Image

Romaneio de Carga: o que é e como funciona?

Antes de mais nada, não é uma tarefa fácil organizar o alto volume de informações que as transportadoras precisam trabalhar diariamente. E esses dados são muito importantes para garantir a eficiência das operações com resultados satisfatórios para a empresa.

Para deixar esse processo coordenado é utilizado o romaneio de cargas, que controla o volume de enviados e gera esses números tão relevantes. 

No geral, o que ainda gera muita dúvida é o que é o romaneio de cargas e como ele funciona.

Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais informações sobre o tema. Portanto, assim você pode implementar e utilizar o romaneio de cargas de forma mais apropriada nas suas ações e operações. 

O que é e como funciona Romaneio de Carga?

O romaneio de cargas é o documento que relaciona e resume todas as informações dos pedidos que serão distribuídos no transporte de produtos. O objetivo desse registro é concentrar em apenas um arquivo tudo que se refere a cada distribuição. 

Ou seja, no romaneio de cargas você poderá conferir a quantidade e o volume dos produtos a serem transportados.

Isso facilita a operação de conferência e fiscalização, tanto no momento de embarque dos produtos, quanto na entrega deles. 

Para o transporte internacional, o romaneio de cargas, conhecido nesse caso como packing list (em tradução livre: lista de embalagem), também tem a função de auxiliar na tratativa e desembaraço aduaneiro.   

No geral, outra função importante do romaneio de cargas é que, com a organização desse resumo, você evita a perda, furtos ou extravios da carga transportada, gerando uma imagem ainda mais positiva para o seu cliente. 

Como emitir um Romaneio de Carga?

A emissão de um romaneio de cargas pode ser feita de forma simples a partir de planilhas com as informações relevantes que atendam à necessidade de controle da sua empresa.

Ou então você pode automatizar a operação, integrando com as demais etapas envolvidas no processo logístico. Isso faz com que a empresa ganhe mais produtividade e reduza erros e custos. 

Não existe um padrão de informações que devem estar contidas no romaneio de cargas, mas, em geral, você deverá considerar as seguintes informações:

  • Quantidade total de produtos e embalagens;
  • Peso de cada um dos volumes, sendo bruto e líquido;
  • Dimensão dos produtos e das embalagens; 
  • Características das embalagens; 
  • Marcação dos volumes;
  • Código das notas fiscais dos produtos;
  • Volume total da carga.  

Logo, vale ressaltar que muitas empresas emitem até mais de três vias do romaneio de cargas, para garantir que a empresa, o motorista e os clientes fiquem cientes de tudo que está sendo transportado e entregue. 

Quais os benefícios do Romaneio de Carga?

Mulher apontando para gráfico
Por meio do romaneio de cargas é possível acionar sua seguradora e pedir a indenização pelos danos causados.

Como já mencionamos, o romaneio de cargas traz benefícios e melhora a imagem da sua organização. Confira alguns dos benefícios que podem ser obtidos com a utilização do documento.

Acesso à informação de maneira simplificada

A transparência da comunicação que o romaneio de cargas promove, facilita a troca das informações para a própria empresa transportadora e também para os seus clientes.

Agilidade na conferência

O romaneio de cargas é basicamente o item indispensável na hora de conferir a carga, seja no momento de embarque ou no desembarque dos produtos.

Aperfeiçoar a prestação de contas por parte dos motoristas

O romaneio de cargas garante também ao motorista uma comprovação da sua responsabilidade da carga no momento do recolhimento dos produtos, do transporte e da entrega. É um aspecto importante para o próprio profissional, que vai ter um documento comprobatório do que está operacionalizando, quanto para as empresas envolvidas.

Preservar a empresa por acontecimento de um sinistro ocasional

Imprevistos podem acontecer, independente dos seus investimentos em capacitação de motoristas ou em segurança. E, caso algum sinistro ocorra, o romaneio de cargas o ajuda a resguardar a empresa, com as informações necessárias para acionar a seguradora e pedir a indenização pelos danos causados, por exemplo. 

Romaneio de cargas: packing list 

Ainda sobre o packing list, no site da Receita Federal você poderá consultar mais detalhes sobre a necessidade do documento no transporte internacional de cargas, conforme o parágrafo único do art. 553 do Regulamento Aduaneiro c/c inc. III do art. 18 da IN SRF nº 680/06.

Assim, caso não haja o romaneio de cargas no transportes dos produtos, poderá ser aplicada uma multa e uma notificação para a empresa envolvida. 

Qual a diferença entre romaneio de carga e manifesto?

Entre tantos conceitos e responsabilidades que envolvem o transporte de cargas, você pode estar se perguntando sobre a diferença do romaneio e do manifesto

Na verdade a resposta é simples, o romaneio de cargas é o resumo e a comunicação do que está sendo transportado. Já o manifesto é utilizado para informar sobre os conhecimentos da carga em um transporte fracionado, ou seja, para mais de um destinatário. 

Ambos tem como objetivo deixar a comunicação, o controle e a segurança mais eficientes. 

Tenha sempre em dia o seu Romaneio de Carga

No geral, agora que você entendeu o que é e como funciona um romaneio de cargas, fica mais fácil aplicar o documento nas práticas da sua empresa. Sem o documento você poderá sofrer importantes perdas na organização do transporte de produtos.

Facilite e agilize a sua operação, para que, com segurança, todos, a empresa, os motoristas e os clientes, saiam ganhando.

Em suma, para acompanhar mais dicas de logística assine nossa newsletter no final desta página.

Até a próxima!