Image

Carga lotação e carga fracionada: qual a diferença?

Imagem ilustrando caminhão

A carga lotação pode ser confundida facilmente com a carga fracionada. É comum isso acontecer no setor de transporte com diferentes pessoas. Mas, afinal de contas, qual a diferença entre uma carga fracionada e uma carga com lotação completa? Conhecida também como Carga Fechada, a carga lotação é um tipo de carregamento cuja mercadoria transportada refere-se a apenas um mesmo produto que ocupa toda a capacidade do veículo. Além disso, ela pertence a um único remetente e conta somente com um único destino. 

Agora que você entendeu o que é carga lotação, vamos falar o que é carga fracionada? É aquele tipo de carga cuja mercadoria está sendo transportada por diferentes remetentes e para destinatários distintos. E, ao contrário da carga de lotação, um caminhão que transporta carga fracionada na maioria das vezes leva mercadorias de modelos variados em tamanho, peso e material.

Quer saber mais sobre o tema? Então, fique com a gente. Neste artigo, vamos:

– falar em detalhes sobre o que é carga fracionada e carga lotação e como eles funcionam;

– explicar as principais diferenças desses dois tipos de transporte;

– listar os benefícios e as desvantagens de cada um deles. 

O que é e como funciona o transporte de carga lotação na prática?

Diferentemente da carga fracionada, o transporte de carga lotação usa apenas um veículo e a entrega é direta ao destinatário. Dessa forma, não há necessidade de preparar e/ou separar o produto em um armazém. Com a burocracia reduzida, as entregas tendem a ser mais rápidas em relação às demais.

Por conta disso, geralmente, os gestores logísticos optam por esse tipo de transporte em caso de entregas urgentes, clientes que precisam de uma particularidade específica, mercadorias excepcionalmente volumosas ou que necessitam de equipamentos especiais para carga e descarga.

Mas não é só isso. Neste tipo de carga, geralmente os produtos transportados são insumos e grãos. O custo do frete ainda depende muito da disponibilidade de veículos, já que é realizado na sua maioria por subcontratados ou terceirizados.

E agora como é feito o transporte de cargas fracionadas?

O transporte fracionado é aquele que carrega diferentes tipos de mercadorias de remetentes e destinatários distintos. Seu funcionamento costuma se basear quatro grandes etapas.

  1. COLETA

Nesse momento do processo, os veículos urbanos de carga (VUCs) da transportadora ou de um parceiro (representante) se dirigem até as dependências do remetente para buscar as mercadorias a serem despachadas. Em seguida, eles levam a carga até o armazém da transportadora ou do parceiro na região.

  1. TRIAGEM E ENCAMINHAMENTO

Após receber as mercadorias no armazém, a transportadora, com sua equipe operacional, deverá distribuir as cargas em lotes, de acordo com as rotas. Por exemplo: lote 1 – cargas para RJ, lote 2 – cargas para SP, lote 3 = cargas para MG e por aí vai.

Depois dos lotes de mercadorias já terem sido separados, eles são embarcados em veículos maiores – geralmente em carretas – para seguir viagem até o Centro de Distribuição (CD) da transportadora ou de um parceiro (representante) na região de destino.

  1. SEPARAÇÃO

Logo quando chega ao Centro de Distribuição da transportadora ou parceiro na região de destino, o veículo de viagem deve ser descarregado. A equipe do armazém, em seguida, vai separar as cargas em lotes de acordo com as rotas de entrega, seguindo a mesma lógica da organização feita na triagem. Por exemplo: lote 1 = cargas para o interior, lote 2 = cargas para bairros a, b, c, d, lote 3 = cargas para os bairros e, f, g.

Esses lotes de cargas, depois de serem organizados para entrega, são carregados nos veículos de entrega.

  1. ENTREGA

Uma vez carregados os veículos de entrega (VUCs), eles seguem até o destino final. Em trânsito, os caminhões devem necessariamente seguir o plano de viagem e cumprir as entregas de acordo com a rota estabelecida.

Confira as principais diferenças entre as duas modalidades de carga lotação e fracionada

De maneira geral, a carga fracionada representa uma parcela dos produtos que ocupam um caminhão. Por outro lado, a carga lotação (carga fechada) preenche totalmente um veículo ou precisa ser transportada sozinha. Nesse segundo caso, a transportadora realiza a entrega indo diretamente ao destino, sem a necessidade de efetuar outras entregas ao longo do percurso. 

Quando optar pela carga lotação e pela carga fracionada? Confira os principais benefícios e desafios de cada uma delas

Carga fracionada

Cobertura geográfica

Deve ser avaliada a cobertura geográfica atendida pela transportadora. Isso é importante, porque pode haver necessidade de utilizar mais de uma empresa para realizar a entrega.

Controle e monitoramento das entregas

A transportadora deve disponibilizar canais para acompanhamento da carga, já que esta percorre outros locais antes de chegar ao seu destino. É uma forma de controle de qualidade e de segurança para ambos os lados.

Processo complexo

A carga fracionada proporciona o melhor aproveitamento possível da capacidade do veículo. Um exemplo dela na prática é a compra de um produto pela internet. A transportadora que realizará a entrega, nesse caso, vai provavelmente estar com esse e mais produtos para outros destinatários dentro do caminhão.

Mas, por possuir diversas operações intermediárias, o transporte de cargas fracionadas pode demandar mais tempo para realizar a entrega. É importante considerar essa característica na hora da seleção do melhor tipo de transporte para você. Caso tenha urgência, essa pode não ser a melhor opção para o seu negócio.

Além disso, por contar com diferentes destinos, é possível que os prazos de entrega não sejam cumpridos todas as vezes e que possíveis problemas de extravios com cargas aconteçam. Sendo assim, o embarcador deve avaliar quão confiável a transportadora é e buscar referências para se preservar. Por outro lado, a transportadora deverá manter suas filiais organizadas para processar e despachar as cargas com agilidade para os destinos necessários.

Carga lotação

Diversidade de frota

A transportadora deve ter a sua disposição veículos de diversos portes que atendam às suas demandas.

Baixo custo

As cargas fechadas proporcionam aos embarcadores a vantagem de custos reduzidos. Isso acontece porque as intermediárias são eliminadas, e a cobrança de tarifas que são comuns em cargas fracionadas, reduzidas.

Além disso, o transporte de cargas fechadas tende a facilitar a organização da carga no caminhão. Com isso, o espaço é melhor aproveitado, reduzindo o custo do transporte por carga. 

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. Sempre divulgamos textos com as principais novidades do setor! Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte inferior do blog. 

Até a próxima!