Image

Segurança ao contratar caminhoneiros: como evitar fraudes?

Ao contratar um motorista autônomo ou transportadora,
recomendamos que você siga os seguintes procedimentos:

  • Solicite a documentação do contratado: CNH do motorista, foto (selfie) com a CNH em mãos, RNTR-C, CRLV, comprovante de residência e telefone. No caso de empresa, solicitar o cartão CNPJ e o devido registro na ANTT. 
  • Solicite referências comerciais e faça pesquisas na internet: ligue para empresas onde já prestaram serviço, confirme os dados e solicite indicação. Verifique a empresa em sites de busca, ReclameAqui, consulta de crédito (Serasa e BoaVista) e de CNPJ na Receita Federal.  
  • Utilize meios de pagamento homologados na ANTT: com o TruckPad Pay, por exemplo, você emite o CIOT gratuitamente e realiza o pagamento de forma segura e digital ao motorista. IMPORTANTE: Não realize adiantamentos (R$) em contas de desconhecidos / em nome de outros.
  • Consulte uma Gerenciadora de Risco (GR): verifique numa GR se a documentação do motorista e do veículo está regularizada e apta para o transporte.
  • Tracking da carga: é importante você indicar na plataforma TruckPad que você está fazendo a contratação do motorista (ou empresa). Isto para que você possa ter acesso ao tracking do motorista (e da mercadoria transportada em seu caminhão). Ou, se necessário, opte por motoristas que possuam rastreador no veículo. 
  • Contrate um seguro avulso de carga: caso você ainda não tenha um seguro para o transporte de suas mercadorias, você pode contratar um seguro ‘avulso’. Com a corretora parceira, Trade Vale, você tem valores exclusivos para contratar um seguro para a mercadoria transportada na modalidade ‘seguro avulso’.
  • Registre a contratação do motorista na plataforma: quando você registra em nossa plataforma que contratou o motorista, uma série de funcionalidades ficam à sua disposição, o que te possibilita ter mais visibilidade, segurança e suporte sobre suas operações nas estradas.
  • NUNCA pague adiantamento antes da coleta: Para garantir a sua segurança na contratação dos motoristas autonomos, pague o adiantamento da carga apenas quando o motorista estiver presente na coleta.

Caso tenha sugestões ou comentários sobre Segurança nas Estradas, por favor, não hesite em nos contatar.

Até mais!
Equipe TruckPad