Image

O que é ISO e como ela impacta no setor logístico?

Homens trabalhando

Melhorar a performance da sua empresa, e ainda melhorar a sua reputação e credibilidade junto aos clientes é possível seguindo conjuntos de regras bem definidas.

É justamente para garantir essas e outras possibilidades relacionadas à gestão da sua empresa que foram criadas os conjuntos de normas ISO. No artigo de hoje, explicamos um pouco mais sobre essas certificações e como elas são aplicadas ao transporte de cargas. Acompanhe! 

O que é ISO?

ISO é uma sigla para denominar a International Organization for Standardization, uma organização multinacional pela padronização dos produtos e serviços oferecidos nos diversos mercados.

Ela faz isso oferecendo certificados para as empresas que seguem os seus vários manuais de normas para a melhoria de qualidade, que devem ser aplicados de acordo com o ramo de atuação da sua empresa.

O mais famoso desses certificados é o ISO 9001, que serve para que as empresas adequem os seus processos de trabalho e seus métodos de gestão às exigências da ISO.

A ISO é garantia de ser visto pelos seus concorrentes e clientes como uma empresa que oferece serviços confiáveis. Ou seja, é um grande diferencial comercial.

Para receber os certificados da ISO é preciso cumprir uma série de etapas, mas ao final dessas verificações, os seus clientes saberão que não importa qual produto do seu portfólio ele escolha, todos eles seguem regras rígidas de qualidade.

Principais normas ISO para o transporte de cargas

Ok, mas como aplicar as regras da ISO para o seu negócio? O ideal é se atentar para alguns certificados que são pensados para o transporte de carga ou para as operações do ramo logístico. Confira algumas delas!

ISO 28000

Lançada em 2010, o foco desse conjunto de regras ISO é reunir maneiras de otimizar a performance da sua transportadora com relação à segurança da carga durante as operações.

Para isso, ela estabelece um manual de processos e controles que devem ser feitos a cada etapa dos processos de transporte de mercadorias.

Desde os produtos no galpão até o próprio transporte em si para garantir que a segurança seja uma prioridade, além de medidas preventivas que minimizam possíveis riscos e prejuízos.

A ISO 28000 vai assegurar também que a sua empresa cumpra com as exigências regulatórias de segurança, além de garantir que você saiba planejar uma estratégia de segurança a ser cumprida.

Vale ressaltar também que seguir a ISO 28000 pode ter ganhos para o seu negócio que vão além da simples questão da credibilidade junto ao cliente. Afinal, toda vez que um risco deixa de se tornar um dano à carga, deixa de sair dinheiro do seu caixa para pagar franquias de seguro e indenizações. Gestão de risco traz resultados mensuráveis!

Transqualit

O Transqualit é um conjunto de normas ISO focadas no setor de transporte de cargas e logística que tem validade de 1 ano de duração. Ela foi criada para inserir a atividade do transporte de mercadorias como uma das etapas que ajudam a agregar valor para os clientes finais. 

Essas regras se baseiam nas encontradas no ISO 9000, porém com adaptações específicas para esse mercado.

Essa adaptação foi criada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e FCAV (Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

A Transqualit possui também pacotes de normas específicas para alguns tipos de cargas que precisam de atenção especial. Confira quais são elas.

  • Transqualit Frigo

Serve para qualificar as empresas de transporte de carga que trabalham com mercadorias de frigorífico ou que precisam estar em temperatura controlada.

  • Transqualit Farma

Foi criada para padronizar as regras do transporte de carga farmacêutica.

  • Transqualit Aéreo

Essas normas se aplicam apenas para as empresas que trabalham com transporte aéreo de cargas.

  • Transqualit Green

Funciona para qualificar os serviços das transportadoras cujas mercadorias transportadas apresentem risco à saúde, ao meio ambiente (também tratado na ISO 14000) e à segurança.

Essa certificação também é concedida àqueles que cumprem todas as normas SASSMAQ.

SASSMAQ

E por falar nela, vamos à última das certificações voltadas para empresas de transporte.

SASSMAQ significa Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, uma sigla criada pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas para as empresas do ramo logístico.

Ou seja, esse não é um conjunto de certificações ISO, mas não podia deixar de ser mencionada porque trata de um tipo de carga muito específico: o dos produtos químicos.

Qualquer pessoa que trabalhe com o transporte de cargas químicas sabe o quanto é perigosa essa atividade. Caso os processos de segurança não sejam seguidos à risca, os produtos podem causar espécies nativas no caso de derramamentos, por má conservação.

Esses danos podem fazer com o que o cliente seja responsabilizado por danos ambientais ou, pior ainda, perca totalmente a sua carga. Ou seja, qualquer erro pode significar problemas para a reputação da sua transportadora e até mesmo a perda de um cliente.

Por isso, essa certificação surgiu, à semelhança daquelas criadas pela ISO, para reduzir os riscos do transporte de mercadorias desse tipo. Dessa forma, clientes ficam mais tranquilos com a escolha da transportadora e a transportadora tem sua reputação reafirmada através da certificação, ampliando suas chances de garantir novos trabalhos nessa área.

E, claro, serviços bem feitos garantem a satisfação do cliente. Portanto, apostar nas certificações ISO pode ser uma arma poderosa para fazer com que a sua transportadora alcance novos trabalhos e clientes.