Image

Big Data na logística: tudo o que você precisa saber

Big data

O Big Data logística já se tornou uma realidade. A tecnologia faz parte de inovações importantes para diferentes setores e, em relação ao mercado de transportes, tem relação direta com a chamada Logística 4.0. 

Mas o que é o Big Data? O termo vem da Tecnologia da Informação (TI) e trata sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados. O conceito se apoia em 3 pilares: velocidade, volume e variedade. Fique tranquilo que mais para frente vamos trazer uma definição mais completa, tá bem?

Na prática, o Big Data é capaz de trazer grandes benefícios para o seu dia a dia, podendo ser ser utilizado para aumentar a segurança, melhorar o ROI (retorno sobre investimento) de ações de marketing, reduzir custos, otimizar processos, realizar análises preditivas e prever até o comportamento do mercado.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos: 

– definir o que é Big Data;

– apresentar mais detalhes do conceito Logística 4.0;

– falar sobre a relação de Big Data e logística;

– trazer soluções disponíveis e utilizadas de Big Data aplicada à logística.

O que é Big Data?

O conceito se refere ao gerenciamento de dados complexos e de grande volume. Por conta dessas características especiais, esses números não podem ser atendidos normalmente, com bancos de dados tradicionais. Como falamos acima, o termo se baseia em três pontos, que começam com a letra v. São eles:

Volume – os dados acumulados chegam a marca dos terabytes ou petabytes.

Variedade – a origem e tipo dos dados são muito diversificados.

Velocidade – a informação precisa ser processada e disponibilizada muito rapidamente.

Vale reforçar que esses dados gerados, quando desconexos, não representam nenhum significado em especial. Podem parecer, inclusive, inúteis e confusos. Mas, quando analisados e relacionados entre si, por meio de técnicas adequadas, podem gerar informações preciosas para as empresas, além de novas soluções e insights. Por conta dessas vantagens e da necessidade de se diferenciar da concorrência, o conceito vem sendo amplamente adotado e discutido em empresas de diferentes setores.

Entenda agora o conceito Logística 4.0

Relacionado ao conceito de Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, a Logística 4.0 tem a ver com a digitalização e automação de processos. Atualmente, temos a possibilidade de gerar diversos tipos de dados, que podem ser úteis para análises e geração de atividades mais inteligentes. 

Além disso, na Logística 4.0, são utilizadas, de maneira combinada, novas tecnologias inteligentes de automação e troca de dados. Como exemplo disso, temos a Internet das Coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things) e a computação em nuvem (do inglês, cloud computing).  

A Internet das Coisas  é conhecida como uma espécie de fábrica inteligente. De forma bem prática, a ideia dessas inovações é unir aparelhos tecnológicos e modernos na rotina dos profissionais e das empresas.

Já a computação em nuvem é um termo novo para o armazenamento de dados, que podem ser acessados em qualquer momento e local de maneira 100% automatizada. Com isso, há uma inteligência ainda maior e melhor no processo de fabricação de mercadorias do início ao fim.

Como o Big Data pode ser utilizado; conheça soluções possíveis e utilizadas

1. Traçar hábitos e perfis de consumo

No processo de compra de um produto ou da contratação de um serviço, são gerados dados sobre o produto desejado, quantidade e o local de entrega. Esses dados são úteis para o centro de distribuição, onde a mercadoria será localizada e separada para remessa. O produto, conferido e embalado, segue para o transporte. Isso acontece todos os dias, com inúmeros produtos e clientes de regiões diferentes.

O Big Data vai disponibilizar dados como esses e outros relacionados para traçar um comportamento de consumo, mix de produtos mais requisitados, épocas do ano e região que mais consomem. Com isso, torna-se possível fazer análises preditivas das tendências de consumo de acordo com algum fato relevante, como uma variação climática drástica, por exemplo.

2. Evitar desperdício 

Você sabe quanto a sua empresa gasta com transporte por causa dos congestionamentos? Então, com o Big Data, é possível ter acesso a esse número com facilidade.

Ao reunir informações sobre o tráfego, distância, tempo de percurso, preço do combustível e canal de distribuição, você consegue visualizar o quanto vai gastar com a entrega da mercadoria. Se o custo não estiver de acordo com o orçamento estipulado, é possível adaptar a rota ou o horário da entrega.

3. Identificar os melhores roteiros e pontos de distribuição

É possível também mudar a frota e utilizar não apenas caminhões, mas também veículos menores para fazer entregas em distâncias reduzidas. Dessa forma, você une o conhecimento dos pontos de distribuição, número de pedidos para cada região e custo da entrega para promover mudanças estratégicas.

4. Verificar a previsibilidade da demanda

Outra possibilidade bastante interessante é que, com Big Data, é possível controlar o fluxo das operações de ponta a ponta: desde o fornecedor de matéria-prima até o transporte final. 

Ao descobrir, por exemplo, o tempo exato entre o recebimento do material e a finalização de produção, é possível identificar o volume de produtos que podem ser oferecidos para venda em determinado período. 

Ainda é possível prever os riscos de um atraso na entrega. Com isso, você pode criar maneiras de se resguardar, criando cláusulas contratuais para estabelecer penalidades nesses casos, por exemplo. 

Seguindo a mesma linha, o TruckPad foi desenvolvido com objetivo de ajudar na gestão de transportes. Ao conectar a transportadora que tem uma carga esperando para ser transportada com motoristas autônomos de qualidade disponíveis, você consegue economizar tempo, reduzir a burocracia e processos do tipo, além de eliminar gastos e custos, aumentando o valor da receita no final do mês e garantindo mais agilidade para a empresa. 

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!