Image

Cálculo de frete: passo a passo de como fazer

O cálculo de frete, se realizado antes do carregamento de mercadorias propriamente, pode ser de grande utilidade para a sua transportadora. Afinal, dessa forma, você consegue levantar gastos, encontrar meios mais econômicos e eficientes para o transporte de mercadorias. Além de, claro, se planejar de verdade para possíveis falhas e problemas. Algumas pessoas não sabem, mas atualmente existem maneiras de realizar o cálculo de frete online com muita praticidade.

Mas você deve estar se perguntando: onde eu acho essa calculadora de frete e como ela funciona? E, no caso de cálculo de frete autônomo, é diferente? E como posso calcular valor de frete? Neste artigo, vamos abordar essas respostas. Confira!

TruckPad Pay: Receba o pagamento dos seus fretes via app

O que é frete por km?

O termo frete por km nada mais é que um dos métodos mais populares para calcular o preço de uma remessa. Nesse cálculo, é levado em conta, em especial, a distância a ser percorrida entre a origem e o destino do transporte. 

E para que serve essa metodologia? O cálculo do frete por km considera como gastos as despesas do trajeto e outros custos fixos. Com isso, a empresa consegue ter uma clareza maior das despesas envolvidas no caso da gestão de frotas.

E por que calcular o custo por kilometragem rodada?

Ao usar essa metodologia de cálculo, o gestor de transportes conseguirá avaliar, com maior precisão, como cada veículo está promovendo gastos. Dessa forma, acompanhar como o orçamento destinado ao transporte da empresa está sendo consumido. 

Além disso, ao calcular o custo por kilometragem rodada, problemas financeiros que acontecem quando a instituição não está atenta a excessos e custos invisíveis são evitados e minimizados. Dessa maneira, é possível tornar o negócio mais lucrativo e reduzir despesas.

Conheça os tipos de frete disponíveis atualmente

Existem, hoje em dia, algumas opções disponíveis de frete. Para escolher a que melhor se adequa à sua realidade, são levadas em consideração informações, como a entrega das mercadorias, rota, produto e prazo. Veja mais abaixo!

Frete direto

Conhecido popularmente como frete normal, o frete direto é o tipo mais comum de envio. Além disso, nesse caso todo o procedimento é realizado entre a empresa contratante e a transportadora. A mercadoria é retirada no remetente e encaminhada diretamente para o destino final.

Frete por subcontratação

Aqui, nesse modelo de terceirização, a transportadora repassa o frete a outras empresas e passa a ser responsável somente pela gestão logística do procedimento de transporte.

Frete por redespacho

Esse meio de envio é muito parecido com o frete por subcontratação. No entanto, a única diferença, nesse caso, é que, antes de repassar a carga para a transportadora terceira, é feita a retirada do volume na empresa contratante.

CIF ou FOB, depois de decidir o frete….

Após realizar essa tomada de decisão, é avaliado qual será o acordo de responsabilidade pelo pagamento. Entretanto, existem duas opções basicamente: se será frete CIF ou FOB. Quer saber a diferença entre essas duas siglas?

Bom, CIF vem do Inglês “Cost, Insurance and Freight”, que, em tradução livre para o Português, significa Custo, Seguro e Frete. Nessa modalidade, o encargo é do remetente, ou seja,  é o vendedor (ou embarcador da carga) que se responsabiliza pelo custo do frete até a entrega ao cliente. 

Já FOB vem da sigla, também em Inglês, “Free On Board”, que, em tradução livre para o Português, corresponde a Livre a Bordo. Nesse caso, o valor é pago diretamente pelo cliente, o destinatário. Dessa forma, o vendedor das mercadorias só é responsável por elas até o momento em que são coletadas ou redespachadas. 

Afinal, vale destacar que, nos fretes por redespacho e subcontratação, a vantagem competitiva se dá em caso de aumento da malha transportadora. Isso porque o frete é direcionado às empresas com melhores características baseadas na entrega, o que torna o serviço mais ágil e eficiente.

ANTT e a Tabela de Pesos Mínimos: entenda o que é

Outro ponto importante no que envolve fretes é a Tabela de Pesos Mínimos, elaborada e divulgada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Além disso, esse material, como o nome já diz, estabelece os padrões mínimos desse modal de maneira nacional. 

Mas por que devo estimar o frete?

O cálculo de frete pode ser considerado por algumas pessoas como um trabalho extra. E, de fato, se pararmos para pensar, ele exige uma atenção antes do transporte de carga propriamente dito.

Mas esse tempo reservado para isso pode evitar dores de cabeça, gastos desnecessários e outros tipos de problemas. Por conta disso, para qualquer negócio, obter e se manter no sucesso é importante apostar em um planejamento estruturado e eficiente, que seja alinhado com toda a equipe.

Passo a passo para calcular frete com o Recalcula Frete

Passo 1

Primeiramente, acesse o site Recalcula Frete por meio deste link:

https://materiais.truckpad.com.br/recalcula_frete

Vale destacar que a plataforma é online e 100% gratuita, podendo ser utilizada no próprio navegador do seu computador. 

Passo 2

No campo inferior direito, insira a cidade de origem no campo de mesmo nome. Busque indicar o endereço mais completo possível, com rua completa, bairro e cidade. A própria ferramenta vai indicar alguns resultados, e você pode selecionar o que melhor se adequar. 

Passo 3

Faça o mesmo na cidade de destino, seguindo as orientações do passo anterior.

Passo 4

Caso precise adicionar mais de um destino, selecione o botão amarelo “adicionar destino” e siga as orientações do tópico passo 2. Se quiser deletar o destino, é só clicar na lixeira que aparece no canto do campo.

Passo 5

No campo com engrenagem, indique a quantidade de eixos do seu caminhão.

Passo 6

No campo ao lado da engrenagem, onde você encontra uma gota, escreva uma estimativa do consumo médio de combustível do seu caminhão (Km/L). 

Passo 7

Ao lado da gota, no campo de “posto”, indique uma estimativa do preço do diesel.  

Passo 8

Por fim, clique no botão verde “Calcular Custo” para receber os resultados. Eles irão aparecer na própria janela em alguns segundos. Lá, você vai encontrar os Preços Mínimos da ANTT por tipo de carga: geral, granel, neogranel, frigorificada e perigosa.

Agora deu para entender a importância do cálculo do frete antes da realização do transporte? Somente dessa forma, você vai evitar falhas, problemas e dores de cabeça, além de ainda conseguir economizar dinheiro do fluxo de caixa.

E você sabia que com o TruckPad Pay pós-pago você ganha até 10 dias para pagar o seu frete? Nada mal, né? Baixe agora o aplicativo e confira.

Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral. Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível.

Até a próxima!