Image
Frete CIF e Frete FOB: você sabe qual a diferença?

Frete CIF e Frete FOB: você sabe qual a diferença?

Frete CIF e frete FOB são duas modalidades de tipo de frete, como o nome já diz. A maior diferença entre os dois (CIF e FOB) está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega. Mas, antes de entrarmos nas definições propriamente, você sabe a importância do frete na logística empresarial?

Bom, em um cenário de grande estímulo ao comércio eletrônico, realizado por meio da internet, o setor logístico ganhou ainda mais destaque. Afinal de contas, os consumidores esperam que as mercadorias adquiridas cheguem o mais rápido possível às suas residências. 

Por isso, a gestão de frete precisa ser pensada com muita cautela, levando em consideração aspectos que vão além do preço cobrado pelo transporte. Na hora de decidir qual a melhor modalidade para entrega, não deixe de avaliar a qualidade do serviço, a reputação da transportadora e as condições de pagamento.  

Agora que você já entendeu o contexto por trás desse conceito. Vamos conversar mais a fundo sobre o tema? Neste artigo, vamos:

  • Definir o que é frete CIF e FOB;
  • Entender as principais diferenças das duas modalidades; 
  • Descrever quais são os seus custos, vantagens e desvantagens e como é monitorado;
  • Aprender como negociar esses fretes.

O que é frete CIF?

CIF vem de uma sigla em inglês, que significa “cost, insurance and freight”. Em tradução literal para o português, significa “custo, seguro e frete”. Mas o que é, na prática, o frete CIF? É um tipo de contrato de transporte internacional entre um comprador e um vendedor. Nesse caso, quem assume as responsabilidades sobre o produto e quem paga os custos é a empresa fornecedora. 

Ou seja, essa modalidade é paga na origem, e o vendedor é o responsável pelos riscos e custos do transporte até a entrega da mercadoria ao destinatário. O consumidor final, em geral, prefere usar o CIF, embora seja mais caro, já que, com esse frete, ele não precisará lidar com manuseio e outros detalhes.

Além disso, o frete CIF, por exemplo, é mais popular em negócios business to consumer (B2C) ou com um alto volume de remessas para clientes diferentes. Isso porque a complexidade de organizar diferentes fretes torna o FOB pouco interessante. Por isso, o CIF é o mais utilizado em e-commerce: o cliente final paga pela mercadoria e pelo frete de uma só vez.

O que é frete FOB?

FOB vem de uma sigla inglesa também, que corresponde a “free on board”. Em tradução literal para o Português, significa “livre a bordo”. Nessa modalidade de contrato de transporte, a responsabilidade do vendedor termina quando as mercadorias são despachadas. Dessa forma, é o comprador, então, que assume os custos e os riscos do transporte a partir do embarque. Essa alternativa é mais favorável para os vendedores.

O frete FOB é mais usado em entregas do tipo business to business (B2B), principalmente quando se tratam de cargas de alto valor agregado ou com custo de frete muito alto. É comum em indústrias que compram produtos de diferentes organizações e que já têm transportadoras preferidas, que coletam os produtos diretamente nos fornecedores.

Principais diferenças entre CIF ou FOB: Entenda na tabela abaixo

Quando usar cada frete?

O CIF é a melhor opção para quem vende direto para o consumidor final, que geralmente tem pouca ou nenhuma prática com transporte de cargas. Por conta disso, mesmo que o valor do produto seja um pouco maior para o cliente, é mais recomendado que o fornecedor seja responsabilizado pelo transporte até a entrega.

Em contrapartida, quando o destinatário é uma empresa, geralmente existe um departamento que conhece os trâmites do transporte de carga e tem parcerias com transportadoras. A melhor opção de frete para esse caso, provavelmente, é o FOB. É bem interessante, inclusive, reforçar parcerias como essa para ter acesso a condições de pagamento e preços mais flexíveis. 

Quais são os custos do frete CIF e do FOB?

As duas modalidades também divergem neste tema. No frete CIF, o preço já está embutido no custo da mercadoria e é repassado ao cliente como um valor único. O fornecedor pode informar, na nota fiscal, o valor do frete CIF. Dessa forma, a empresa vai custear o valor do frete e arcar com todos os gastos sem que o cliente tenha que pagar por custos adicionais.

Já o FOB não está embutido no preço dos produtos e, por isso, tem seu valor especificado na nota fiscal. Se for indicado no documento, ele compõe a base de cálculo de tributos como:

  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Como é feito o monitoramento?

No caso de frete CIF, o cliente, geralmente, não acompanha o transporte. Afinal de contas, o controle é de responsabilidade do fornecedor. Já no frete FOB, por outro lado, o vendedor pode não querer monitorar a entrega, pois o comprador é responsável por sua segurança e entrega.

No Brasil, especialmente no transporte rodoviário de cargas, a maioria dos fretes é do tipo CIF. Nesse caso, é importante que a empresa rastreie o status e, assim, proponha ações de resolução de problemas com agilidade e eficiência. 

Agora deu para entender a diferença do frete CIF e do frete FOB? Mas lembre-se que a escolha das modalidades requer cuidado, já que pode garantir vantagem competitiva para a sua companhia. 

É fundamental estar atento às necessidades do cliente para, assim, oferecer a ele sempre o melhor serviço. 

E caso você esteja a procura de motoristas autônomos para realizar fretes para sua empresa, conte com a ajuda do TruckPad.

Aqui você pode anunciar seus fretes em menos de 15 segundos. É muito fácil, localize e contrate motoristas com 1 clique e acompanhe o frete em tempo real pelo TruckPad.

E, para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!