Image

Agendamento de carga e descarga: como fazer com eficiência?

Homem carregando caixas

Qualidade na execução de processos. Essa é uma das características mais importantes para qualquer negócio, em especial ao segmento de logística de carga.

E entre tantas tarefas que precisam ser bem elaboradas para cumprir com o ciclo do transporte de cargas, há itens bem específicos que compõem esse checklist, que merecem a sua atenção.

Entre essas atividades está o agendamento de carga e descarga. Ele envolve exatamente, como o próprio nome já sugere, o controle do fluxo e das solicitações atendidas pela sua transportadora. 

Pensando em como garantir que você tenha um excelente desempenho nessa função, elaboramos um guia com as principais dicas, do planejamento aos processos, para que o agendamento de carga e descarga seja feito com eficiência. 

O que é o agendamento de carga e descarga?

A rotina dentro de uma empresa de logística envolve muitos desafios. Organizar os processos para desempenhá-los com qualidade, significa compreender desde exatamente o que se trata a atividade, até como executá-la.

O agendamento de carga e descarga é a organização da entrada e saída dos veículos dentro do espaço destinado para o fim de transição das mercadorias.

Ou seja, é basicamente o começo e o fim do processo, da jornada da logística, sendo feito de forma monitorada e eficiente, como vamos desdobrar a seguir.

O principal objetivo do agendamento de carga e descarga é estruturar esse fluxo, de veículos e de mercadorias, para que tudo seja feito com calma e planejamento. Isso também irá contribuir diretamente para que multas, por exemplo, não sejam aplicadas durante o processo.

Isso porque já é de conhecimento que filas de veículos para essa atividade não é incomum e pode gerar prejuízos aos motoristas, transportadoras e até mesmo perda de mercadorias. 

Lei 13.103/15

Como falamos sobre a questão de multas e penalidades, vale destacarmos sobre o que estamos ponderando. Desde 2015, vigora a Lei 13.103.

Ela diz que o prazo máximo que um veículo pode executar o processo de carga e descarga é de até cinco horas, que começam a ser contadas no momento em que o motorista chega ao seu destino. 

Caso aconteça de extrapolar esse período, deve ser paga uma importância com equivalência a R$ 1,38 por tonelada/hora ou fração, ao Transportador Autônomo de Cargas (TAC) ou à Empresa de Transporte Rodoviário De Cargas (ETC). 

A questão do agendamento de carga e descarga deve significar uma etapa importante também para a boa gestão do seu negócio e qualidade do seu serviço. 

Controle de horário do agendamento de carga e descarga: como fazer?

Agora que você entendeu os objetivos, missão e importância de elaborar um processo de agendamento de carga e descarga.

Vamos para a parte prática de como você poderá implementar a atividade na sua transportadora. 

Antes, é importante destacar que a realidade e o dia a dia de cada empresa deve ser levada em conta, bem como a questão cultural dos seus colaboradores.

Para isso, a primeira dica, na verdade, é analisar todas as necessidades que o seu negócio está clamando e atribuir valores a essas etapas a serem instituídas.

Em segundo lugar, entenda como funciona a realidade do seu processo de carga e descarga, se isso é feito de forma coordenada e se o seu fluxo é transparente de ponta a ponta na empresa. 

Esse é um sinal muito bom, pois assim você não desperdiça de imediato um investimento em otimizar apenas o agendamento de carga e descarga, pode cuidar de todas as etapas com mais cuidado. 

Agora vamos listar algumas dicas para você executar com mais sucesso o processo de carga e descarga de mercadorias:

Foco em planejamento

Criar uma etapa de antecedência nas tarefas da sua transportadora irá facilitar a organização de fluxos e processos importantes do dia a dia. Com planejamento você consegue:

  • Integrar etapas de ponta a ponta;
  • Fazer uma gestão mais detalhada da rotina;
  • Acessar informações e dados que podem ser interessantes para melhorar a qualidade dos serviços prestados;
  • Prevenir erros e possíveis perdas. 

Agende-se

Dentro do seu planejamento, o agendamento prévio também está inserido. No caso deste artigo, é um dos momentos mais aguardados, se assim podemos dizer. Ou seja, planejar dentro do agendamento de carga e descarga significa atribuir horários para cada veículo da sua frota operar nesse processo, evitando filas e concentração nos espaços dessa tarefa.

Escolha o veículo certo

Nem todo veículo comporta corretamente algum tipo de carga, e nem toda mercadoria pode ser transportada em qualquer espaço. Por isso, faz-se sempre necessário avaliar qual o melhor veículo da frota para cada tipo de serviço que você precisa entregar. Ter esse discernimento vai ajudá-lo a prevenir possíveis prejuízos durante toda a trajetória do veículo, seja na estrada ou no seu manuseio entre a carga e descarga. 

Invista na qualidade da sua equipe

O cuidado em treinar as equipes, tanto do lado administrativo e operacional, quanto o time que está ali na ponta, dirigindo os veículos, é fundamental. Assim, nenhuma etapa será perdida e, como consequência, a qualidade do seu serviço seja prejudicada. 

Não adianta, por exemplo, investir em implementar processos totalmente digitais e não engajar todos os envolvidos na execução para operar com sabedoria e dedicação. No caso do agendamento de carga e descarga também. 

Agendamento de carga e descarga: um desafio para a logística?

A resposta vai depender de você.

Não há fórmula mágica, como comentamos. Porém, há planejamento, dedicação e conhecimento, para desdobrar o que você considera como desafio em sucesso, de acordo com a realidade da sua transportadora. Invista tempo em aprimorar essas características e relacione-se com mais tranquilidade ao seu ciclo logístico.