Image
5 benefícios de contratar transportador autônomo de cargas

5 benefícios de contratar transportador autônomo de cargas

O transporte de cargas é parte essencial da cadeia de distribuição e exige o máximo de eficiência durante sua operação. A movimentação de produtos mantém o mundo girando, por isso, o setor de transportes sempre deve almejar resultados excelentes. Diferentes operações demandam diferentes formatos, então, não há uma fórmula mágica quando se trata de frete. A contratação de transportador autônomo de cargas (TAC), por exemplo, é interessante para muitas transportadoras, que enxergam nessa prática ganhos valiosos.

Contratar um transportador autônomo de cargas para realizar o serviço de transporte pode não parecer comum para diversos embarcadores, mas esse modelo de contratação é mais popular do que muitos imaginam. Aliás, contar com um parceiro autônomo traz alguns benefícios importantes para as transportadoras, dependendo da demanda. Assim, em demandas de transporte específicas, vale a pena considerar um transportador autônomo. Caso você ainda não esteja familiarizado com essa prática, ou não sabe quais as vantagens inerentes a ela, elencamos os principais ganhos nesse texto.

5 benefícios de contratar TAC

O ato de uma transportadora contratar um transportador autônomo de cargas para realizar um frete com seu próprio veículo soa, no mínimo, curioso. Afinal, qual o sentido desse modelo de contratação? Entretanto, a contratação de transportador autônomo de cargas se justifica dependendo da demanda de transporte. Muitas vezes, contratar um motorista autônomo faz sentido, não somente para a estratégia envolvida na operação, mas também pelas vantagens que a prática agrega.

Mesmo se tratando de um modelo de contratação popular no setor logístico, muitos ainda não conhecem seus ganhos. Pensando nisso, resolvemos enumerar os principais benefícios da contratação de transportador autônomo para as transportadoras.

Redução de custo

A princípio, em uma contratação de transportador autônomo de cargas, pode-se pensar que os custos são equiparados, mas a verdade é que no final o frete sai muito mais em conta. Nesse formato de operação, as responsabilidades contratuais da transportadora diminuem e, consequentemente, os valores gastos também são reduzidos. Para manter funcionários fixos e veículos, há inúmeros aspectos que envolvem gastos.

Além do valor necessário para a estrutura das transportadoras, é preciso incluir manutenção e combustível para os veículos, mais salário fixo e benefícios para os motoristas na conta final. Outro ponto importante que reflete mais economia é a “volta” do transporte de cargas. Uma vez que retornar o caminhão para a transportadora custa quase o mesmo valor de “ida”, na contratação de autônomos o preço final é cortado pela metade.

Transportador autônomo de cargas possui o próprio veículo

Esse, com certeza, é um dos benefícios mais evidentes para transportadoras que contratam transportador autônomo de cargas. Afinal, ele é auto explicável: se o motorista autônomo possui seu próprio veículo, a responsabilidade sobre o veículo não é da transportadora. Esforços operacionais relacionados ao veículo, então, não partem da transportadora, eliminando mais uma preocupação. 

Cuidados com o veículo representam valores altos com manutenção, seguros, espaço na garagem, entre outros. Com a contratação de autônomo, esses valores não existem e podem ser aplicados em outras melhorias na estrutura da transportadora. Portanto, ao contratar autônomos, a transportadora não precisa se preocupar em desprender esforços para tratar de questões relacionadas ao veículo.

Contratação de frete por demanda

A contratação de transportador autônomo de cargas para realizar o transporte é feita quando há uma demanda pontual. Essa dinâmica permite às transportadoras uma liberdade maior para não manter motoristas fixos em períodos de baixas demandas. Manter transportadores fixos ociosos custa mais, então, não é interessante para as transportadoras em determinados períodos de pouco frete. 

O transporte de cargas é essencial e precisa acontecer o ano todo, mas em alguns segmentos há períodos de menores demandas, o que favorece a contratação de autônomos. Como a contratação nesse modelo é pontual e específica, os ganhos se traduzem em economia de gastos com motoristas e veículos ociosos.

Mais opções de transportadores

Outro benefício que merece ser citado é a relação custo-benefício em contratar um transportador autônomo. No Brasil atualmente, estima-se que há 696 mil motoristas autônomos que realizam fretes pontuais por diferentes valores. Dessa forma, existem inúmeras possibilidades de fornecedor e valores para se escolher ao contratar um frete.

Para facilitar a escolha do melhor motorista, aplicativos de marketplace de frete reúnem em uma plataforma as opções de motorista ideais para cada serviço de transporte. Essa solução permite uma escolha segura, rápida e muitas vezes mais barata, já que é possível comparar preços antes de definir o transportador. 

Praticidade no transporte de cargas

Contar com a possibilidade de contratar motorista autônomo para casos específicos traz mais segurança para a transportadora. Mas esse benefício vai além disso e incorpora maior praticidade na realização de transporte de cargas. Contratar TAC representa uma vantagem operacional por ser um modelo prático e descomplicado de contratação. Porém, para conseguir usufruir dos benefícios, necessita-se realizar a contratação de forma assertiva.

Desde a escolha do transportador, como já citamos, até a finalização da entrega há muitos aspectos a serem considerados. As responsabilidades da transportadora de fazer um contrato dentro das normas legais envolve critérios específicos que, quando feitos de forma inteligente, só reforçam a praticidade. Felizmente, soluções tecnológicas idealizadas e desenvolvidas para facilitar a rotina das transportadoras já contemplam totalmente o processo de contratação de TAC. Assim, é possível encontrar o parceiro ideal, fazer pagamentos e emitir documentos obrigatórios com eficiência para usufruir de todos os benefícios de contratar transportador autônomo de cargas