Image
10 dicas sobre como fazer transporte de carga

10 dicas sobre como fazer transporte de carga

Garantir a segurança e a eficiência do transporte de carga é um dos maiores desafios de qualquer transportadora, não é mesmo? Inclusive, no caso das pequenas transportadoras, em que o número de funcionários é limitado, esse desafio é ainda maior. Por isso, é fundamental ter uma gestão eficaz e estratégica, que otimize os recursos e o fluxo de trabalho.

Afinal, fazer esse gerenciamento significa:

  • Planejar;
  • Acompanhar;
  • Analisar as atividades.

Tudo isso a fim de garantir que tudo seja feito com muita cautela, no prazo previsto e sem desperdício de recursos. Neste artigo, vamos dar a você 10 dicas para fazer o transporte de carga de forma correta e segura. Vamos lá?

Como fazer o processo correto de transporte de carga

Quem trabalha com transporte de carga sabe que as tarefas vão muito além de levar a carga de um lugar à outro. Então, para fazer a locomoção da forma correta desses tipos de carga, o trabalho começa ainda na análise da carga e do veículo mais adequado para transportá-la. Isso porque cada tipo de carga exige um veículo específico e transportar em veículo inapropriado pode gerar má estabilidade do caminhão, danos na carga e até acidentes.

Outros pontos importantes nessa etapa são:

  • Garantir que o veículo está em boas condições;
  • Conferir se o motorista escolhido é treinado para a função;
  • Observar se o peso da carga não está excedendo o peso comportado pelo caminhão.

Enfim, com tudo isso definido, é hora de buscar a carga no endereço de origem, estabelecer a melhor rota para a entrega e preparar todos os documentos fiscais, como nota fiscal, guias de impostos e taxas necessárias.

Dicas para garantir a eficiência e a segurança

Mas como otimizar ainda mais o transporte de carga, se eu já faço o processo da forma correta? Existem outros pontos de atenção para deixá-lo mais eficiente e mais seguro? A resposta para todas essas perguntas é sim. Por isso, para ajudar você nessa tarefa, nós separamos as dez melhor dicas para você garantir a qualidade, a rapidez e o custo-benefício do seu trabalho.

1. Padronize seus processos

Criar um padrão significa organizar uma rotina que facilite o carregamento de cargas em diferentes segmentos. Além disso, mantendo um fluxo de trabalho previamente determinado, considerando todos os passos e necessidades da operação, você tem:

  • Mais agilidade;
  • Diminui a chance de erros;
  • Reduz o tempo gasto nas tarefas.

2. Faça a gestão estratégica

Para começar, você precisa entender que a gestão estratégica é fundamental para uma transportadora de cargas que quer manter um controle interno eficiente e alcançar resultados cada vez melhores. Para isso, você pode usar a tecnologia. As planilhas de Excel são ótimas aliadas na hora de listar todos os processos da sua transportadora. Além disso, elas ajudam você a ter uma visão global para:

  • Reduzir custos;
  • Identificar possíveis gargalos;
  • Aumentar a eficiência;
  • Prestar um serviço de excelência para seus clientes.

3. Controle os indicadores de logística

Acompanhar os indicadores de desempenho da sua transportadora é fundamental na hora de identificar possíveis problemas e corrigi-los para minimizar qualquer risco no transporte de carga. Para isso, mantenha organizadas todas as informações sobre cargas, rotas, veículos, funcionários, etc.

4.  Crie um Plano de Gestão dos Riscos

O Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) tem o objetivo de reduzir ao mínimo os roubos e acidentes no transporte de carga, diminuindo as perdas de dinheiro e garantindo a eficiência do serviço prestado. No geral, o PGR é composto pela aliança entre as tecnologias digitais e estratégias de rotas. Para desenvolver um PGR efetivo, você precisa:

  • Estabelecer o escopo do plano;
  • Reunir as informações relativas aos processos;
  • Fazer o levantamento dos riscos;
  • Determinar os controles para cada risco;
  • Definir uma probabilidade para cada risco;
  • Analisar o impacto de cada risco para a empresa;
  • Identificar o nível do risco;
  • Organizar os riscos de acordo com as análises de impacto;
  • Programar ações de mitigação e contingência;
  • Avaliar a eficiência das estratégias definidas;
  • Fazer o monitoramento dos riscos.

5. Contrate o seguro certo

A segurança no transporte de carga é um dos pontos mais importantes para uma transportadora. Por isso, contratar um seguro é ter tranquilidade para realizar a entrega da mercadoria. Além dos produtos, você também está garantindo a segurança do caminhoneiro que fará o transporte. Existem vários tipos de seguros de carga, nossa dica é: escolha o melhor para a sua necessidade. Em resumo, analise o trecho e a modalidade de frete para contratar o seguro que atende exatamente ao que você precisa.

6. Defina a melhor rota

Outro ponto fundamental para a eficiência e a segurança no transporte de carga e descarga é definir a rota do caminhoneiro considerando não só os trechos mais seguros, mas também os trechos em melhores condições. Ou seja, trafegar em rodovias em bom estado de conservação diminui os impactos ao veículo e as chances de acidentes e imprevistos que aumentam o tempo de transporte.

7. Confira as condições do veículo

Observar se o veículo está nas condições adequadas à viagem é fundamental. Afinal, nenhum veículo pode sair para o transporte sem antes passar por uma inspeção. O estado dos pneus, os freios, o nível do óleo e do combustível devem ser conferidos. Além disso, é preciso verificar todos os itens de segurança do veículo, do cinto de segurança ao estepe.

8. Escolha o veículo adequado

Para garantir que a carga seja transportada com segurança, no prazo combinado e com o maior custo benefício para sua transportadora, você precisa escolher muito bem o veículo que usará, ou seja, o tipo de caminhão. Ele precisa ser adequado à carga transportada, suportando seu peso, e precisa estar 100% regular. Muitas vezes não se tem o veículo necessário para fazer o transporte e é, por isso, que a nossa próxima dica é tão valiosa.

9. Contrate caminhoneiros autônomos

Contratar um motorista autônomo é uma das formas mais eficientes de economizar recursos da sua transportadora. Com isso em mãos você:

  • Evita o desperdício com uma frota ociosa;
  • Garantir a agilidade da sua logística;
  • Dá vazão às suas cargas sempre que necessário.

Mas como encontrar profissionais qualificados e com veículos adequados para fazer o transporte da carga? A nossa próxima dica tem essa resposta.

10. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia facilita muito o contato com caminhoneiros autônomos para fazer o transporte de carga. Por isso, usar a era digital é fundamental! O TruckPad é um exemplo disso. 

Afinal, se trata de uma ferramenta digital que conecta transportadoras a à motoristas autônomos, permitindo que você anuncie sua carga para caminhão para 1 milhão de motoristas e contrate motoristas com 1 clique.

Além disso, com o aplicativo TruckPad Pay você recebe o dinheiro dos seus fretes no celular e ganha um mundo de vantagens!

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse. Aproveite e, logo abaixo, baixe o nosso eBook gratuitamente sobre como contratar motoristas autônomos.

Obrigado por ler até aqui!