Image

Pós-graduação de logística e supply chain no Brasil: veja a lista completa

A pós-graduação em logística e supply chain é uma boa ideia para aprofundar e atualizar seus conhecimentos.

Ela é também uma boa escolha para profissionais que desejam se preparar para traçar uma carreira gerencial ou que já estão em cargos de gestão. Além disso, investir em uma pós pode ampliar sua experiência em ferramentas contemporâneas de gestão para alcançar uma melhor performance na sua empresa.

Por isso, no artigo de hoje, abordaremos bastante sobre cursos de logística. Aproveite a leitura!

Como funciona a pós-graduação em logística?

Esses cursos de logística têm como objetivo aprofundar conhecimentos na gestão dos recursos da empresa. No entanto, isso abrange várias áreas de conhecimentos distintas, que afetam tanto o orçamento, quanto a força produtiva da organização.

Conheça alguns dos temas que são estudados no conteúdo programático e entenda como funciona a pós-graduação em logística.

Marketing

Entender melhor como compor e alterar o seu mix de marketing pode ajudar muito a controlar os ganhos e gastos da sua empresa. Além de contribuir na tomada de decisões como, por exemplo, quando é o momento certo de colocar um novo produto à disposição do mercado.

Entretanto, o mix de marketing é composto pelos produtos que são ofertados, a precificação de cada um deles. Além de como eles são propagandeados, a distribuição para as vendas, entre outros fatores.

Economia empresarial

Onde a sua empresa anda gastando dinheiro demais? Onde e como é possível reduzir os custos, sem prejudicar a qualidade ou a produtividade? Como calcular as margens corretas para aumentos de produtividade ou redução de gastos?

Economia empresarial é uma disciplina que basicamente serve para equilibrar as contas da casa. Por isso, é fundamental para qualquer pessoa em um cargo de gestão que precise tomar decisões sobre esses números.

Relações com fornecedores

Em cursos de logística, prepare-se para aprender mais sobre diferentes processos de compra e venda de matérias-primas, quais critérios aplicar na seleção dos seus fornecedores, como manter um cadastro atualizado e como estabelecer relações de confiança com as empresas parceiras.

Gestão de estoque

A gestão do estoque tem a ver com o planejamento e o controle da produção. Por isso, espere saber mais sobre métodos para identificar o momento certo de repor matérias-primas, pensar o fluxo das mercadorias, saber qual é o volume ideal de unidades que devem se manter em estoque para não gastar demais com estocagem, além de manter um olhar atento aos indicadores que analisam a capacidade produtiva da sua empresa.

Lista dos cursos de pós-graduação em logística disponíveis

A pós-graduação em logística e supply chain é um curso tão relevante que se tornou presença garantida. Principalmente na maioria das grandes universidades do país. No entanto. para facilitar a sua escolha por cursos de logística, fizemos uma lista com algumas dessas opções. Além disso, podem ser cumpridas 100% à distância.

Pós-graduação de logística presencial

MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management

O curso da Fundação Getúlio Vargas tem duração de 17 meses (um total de 432h de lições), com aulas duas vezes na semana.

Além disso, os candidatos precisam ter se graduado há no mínimo 2 anos e ter pelo menos 3 anos de experiência profissional.

MBA Executivo

O MBA da Coppead UFRJ é um dos de maior destaque do país. São 400 horas de aulas, que acontecem uma vez na semana, podendo ser escolhido se aos sábados ou às segundas.

Ele também pode ser tirado com uma extensão internacional, com validade no Brasil e na França. Dessa forma, 150h são cursadas na Escola de Negócios da França, resultando em 6 semanas de intercâmbio.

MBA em Logística

O curso do IBMEC tem um total de 450h e é cursado às terças, quintas e sextas, sempre à noite. 

Pós-graduação em Logística Empresarial e Supply Chain

O MBA da Universidade Federal de Juiz de Fora tem 360h de aula e pode ser cursado de forma semipresencial. Entretanto, os critérios de desempate para ser selecionado são o seu histórico escolar da graduação e a sua experiência na área.

Pós-graduação em Logística Empresarial

O curso da Estácio tem duração de 361 horas e está disponível em diversos estados do Brasil. 

Curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

O curso da Unicamp, a estadual de Campinas, dura um ano e meio, com um total de 435h letivas. Além disso, as aulas acontecem nas noites de segunda e quarta-feira.

Especialização em Logística

O curso da PUC de Minas Gerais tem 432h de aula, sendo cerca de 40% das disciplinas feitas à distância.

MBA em Supply Chain

A pós-graduação em logística e supply chain da Universidade Anhembi Morumbi tem um programa mais amplo. Além disso, aceita estudantes com formação em diversas áreas de graduação. 

Pós-graduação em Logística e Cadeias de Valor

O curso da Mackenzie tem um total de 432 horas-aula, sendo que 18 meses são presenciais e o trabalho final é feito à distância. No entanto, as aulas são noturnas, sendo oferecidas duas vezes na semana, às terças e quintas.

MBA em Logística Empresarial na Mackenzie

Este outro curso, também da Mackenzie, é totalmente presencial e conta com 360 horas, divididas em 18 meses de aulas. Elas são ministradas à noite, com encontros às terças e quintas.

Pós-graduação de logística à distância

Pós-graduação em Logística e Supply Chain Management

O curso da EAD Laureate é famoso em educação à distância por todo o mundo e também é disponibilizado no Brasil. Além disso, ele conta com 360 horas de aulas, com duração de 1 ano.

Pós-graduação em Logística e Gestão do Transporte de Carga

O curso da Universidade Cândido Mendes condensa 460h de aula. Como tem um conteúdo programático mais focado no transporte e distribuição de mercadorias, pode ser uma boa opção para quem trabalha ou possui uma transportadora.

Pós-graduação em Logística e Modais de Transporte

O curso da Unileya tem duração de 8 meses, com 360 horas-aula, que podem chegar a 420h, caso o formando decida por fazer o TCC. Como o foco também está nas modalidades de transporte de carga, o conteúdo pode ser apropriado para quem está no ramo de transportadoras.

Pós-graduação em Logística Empresarial

Também da UniLeya, esse curso apresenta a mesma duração e quantidade de horas do anterior. Se diferencia apenas pelo enfoque do conteúdo programático.

Como escolher uma pós-graduação em logística?

Diante de tantas opções disponíveis no mercado, como escolher uma pós-graduação em logística que seja útil para o dia a dia da minha empresa?

Além da sua disponibilidade financeira, de tempo e geográfica, o mais importante para avaliar o curso é: leia atentamente as ementas das disciplinas e veja se elas serão úteis tanto para você como profissional, quanto para a empresa na qual você trabalha. Afinal, se o seu negócio é local, não tem porque escolher um curso focado em logística para comércio internacional, por exemplo.

Outra boa medida é pesquisar a avaliação desses cursos no MEC, além de procurar saber o que alunos já formados acharam do aprendizado.