Image

Como aproveitar o período de safra do Paraná?

safra parana

Como aproveitar o período de safra do Paraná? Essa é uma pergunta que pessoas de diferentes áreas – produtores agropecuários, caminhoneiros, vendedores etc – estão se fazendo: afinal de contas, como posso obter uma boa safra no Paraná? Existem algumas dicas para isso.

Porém, é importante é ficar atento a safra em si, quando ela vai acontecer e como você pode se preparar. Dessa forma, você consegue mobilizar a equipe de transporte, por exemplo, para estar disponível e preparada para esse desafio. 

A produção de soja, por exemplo, no Paraná bateu recorde em 2020, atingindo a marca de 20,7 milhões de tonelada. Esse dado foi extraído do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Com esse resultado tão expressivo, a safra é responsável por manter o transporte de cargas do estado funcionando apesar de toda a crise econômica gerada pelo coronavírus.

Ao manter esse fluxo de trabalho, as empresas continuam obtendo lucro e seu caixa girando, além de gerar emprego para milhares de profissionais do setor.

Quer saber mais sobre o tema? Fique com a gente! Neste artigo, vamos:

– explicar mais sobre a mudança na portaria sobre o cultivo no Paraná; 

– falar sobre o período de safra especificamente

– comentar quantas safras costumam acontecer por ano e mostrar os períodos que elas ocorrem; 

– apresentar os principais produtos dessa safra, quais tipos de carga costumam ser transportadas e quais caminhões são utilizados para isso;

– dar dicas dicas de como sua transportadora pode aproveitar o período.

Como as transportadoras podem aproveitar a safra do Paraná?

A principal dica para obter os principais benefícios da safra é se planejar. Nessa etapa, é importante realizar e consultar estudos sobre períodos de safras anteriores. Claro que o período anual, as possíveis crises políticas econômicas e políticas nacionais e internacionais podem influenciar bastante no resultado. 

Porém, para além dessas questões macroambientais, é possível perceber falhas e encontrar oportunidades de melhorias. Para as transportadoras especificamente, é ainda uma forma de ter acesso a dados e programar sua operação de maneira realista. Ao analisar dados de períodos passados, é possível calcular uma estimativa para as necessidades dessas safras, como, por exemplo: 

– quantos caminhões serão necessários para cada safra;

– entender qual safra exige mais da gestão de operações;

– definir como essas cargas poderão ser transportadas, se elas precisam de algum cuidado a mais;

– definir qual o melhor caminhão e carroceria para a demanda.

É importante ter essas respostas na ponta da língua. E, além de se planejar, é fundamental que os processos estejam alinhados antes do transporte. Para isso, é importante que haja uma comunicação assertiva e eficiente entre os profissionais envolvidos. 

Busque sempre a transparência e mobilize os funcionários para que eles participem de toda essa etapa prévia ao transporte, relacionada ao planejamento.

Caso você tenha esses dois valores guiando as atividades, perceberá ainda outro benefício: a equipe estará mais engajada, motivada e ativa. Seu nível de satisfação aumentará justamente por eles se sentirem envolvidos em cada etapa.

Além de obter esses benefícios relacionados à gestão de pessoas, você terá maximizado ao máximo os lucros e, claro, evitando dores de cabeça desnecessárias.

Como funcionam as safras do Paraná? Entenda os ciclos de plantio, a duração desses períodos e os demais desafios

Não há exatamente uma regra que defina quantas safras devem acontecer. Esses ciclos, na verdade, ficam mais a cargo do próprio agricultor. Mas, de maneira geral, podemos dizer que, no Paraná, costumam acontecer três safras por ano e cinco em dois anos. Como vimos anteriormente, é essencial que essas informações sejam pesquisada previamente, para que o transporte seja planejamento com antecedência e cuidado.

Mas voltando as safras… Elas acontecem em períodos específicos: uma no verão, outra que acontece no período entressafra – chamada popularmente de segunda safra – e uma terceira no inverno. Geralmente, as safras são feitas sem irrigação, o que é uma forma de maximizar o potencial da terra. 

Grande parte dos solos dessa região do sul do país é argilosa e de alta fertilidade natural, necessitando de quantidades médias de fertilizantes para manter a boa fertilidade. Por outro lado, é essencial estar atento a necessidade de adubação para aproveitar ao máximo as qualidades do plantio. 

Entenda as regras da nova portaria relacionada a safra do Paraná

Atualmente, foi criada uma medida que favorece o plantio na região Paraná safra. A política foi desenvolvida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e está disponível na Portaria nº 189, alterando a de nº 193.

De acordo com essa norma, continua proibida a plantação de soja no período da safrinha, também conhecido como entressafras, que ocorre entre os meses de junho e setembro. O objetivo dessa regra é evitar a formação de hospedeiros por meio de plantas vivas e, assim, eliminar a proliferação de fungos da ferrugem asiática. Essa doença ameaça o desempenho da soja, principal lavoura de grãos plantada entre as estações primavera e verão no Paraná.

Na prática, a alteração na portaria permite ao produtor plantar a soja antes do calendário previsto, que seria no verão, no fim do ano. Mas atenção a regra é válida desde que não haja plantas vivas de soja, ou seja, emergentes, até 16 de setembro, que é a data assegurada pelo seguro agrícola.

Vale destacar que os especialistas recomendam o plantio da soja o mais cedo possível para que as lavouras tenham menor incidência do fungo que causa a ferrugem. 

Por outro lado, é importante que o produtor esteja ciente que, ao antecipar a semeadura, podem ocorrer riscos inerentes à época de transição entre as estações do ano, como, por exemplo, geadas de final de inverno. Para evitar problemas como esse, o planejamento é a melhor resposta. Somente dessa forma, você vai conseguir se preparar para os possíveis desafios que estão por vir.

Da mesma forma, é importante que o gestor de transporte esteja ciente dessa situação e se prepare para os possíveis desafios que vão surgir, como: aumento do fluxo de caminhões, compra ou locação de carrocerias especiais, entre outros exemplos.

Conheça os principais produtos plantados e prepare o caminhão

Cada caminhão possui características específicas que interferem no transporte de mercadorias. É como se cada veículo de carga fosse desenvolvido para para transportar um determinado produto. O Truck, por exemplo, é bastante utilizado para cargas secas, que são aqueles itens não perecíveis. 

Vamos entender, então, quais produtos costumam ser plantados na safra do Paraná para preparar o melhor caminhão para isso? 

O principal produto é o tradicional milho. Há também plantio do milho safrinha. Outros alimentos populares cultivados e vindos dessa região são: feijão, soja, trigo, aveia, canola, cevada, centeio e triticale. 

Ou seja, geralmente essas mercadorias categorizam-se como matérias-primas, por isso são cargas a granel. Caso sejam transportadas pelo modal rodoviário, os tipos de caminhão mais utilizados para isso são o Truck e a Carreta (cavalo simples ou LS), Bitrem e Rodotrem. Em relação à carroceria, o modelo pode ser aberto, graneleiro ou grade alta.

A princípio, caso os produtos estejam organizados em unidades, a carga também podem ser carregada por meio de pallets (paletes) para facilitar o manuseio e a organização dos produtos no caminhão e no estoque. É possível ainda, em caso de paletes, utilizar containers, um modelo fechado de carreta, no transporte.

O período de safras é bastante importante para a gestão de transporte. Por isso, as empresas do setor que estiverem preparadas para esse desafio poderão obter lucros substanciais, além de fidelizar parcerias com profissionais que frequentemente precisam desse serviço.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!