do seu grau de complexidade, pode ser emitida rapidamente no mesmo dia da contratação ou levar alguns dias úteis. 

Respeitar essa antecedência serve para garantir a segurança da sua carga. Afinal, sem o certificado de apólice emitido, é como se o seu seguro de carga avulso simplesmente não existisse e, portanto, qualquer dano à mercadoria não estará coberto.

Portanto, respeite o tempo da seguradora: não saia com a mercadoria para a estrada sem seguro confirmado, fazendo com que a sua transportadora corra o risco de precisar indenizar o cliente do próprio caixa!

A indicação da TruckPad: Trade Vale Seguros

A TruckPad é uma empresa dedicada a facilitar a logística de transporte tanto para as transportadoras, quanto para os motoristas de caminhão.

Por isso, criamos uma opção de seguro de carga avulso único no mercado!

Nós desenvolvemos uma parceria com a Trade Vale Seguros, uma empresa que atua há 24 anos no mercado de seguros para transportes terrestres, para ajudar as transportadoras a terem mais agilidade nos seus processos e ainda a reduzirem suas despesas.

Através do nosso seguro de carga avulsa, a sua transportadora consegue contratar um seguro de acordo com a demanda: mais fretes, mais seguros. Menos fretes, sem gastos!

Assim, eliminam-se os altos valores das apólices mensais pagas mesmo nos meses de menor movimento. Assim, em momentos financeiramente instáveis das suas operações ou quando a sua empresa chega à conclusão que precisa cortar custos, o seguro de carga avulsa elimina parte dos seus custos fixos mensais.

Simples, rápido e sem burocracia

A sua transportadora será capaz de gerar apólices de cobertura da carga (nova ou usada) contra roubos, acidentes e avarias em todo o território nacional, com a agilidade necessária para cada frete contratado. 

O processo todo leva entre 2h30 e 3h30. Sim, em poucas horas a sua carga já está segurada e livre para ir para a estrada! Para isso, você só vai precisar dos seguintes documentos e informações:

  • A origem e o destino final onde deve ser entregue a mercadoria
  • O tipo de mercadoria (ex: perecível, perigosa, granel, frigorificada, etc.)
  • A data do embarque (quando a carga irá sair da sua origem)
  • A data da entrega (previsão de quando a carga deve chegar ao seu destino final)
  • O valor da mercadoria (o custo somado de tudo que for transportado nesse frete)
  • O CNPJ da empresa contratante do frete
  • A razão social da empresa contratante do frete

Se a sua transportadora pode se beneficiar dessa parceria, saiba mais sobre o seguro de carga avulso no site da TruckPad.