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Saiba tudo sobre caminhão 3/4 ou VUC

Você quer saber mais sobre as características de um caminhão 3/4? Quer saber como utilizar melhor esse veículo na sua transportadora? Ou está procurando um frete para caminhão VUC? Então, não se preocupe: você veio ao lugar certo!

Afinal, aqui, você irá conhecer as diferenças entre os vários tipos de caminhões que existem para transporte de cargas, entender melhor as características do caminhão 3/4 e comparar vantagens e desvantagens. Vamos lá?

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Tipos de caminhão

Em primeiro lugar, antes de começarmos a falar especificamente dos veículos 3/4, vamos entender os tipos de caminhões que existem, como eles são classificados e quais são as suas especificações. Parece muita coisa, mas é bem fácil. Veja só!

Caminhão 3/4 ou caminhão VUC

  • 2 eixos, um frontal e um traseiro;
  • Capacidade de até 4 toneladas;
  • Medidas de até 2,2m de largura por 7,2m de comprimento.

Caminhão toco ou semipesado

  • 2 eixos, um frontal e um traseiro, com tração no frontal;
  • Capacidade de 6 toneladas;
  • Até 14m de comprimento;
  • Peso bruto (caminhão toco + carga) de até 16 toneladas;
  • Muito usado para fazer mudanças como caminhão baú, transportar carga seca, carregar entulho ou material de construção.

Caminhão truck ou 6×2

  • 3 eixos, sendo um frontal e dois traseiros, sendo que um dos eixos traseiros é tracionado;
  • Capacidade do caminhão truck é de até 14 toneladas;
  • Até 14m de comprimento;
  • Peso bruto (carga + caminhão) de até 23 toneladas.

Caminhão bitruck

  • 4 eixos, sendo dois traseiros e dois dianteiros. Um eixo dianteiro é direcional e um traseiro é tracionado;
  • Até 14m de comprimento;
  • Muito usado como caminhão tanque ou para transportar mercadorias a granel.

Carreta

  • A carreta divide-se em duas partes: cavalo (onde fica o motor e a cabine do motorista) e carroceria (parte onde vai a carga). Os cavalos podem ser conectados a um ou mais semirreboques para formar a carroceria;
  • Pode ter 2 eixos no cavalo + 2 eixos no semirreboque ou 2 eixos no cavalo + 3 eixos no semirreboque;
  • Capacidade de 33 toneladas para carrocerias com 2 eixos e 41,5 toneladas para carrocerias com 3 eixos;
  • O comprimento máximo é de 18m total;
  • Opção mais usada no transporte de cargas.

Cavalo mecânico ou caminhão trator

  • 2 eixos simples, sendo um deles tracionado;
  • O peso máximo de carga varia com o semirreboque que será anexado a ele;
  • É um veículo extrapesado.

Cavalo mecânico trucado ou LS

  • 2 eixos, sendo o de trás duplo;
  • O peso máximo de carga varia com o semirreboque que será anexado a ele;
  • Também é um veículo extrapesado, mas pesa menos no asfalto que o cavalo mecânico normal porque tem mais rodas para distribuir o peso.

Bitrem ou treminhão

  • Composto de cavalo mecânico trucado + 2 semirreboques;
  • Pode ter 7 ou 9 eixos (ganhando o apelido de bitrenzão);
  • Capacidade de até 57 toneladas com 7 eixos ou até 74 toneladas com 9 eixos;
  • Com 7 ou 9 eixos, o comprimento máximo é de 30m;
  • Possui duas articulações.

Rodotrem

  • Composto de cavalo mecânico trucado + 2 semirreboques;
  • 9 eixos;
  • Capacidade de até 74 toneladas;
  • Comprimento máximo também é de até 30m;
  • Possui três articulações;
  • Precisa de autorização especial para circular.

Carrocerias mais comuns do caminhão 3/4

Já sabe diferenciar um caminhão do outro só de olhar? Depois de ler todas essas características que separamos você vai saber. Em conclusão, existem 3 tipos de carrocerias que são mais usadas em frete para caminhão 3/4: baú, plataforma ou grade baixa

1) Caminhão 3/4 baú

caminhão 3/4

A carroceria baú é a mais tradicional, afinal, parece uma caixa metálica mesmo. Em seu modelo padrão, ela pode transportar:

  • Caixas;
  • Sacas;
  • Fardos;
  •  Cargas secas de todos os tipos. 

Ela tem essa capacidade porque é fechada e, portanto, protege os materiais ali guardados das condições climáticas externas.

Já nos modelos climatizados, entretanto, o caminhão baú ganha um sistema de refrigeração que vai permitir o transporte de produtos perecíveis. Além disso, o baú refrigerado mantém a carroceria entre 0º e 10º, sendo ideal para transportar produtos como frutas, laticínios e remédios. 

Já o baú frigorífico se mantém entre -15º e -20º para transportar alimentos congelados como carnes e pães.

2) Plataforma

VUC

Também chamado de caminhão guincho, a carroceria neste modelo é literalmente uma plataforma para colocar outros objetos em cima. 

É um modelo aberto, ou seja, não conta com paredes ou teto, portanto, o objeto transportado precisa ser atado de maneira firme à carroceria. Sua principal função é para transporte ou socorro de outros veículos.

3) Grade baixa

vuc grade baixa

Modelo com grades baixas em todo o perímetro da carroceria, porém sem teto. Essa carroceria é de fácil carga e descarga, além de também ser chamada de carga seca porque este é o tipo de carga que costuma levar.

Cargas secas são mercadorias não perecíveis de vários tipos. Por isso, o modelo grade baixa pode levar:

  • Chapas;
  • Barras de aço;
  • Materiais encaixotados;
  • Tambores;
  • Engradados, entre outros materiais.

Principais cargas transportadas em caminhões 3/4

Por conta de seu tamanho reduzido, é normal que os caminhões VUC sejam usados para carregar móveis e objetos pessoais em mudanças. Da mesma forma, é algo bem corriqueiro e rápido, fácil de encaixar entre transportes maiores para evitar que o seu veículo fique parado na garagem.

Outro uso comum é a sua atuação para transporte de cargas secas, levando desde alimentos não perecíveis a materiais de construção e eletrodomésticos e distribuindo esses produtos entre as lojas varejistas e redes de supermercados, por exemplo.

Por falar em supermercados, quando estão equipados com uma carroceria refrigerada ou frigorificada, eles também podem ser adotados para distribuir alimentos entre as lojas da rede.

vuc frigorífico
Imagem: Reprodução

Por fim, quando está com uma carroceria em formato de plataforma, os caminhões VUC também são utilizados como veículos para socorro e reboque, tanto pelas Prefeituras quanto pelas companhias seguradoras, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do caminhão VUC

Quer saber se o caminhão ¾ é o mais estratégico para o seu tipo de frete? Então, confira os pontos positivos e negativos desse tipo de transporte antes de tomar uma decisão para a sua transportadora.

Vantagens

1) Adequado para as cidades

Como é um caminhão pequeno, em relação aos demais que falamos aqui, o VUC é uma boa alternativa para circular no perímetro urbano. Afinal, ele vai ter facilidade para fazer curvas sem parar o trânsito, passa com mais facilidade nas ruas e consegue estacionar sem tomar tanto espaço.

Além disso, ele é um veículo mais leve, curto e com eixo na frente e atrás, o que ajuda a distribuir o peso da carga. Por isso, ele causa menos danos ao asfalto das vias – outro motivo para ele ter uma boa circulação nas cidades. Não é à toa que a sigla VUC significa Veículo Urbano de Carga.

2) Pouco poluente

Os caminhões 3/4 consomem pouca gasolina por conta do seu tamanho diminuto e peso leve. Isso por si só já significaria uma diminuição na poluição prevista para o frete e um gasto de dinheiro menor com o abastecimento.

Porém, além disso, o VUC ainda tem um mecanismo limitador de emissão de poluentes. A população das cidades agradece!

3) Muito torque

Torque é a capacidade de força de um motor. Ela ajuda no arranque do veículo e na sua capacidade de carregar peso. Ou seja, isso significa que o caminhão 3/4 consegue sair da inércia com rapidez, o que funciona muito bem nas cidades, onde é preciso agilidade quando o sinal abre. Ele não irá interromper o trânsito!

Desvantagens

1) Baixa velocidade máxima

O VUC é um veículo que não consegue atingir altas velocidades, como outros caminhões. Enquanto isso é bom como medida de segurança no perímetro urbano, isso também pode ser um limitador. Afinal, as viagens serão mais lentas, o que significa que também terão que ser mais curtas para que não prejudique muito o prazo de entrega.

Com isso, a capacidade de entrega do caminhão ao longo de um período fica mais limitada e, por consequência, a chance da sua transportadora fazer dinheiro com ele também.

Uma maneira de contornar essa desvantagem é optar por fazer viagens de curta distância, para que possam ser feitas mais delas no mesmo dia e otimizar a sua agenda de fretes.

2) Baixa capacidade de carga

Entre todos os modelos de veículo para frete que falamos aqui, o caminhão 3/4 é o que tem menor capacidade de carga, tanto em peso quanto em volume ocupado. Por isso, sua atuação realmente fica limitada a pequenos fretes e talvez não se encaixe em mudanças de grandes apartamentos ou escritórios, por exemplo.

Portanto, para maximizar a atuação do seu caminhão VUC, divulgue este serviço de maneira nichada, para entregas que tradicionalmente exigem uma menor capacidade de carga. Uma boa opção, por exemplo, é oferecer um caminhão 3/4 baú frigorificado para distribuir mercadorias de pequenos produtores.

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Depois disso tudo, você está convencido de que é exatamente desse veículo que você precisa para transportar os seus fretes? Aproveite para se inteirar ainda mais e assista a nossa série sobre gestão de frotas.

Até a próxima!