Image
Qual a capacidade de carga de um VUC? Entenda se o caminhão é uma boa para sua empresa

Qual a capacidade de carga de um VUC? Entenda se o caminhão é uma boa para sua empresa

caminhão VUC
#ParaTodosVerem: Capacidade de carga de um VUC.

Qual a capacidade de carga de um VUC? É uma resposta que um bom gestor de transporte precisa ter em mente antes de selecionar o caminhão para a entrega.

Conhecido também como Veículo Urbano de Carga e caminhão 3/4, esse automóvel costuma ser visto em áreas urbanas por conta de suas características, como porte, capacidade, largura e comprimento. 

Vale reforçar que, atualmente, existem diversas opções de caminhões. Além dos veículos, é possível combinar seu uso com carretas para potencializar seus benefícios e atender melhor sua demanda.

Dessa forma, além de você garantir uma vida longa ao seu veículo, o motorista e carga são transportados de maneira mais segura e de acordo com as regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Quer saber mais sobre o tema? Fique com a gente. Neste artigo, vamos:

  • trazer dados sobre a capacidade, o peso bruto máximo e o comprimento máximo do caminhão VUC, além de explicar o que é esse veículo de carga;
  • listar as cargas que costumam ser transportadas nesse tipo de caminhão;
  • comentar quais carrocerias costumam ser utilizadas nesse caso;
  • informar para que frete o caminhão 3/4 é o mais recomendado e suas principais vantagens.

Confira dados sobre o caminhão VUC

Capacidade: 

O caminhão VUC conta com capacidade de 3 toneladas.

Comprimento máximo: 

O comprimento máximo do caminhão VUC é de 6,3 m.

Largura máxima:

Outro ponto importante é largura máxima, que, no caso do caminhão VUC, é de 2,2 metros

Características gerais:

O veículo possui 2 eixos, sendo um frontal e um traseiro.

Mas, afinal de contas, o que é um Veículo Urbano de Carga?

O caminhão 3/4 é um veículo de pequeno porte, por isso seu uso é mais indicado  em áreas urbanas.

Justamente por conta dessa característica, esse modelo de carga conta com a capacidade e o comprimento bastante limitados em relação aos outros caminhões.

Por exemplo, enquanto o caminhão VUC conta com uma capacidade de 3 toneladas, o caminhão Truck conta com uma de 10 a 14 toneladas.

Vale destacar, porém, que esse dado não depõe contra o VUC. Para entender e escolher a melhor opção de veículo para o seu negócio, é essencial definir suas prioridades e necessidades.

O Veículo Urbano de Carga conta com essa característica para facilitar o dia a dia de quem precisa se transportar pela cidade. 

Outro ponto importante é que o caminhão 3/4 possui um sistema acoplado que limita a emissão de gases poluentes, ajudando, dessa forma, na preservação do meio ambiente.

Conheça exemplos de carrocerias que podem ser utilizadas no caminhão VUC

Por ser um veículo com medidas limitadas por conta do seu transporte pela cidade, a carroceria utilizada no VUC precisa obedecer às seguintes regras: 

  • 7,20 metros de comprimento;
  • 2,2 metros de largura; 
  • 3,5 metros de altura.

Fora isso, é possível utilizar diversos tipos de carrocerias no caso do Veículo Urbano de Carga. É importante destacar que existem diversos modelos disponíveis de carrocerias.

Para optar pela melhor, da mesma forma como sugerimos para a escolha do caminhão perfeito, o ideal é pesquisar bastante e ter em mente suas necessidades.

Afinal de contas, cada carroceria possui suas características e objetivos que podem favorecer ou não o transporte de mercadorias específicas.

Para facilitar, vamos apresentar agora as principais carrocerias utilizadas no caso do caminhão VUC.

Baú simples

Esse modelo de carroceria é completamente fechada, o que garante mais proteção física à mercadoria transportada e segurança.

Existem basicamente dois modelos: o baú simples e o refrigerado ou frigorífico. O primeiro caso costuma ser utilizado para transportar caixas, sacas, paletes, fardos, embalagens e cargas secas em geral. Não há nenhuma forma de proteção em relação à temperatura.

Baú Refrigerado ou Baú Frigorífico

Outra modalidade de carroceria fechada, o Baú Refrigerado e o Baú Frigorífico, como o nome já fiz, eles conta com um sistema de proteção térmico.

Ou seja, a principal diferença dessa modalidade para o baú simples é que, nesse, há um sistema que mantém a temperatura interna da carroceria fria.

Por conta dessa funcionalidade, esse modelo de carroceria é ideal para transportar produtos perecíveis. 

Apesar de muitas vezes serem citados como sinônimos, o baú refrigerado e o baú frigorífico possuem uma diferença importante relacionada à temperatura. 

Frigorífico: conta com aparelho de refrigeração para -15°C a -20°C. É um ótimo exemplo para o transporte de produtos congelados, como: carnes, frangos, peixes e pães congelados.

Refrigerado: possui aparelho de refrigeração de temperatura entre 0 e -10°C. Pode ser utilizado para transportar diversos tipos de mercadorias no geral.

Como exemplos, temos alguns produtos alimentícios, entre eles: laticínios e derivados, além de remédios.

Quais cargas mais comuns no transporte pelo caminhão 3/4?

Geralmente, são transportadas, por meio do caminhão VUC, cargas secas, que são aquelas mercadorias não perecíveis, capazes de serem locomovidas independentemente do clima ou da estação do ano por não precisarem de refrigeração especial.

Agora alguns exemplos de carga seca:

  • encanamentos;
  • madeira;
  • ferragens;
  • móveis;
  • produtos alimentícios não perecíveis;
  • materiais para construção.

Outro exemplo que pode ser transportado nesse caminhão são os produtos industrializados. Vale informar que esses são apenas alguns exemplos listados.

Como o caminhão 3/4 pode transitar pela cidade, ele acaba sendo uma opção bastante eclética nesse sentido.

Dependendo da carroceria acoplada, é possível usar o caminhão para diferentes transportes. Inclusive, o VUC costuma ser visto em caso de mudanças de endereço para locomover móveis e eletrodomésticos.

Quando usar o caminhão VUC? Para qual tipo de frete esse veículo é recomendado?

A escolha para o caminhão ideal é mais complexa do que parece. Para chegar a resposta certa, o mais importante é listar suas demandas.

No caso do VUC, seu diferencial é a possibilidade de transitar com facilidade pela cidade. Caso essa seja sua necessidade, aqui você encontrará uma ótima pedida.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor.

Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!