Image

Qual é a capacidade de carga de um caminhão toco?

caminhão toco

Ao pesquisar informações para a compra de um veículo deste modelo para a sua frota, a principal pergunta que a transportadora quer saber é qual a capacidade de carga de um caminhão toco.

Afinal, quanto mais ele puder transportar, maior é o porte das demandas que esse veículo poderá atender.

Porém, entender qual a capacidade de carga de um caminhão toco não tem a ver somente com fechar mais fretes.

Essa é uma informação importante também para evitar multas por sobrepeso, para não causar danos às vias e para garantir a proteção do motorista.

Afinal, transitar acima da capacidade de carga pode ser um perigo a mais, já que a sobrecarga pode causar esforço excessivo em um dos eixos, dificultar manobras e estar mais propensos a tombamentos.

Qual é a capacidade de carga de um caminhão toco é uma questão pensada por engenheiros, já tendo em mente os prováveis usos do veículo.

Em seguida, são realizados testes para medir o esforço do caminhão a cada adição de peso e avaliar até quantos quilos é seguro adicionar carga ao veículo. 

Respeitar essas medidas significa prezar pela vida e pela preservação da carga.

Por isso, no post de hoje conversamos sobre qual a capacidade de carga de um caminhão toco, quais são as principais carrocerias que podem ser usadas nesse modelo e os principais tipos de carga para fretes nesse caminhão.

Confira!

O que é um caminhão toco?

Antes de saber qual a capacidade de carga de um caminhão toco, é importante entender quais são as características e limitações desse modelo de veículo, certo?

O caminhão toco é um veículo semipesado. Ele pode ter até 14 metros de comprimento, com um eixo nas rodas dianteiras e outro traseiro, de rodagem simples. Esse eixo traseiro pode também ser duplo, acomodando 4 pneus.

Qual a capacidade de carga de um caminhão toco?

Um caminhão toco pode ter um peso bruto máximo de até 16 toneladas, somadas a carga + o próprio veículo. Já quando o assunto é qual a capacidade de carga de um caminhão toco, ele pode transportar até 6 toneladas de mercadorias, sem danos à sua estrutura ou sem desrespeitar a segurança.

💡 Saiba mais: Caminhão seminovo vale a pena?

Tipos de carroceria para caminhão toco

O caminhão toco é um veículo muito versátil. Por isso, além de saber qual a capacidade de carga de um caminhão toco, é bom também entender quais são os tipos de carroceria possíveis de anexar a ele.

As mais comuns usadas neste veículo são a grade baixa e o baú. A grade baixa permite um manuseio facilitado da mercadoria nos momentos de carga e descarga, sendo muito útil para levar carga seca. Em compensação, esse modelo é aberto, deixando a mercadoria mais exposta.

Já o baú sider é uma carroceria completamente fechada, que protege as mercadorias da chuva e do sol durante o transporte. Ele também funciona bem para cargas secas e possibilita a carga e descarga pelas laterais do caminhão, assim como pela parte traseira, o que é especialmente útil no caso de cargas mais volumosas.

Outro tipo de carroceria bem comum para os caminhões toco é a basculante. Ela é usada principalmente para o transporte de cargas a granel ou quaisquer outras que precisem de descarga por basculamento. Para isso, a carroceria faz uma inclinação, que facilita a saída da mercadoria do compartimento.

Já para as demandas que envolvem transporte de líquidos, o caminhão toco é munido da carroceria tipo tanque. Assim como a carroceria baú, ela é totalmente fechada, de forma a evitar vazamentos. Isso é ainda mais importante no caso do transporte de líquidos inflamáveis ou prejudiciais ao meio ambiente, como combustíveis, por exemplo.

Por fim, um tipo mais incomum de carroceria, mas que pode ser aplicada ao caminhão toco, se necessário, é a plataforma. Ela é literalmente uma base reta onde podem ser afixados veículos menores ou máquinas de grande porte (como tratores, por exemplo) para serem transportados.

Para qual tipo de frete é recomendado o caminhão toco?

Agora que você já sabe qual a capacidade de carga de um caminhão toco e já conhece as principais carrocerias usadas nele, é hora de falar sobre a natureza da carga que ele costuma carregar.

💡 Saiba mais: Melhor caminhão para fretes.

Como é um veículo semipesado e, portanto, é mais ágil e possui uma capacidade de carga relativamente restrita, o caminhão toco geralmente é usado para necessidades dentro do perímetro urbano.

Por isso, é fácil encontrá-lo sendo usado para fazer frete de mudanças, recolha de lixo, entregas de gás, transportando entregas de lojas de móveis ou de eletrodomésticos grandes, na distribuição de alimentos, funcionando como guincho de outros veículos, no transporte das cargas para materiais de construção (como tijolos, sacos de terra e etc.) ou para retirar entulho de obras.

💡 Veja mais: Cuidados ao comprar um caminhão seminovo?

Agora que você já sabe qual a capacidade de carga de um caminhão toco, que tal encontrar motoristas autônomos que tenham esse tipo de veículo para realizar fretes para a sua transportadora?

No app  TruckPad para Transportadoras,  você pode cadastrar as demandas da sua empresa e encontrar profissionais de todo o Brasil para atendê-las com agilidade e os mais variados modelos de caminhões. Comece agora a ampliar a sua capacidade de atender fretes!