Image

Automação logística: entenda o que é e como implementar na sua empresa

Funcionário de transportadora

Automação logística nada mais é que adotar e utilizar, no dia a dia, sistemas de gestão e outras ferramentas inteligentes que tornam processos burocráticos automáticos. Com isso, atividades repetitivas e chatas, antes realizadas por pessoas, são feitas de maneira automática por meio de máquinas. 

A logística é capaz de garantir vantagens competitivas e pode oferecer um grande potencial estratégico à sua organização. Para aproveitar da melhor forma seus benefícios, é importante se manter atualizado nas tendências do mercado, além de buscar sempre otimizar os processos para alavancar os resultados. Mas, claro, para isso, é preciso ter plataformas eficientes.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos:

– trazer a definição de automação logística;

– apresentar modelos de automação na logística;

– explicar os benefícios do uso da tecnologia e automação para logística.

Conheça modelos de automação logística na prática

1. WMS

Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é um software de gestão voltado para o controle de rotinas de estoques. Com ele, o gestor é capaz fazer a administração e o acompanhamento de processos, como recebimento, armazenagem, separação de pedidos e inventários.

2. TMS

O Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transportes é um programa idealizado para rotinas de transporte. Entre as funcionalidades que ele oferece, podemos citar:

  • controle da frota;
  • gestão de custos;
  • auditoria de fretes;
  • rastreamento.

3. ERP

O Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais não é um sistema voltado totalmente para a gestão logística. Porém, por realizar a integração entre as áreas, é uma ótima opção para uma gestão eficiente. Ele ajuda a manter a comunicação fluida, permitindo que os departamentos e as equipes troquem informações importantes de forma automática, além de aprimorarem seus processos.

Um exemplo disso é quando o setor de vendas faz uma previsão de demanda e a logística usa essa informação para dimensionar a necessidade de caminhões para as entregas. O setor de compras ainda pode se beneficiar desses dados, tendo acesso a um dado mais realista e preparando um estoque mais adequado.

4. Código de barras

O código de barras não é um sistema de gestão, mas é uma ferramenta extremamente importante para os processos logísticos. Em muitos casos, sistemas WMS dependem dele para executar rotinas como endereçamento, separação de pedidos e inventário de materiais, por meio do RFID (Identificação por radiofrequência).

Quais os principais benefícios de fazer uso da automação logística?

1. Controle absoluto dos processos

Através de sistemas e softwares automatizados, a empresa consegue controlar cada etapa da cadeia logística. É possível mapear de maneira integral, se necessário, todos os processos nela envolvidos. Com esses sistemas inteligentes também, fica mais fácil realizar análises mais completas para a correção de inconsistências, bem como para a tomada de decisões.

Mas não é só isso. Com essas ferramentas, otimizações, como a padronização e a maior agilidade, podem ser facilmente percebidas. Além disso, há um impacto direto na rotina dos profissionais. O dia a dia deles fica mais simplificado. 

2. Redução sistemática de erros

Outro grande benefício da automação logística é a redução da ocorrência de erros. Como há mais controle dos processos, fica mais fácil identificar as falhas, desde aquelas mais simples até as mais graves. Claro que o objetivo da maioria das empresas é eliminar ao máximo esses problemas. Afinal de contas, eles podem comprometer a satisfação do cliente e a competitividade da empresa.

3. Redução dos custos

Qualquer redução nos custos logísticos é sempre muito bem-recebida em qualquer empresa, né? Afinal de contas, dessa forma, há mais lucratividade. O maior controle sobre os processos, por exemplo, permite ações mais eficientes e a identificação de falhas antes que elas aconteçam. Com isso, há uma redução de gastos com riscos e desperdício.

Além disso, a substituição dos processos manuais por soluções automatizadas diminui a frequência dos erros e o retrabalho, o que também afeta os custos. Os sistemas autônomos também reduzem a necessidade de recursos humanos e de gastos com treinamentos.

4. Alta integração e centralização de informações

O uso de plataformas automatizadas permite acesso rápido a dados e informações úteis, o que contribui para uma troca de informações mais ágil e uma tomada de decisão mais eficiente. Fica mais fácil ainda acompanhar as métricas, como eficiência, produtividade etc.

5. Cultura de inovação

Hoje, a tecnologia tomou conta de muitos setores, trazendo grandes benefícios e uma nova forma de se comunicar. Por conta desse cenário, surge a demanda por uma atuação baseada em recursos inovadores, que entregam mais agilidade e comodidade aos clientes.

Para estar antenada às necessidades do mercado e também aproveitar as vantagens, é essencial que a empresa se dedique a manter uma gestão da inovação. E como fazer isso? Na prática, é importante promover treinamentos e momentos de estudo para que os funcionários se envolvam com tendências e se mantenham atualizados. É essencial que, nessa lista de funcionários, também existam líderes e gestores para mostrar a importância disso para a empresa a todos. 

6. Gestão de riscos

A gestão de riscos na logística é fundamental para uma boa gestão. Com a automação logística, grande parte dos riscos envolvidos nos diversos processos e etapas ficam mais visíveis e, por isso, mais fáceis de serem eliminados.

Atrasos nas entregas se tornam mais raros. Além disso, a automação ainda ajuda a evitar acidentes de trabalho e melhora a segurança nos deslocamentos das cargas por contar com funções que monitoramento em tempo integral a frota, por exemplo.

E fique sabendo que o TruckPad pode ajudar você a aproveitar os benefícios da tecnologia no seu dia a dia. Nossa ferramenta permite que você encontre o motorista autônomo ideal para fazer o transporte da carga que você precisa. Com isso, você reduz gastos e gera mais produtividade para a sua empresa.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!