Image
Carga fracionada vale a pena? Entenda de uma vez por todas!

Carga fracionada vale a pena? Entenda de uma vez por todas!

O que é carga fracionada? Nada mais é que uma modalidade em que pequenas quantidades de mercadorias, que não ocupam a capacidade total de espaço no veículo selecionado para o transporte, são carregadas pelas estradas. 

Além disso, é possível se locomover com pequenas quantidades de produtos e agrupar diversos tipos de mercadoria em um único meio de transporte.

Mas não é só isso! Na verdade, hoje em dia, é possível encontrar diversas soluções bem interessantes para o mundo da logística. O frete fracionado é um exemplo disso. Ele conta com outras vantagens, que vamos te contar neste artigo! Continue a leitura.

Qual a diferença entre carga fracionada e carga completa? 

Carga fracionada

A carga fracionada, como explicamos lá em cima, consiste em uma metodologia de envio que contém apenas pequenos volumes. Na prática, é colocado, em um caminhão, os pedidos de vários clientes, que possuem pouca mercadoria para ser enviada de forma unitária. 

E o que se ganha com isso? Bom, desse modo, você vai pagar apenas pelo espaço utilizado dentro do transporte e não por ele como um tudo. Com isso, é preparado um único transporte pode atender dois ou mais clientes na mesma viagem. Nessa caso, a rota precisa necessariamente atender a todos os envolvidos com bom custo benefício. Além disso, outros custos saem bem mais em conta, como o pedágio, já que há uma divisão de gastos.

Por exemplo, vamos imaginar que a sua empresa é do Rio de Janeiro (RJ) e precisa realizar uma entrega de um produto para um cliente que mora Mariana (MG). A carga fracionada vai possibilitar o envio de forma mais barata e prática. Repare ainda que a mercadoria não vai ocupar quase nenhum espaço no caminhão. Por conta disso, é mais comum que a transportadora reúna produtos com características similares e destino próximo para que haja uma repartição de frete entre eles.

Carga completa

Já a carga completa é um transporte de mercadoria refere-se à distribuição em que o transporte é carregado com todos os pedidos de apenas um cliente. Esse consumidor, no caso, tem um grande volume de produto a ser distribuído no local da rota do transporte.

Ela costuma ser mais usada em operações B2C (Business-to-consumer, em inglês) – comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final. Um exemplo desse esquema é o comércio digital, também chamado popularmente de e-commerce. 

Com o grande volume dos pedidos, a entrega mais ágil acaba sendo feita geralmente com um único transporte. 

Conheça as principais vantagens da carga fracionada 

1. Redução de custos 

Como falamos anteriormente, o maior benefício do transporte de carga fracionada é a economia. Como a sua carga vai compartilhar o espaço da carreta com as cargas de outros embarcadores, os custos do frete e todos os outros relacionados à operação em si também serão divididos entre todas as partes envolvidas no transporte.

2. Uso consciente do espaço

Outra vantagem interessante é o uso útil do espaço do caminhão. Consolidar várias cargas em um mesmo caminhão é o mesmo que utilizar, de forma eficiente, todo o espaço útil disponível no baú. 

3. Periodicidade e agilidade de entregas

Essa modalidade de transporte também permite que a sua empresa possa transportar mercadorias com maior frequência e agilidade. Dessa forma, você não precisará esperar até ter uma quantidade de produtos suficientes para preencher uma carreta inteira antes de realizar o frete. Muito pelo contrário! Com a carga fracionada, você pode realizar o transporte dos seus produtos em parcelas menores, com custos reduzidos. 

Veja agora as principais desvantagens

1. Menos flexibilidade de rotas

Para viabilizar o envio de carga fracionada, é necessário encontrar uma transportadora confiável que tenha outros clientes interessados em carregar produtos para rotas similares à sua. Isso não é um problema se os seus produtos transitam sempre pela mesma rota, mas pode ser um impedimento caso você esteja constantemente mudando o local de coleta e entrega das suas mercadorias.

2. Limite de capacidade

Esse é um ponto importante que deve ser considerado! Caso a demanda pelos seus produtos aumente em alguma época do ano, é provável que você precise utilizar uma carreta inteira para transportá-los de forma mais econômica. Portanto, essa modalidade pode não ser a mais indicada para empresas que trabalham com escalas de produção que possuem sazonalidade, dependendo da estação do ano, mês, entre outros.

Como fazer o transporte de carga fracionada eficiente? Confira dicas úteis!

1. Parcerias confiáveis 

Um bom relacionamento entre as empresas é peça-chave para que o transporte seja um sucesso. Por isso, não deixe de investir em um relacionamento saudável, com troca de informações e ideias.

2. Planejamento de rotas

No transporte de cargas fracionadas, como a locomoção dos produtos não é realizado somente para um único destino, é super importante planejar com antecedência o itinerário. Quando for realizar, então, esse planejamento, leve em consideração os seguintes pontos: 

  • Quantidade de pontos a serem atendidos;
  • Distância total percorrida;
  • Gasto com combustível;
  • Prazo de entrega.

Dessa forma, com essas informações em mãos, é possível fazer um estudo em um sistema capaz de elaborar automaticamente cálculos que apresentem as melhores opções de percurso. Vale destacar que só com um bom planejamento é possível realizar o transporte com segurança, agilidade e minimização de falhas.

3. Treinamento da equipe

Outro ponto super importante é a gestão de pessoas. Para que todos estejam alinhados e o transporte seja bem feito, é importante investir em capacitação. Os colaboradores precisam estar na mesma página e receber conteúdo de qualidade sobre esse tipo de transporte antes dele ser implementado.

4. Monitoramento da carga

Vale a pena acompanhar o transporte, principalmente porque os produtos carregados percorrem várias localidades. Para um melhor controle, é mais do que necessário fazer o acompanhamento do processo de transporte dos dois lados: tanto pelo cliente quanto pela organização responsável pelo procedimento. Somente dessa forma, é possível garantir a satisfação dos clientes por oferecer mais tranquilidade, segurança e confiança na prestação de serviços.

Existem algumas transportadoras por aí que empregam o sistema TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), que consegue fazer essas ações com praticidade. Além disso, por meio dessa plataforma, você pode:

  • Calcular o frete com mais precisão;
  • Tomar decisões baseadas em dados recentes e confiáveis;
  • Ter acesso, em tempo real, a informações sobre o status da mercadoria;
  • Adquirir mais eficiência em seu despacho.

E aí, deu para entender o que é, afinal, carga fracionada e como funciona seu tipo de transporte? Essa modalidade, como conversamos, traz diversos benefícios e pode ser bastante útil para o seu negócio, né?  Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral. Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível.

Até a próxima!