Image

Certificações ambientais na logística: por que fazer?

Mundo mais consciente. Imagem ilustrando planeta terra

Não há dúvidas: estamos caminhando para um futuro cada vez mais verde. As preocupações com práticas sustentáveis estão adentrando todas as áreas de trabalho e se tornando até mesmo critério de seleção na hora das empresas escolherem seus fornecedores.

No transporte de cargas, é claro, não teria como ser diferente. Por isso, para manter você atualizado nesse debate, o nosso artigo de hoje explica um pouco mais sobre o que são, quais são as vantagens e alguns exemplos de certificações ambientais da logística. Acompanhe!

O que são certificações ambientais?

As certificações ambientais são uma espécie de atestado de que a sua empresa está seguindo um conjunto de regras que permitem que ela seja considerada ambientalmente consciente.

Elas foram criadas para garantir que existam práticas de mercado mais sustentáveis, que levem em consideração:
Níveis de emissão de carbono, de poluição ambiental,
– Cuidados para a não-contaminação do lençol freático,
– Entre outras questões associadas a uma melhor integração das atividades produtivas ao meio ambiente.

Outro objetivo das certificações ambientais é destacar as empresas que têm na prática uma preocupação ambiental e que prometem realizar os transportes de carga levando em consideração as melhores práticas com relação ao cuidado com o meio ambiente.

Para isso, geralmente são criados por instituições (como a ISO) ou governos conjuntos de regras de conduta, que envolvem critérios técnicos e jurídicos a serem seguidos.

Caso a empresa cumpra todas as regras propostas, ela se torna portadora de uma dessas certificações ambientais, como forma de registrar o seu comprometimento com a sustentabilidade e a qualidade do trabalho da empresa perante esse tema.

Certificações ambientais na logística: por que apostar?

Para conseguir tirar as certidões ambientais, é preciso ajustar uma série de processos na maneira de trabalhar da sua transportadora. Portanto, é preciso um investimento de tempo para refazer os processos da empresa, treinar as equipes e readequar o trabalho para cumprir as exigências. Por isso, fica a pergunta: vale a pena?

Por isso, aqui você conhece algumas vantagens de apostar nas certificações ambientais na logística. 

1. É um registro do seu comprometimento

As certificações ambientais funcionam como documentos que comprovam que a sua cadeia logística pode ser classificada como eficiente ambientalmente.

Ou seja, é uma forma de atestar os seus esforços e comprometimento, para o caso de precisar ser comprovado em alguma concorrência por licenciamento ou algum processo de contratação.

2. Passa maior segurança para os clientes

As certidões ambientais são especialmente úteis no caso de você possuir clientes cujas cargas podem causar danos ao meio ambiente (se não tratadas adequadamente) ou quando a empresa dos seus clientes tem a imagem muito atrelada à sustentabilidade.

Em ambos os casos, elas tendem a ser mais preocupadas com as atitudes dos seus fornecedores com relação à segurança do meio ambiente. Por isso, as certificações ambientais passam a segurança de que a sua transportadora é um fornecedor que está atento a essas questões e pronto para agir dentro das boas práticas.

3. Pode se tornar um critério de seleção

Independente do ramo de atuação, os clientes e investidores estão cada vez mais dando preferência àquelas empresas que têm práticas mais sustentáveis, inclusive estando dispostos a pagar a mais por serviços que ofereçam esse diferencial.

Por isso, em um primeiro momento, as certificações ambientais na logística se tornam uma forma de se destacar dos concorrentes, podendo se tornar até mesmo um critério para que os seus clientes escolham a sua transportadora.

4. Melhora a imagem da sua marca

E, claro, se os clientes estão vendo cada vez mais com bons olhos as empresas que têm práticas mais sustentáveis de trabalho, então tirar certificações ambientais é algo que traz também um ganho de reputação para a sua marca.

Isso pode ser usado para divulgar em assessoria de imprensa nos principais veículos que tratam sobre transporte de cargas, para dar destaque à sua transportadora.

5. Garante que você trabalhe dentro das leis

No geral, as certificações ambientais também levam em consideração nas suas regras as legislações do transporte de carga no que diz respeito ao meio ambiente. Por isso, manter as suas certificações em dia significa se manter em dia também com as regulamentações que existem no seu campo de atuação.

Conheça algumas certificações ambientais

SASSMAQ

A sigla SASSMAQ significa Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade e já falamos sobre ela no nosso post sobre certificações ISO.

A SASSMAQ é focada no transporte de produtos químicos. Ela existe para garantir que não haja danos aos seres humanos ou ao meio ambiente durante o transporte de mercadorias deste tipo, evitando problemas como a infiltração de produtos químicos no lençol freático por derramamento.

Transqualit Green

O Transqualit é um conjunto de normas ISO focadas no setor de transporte de cargas e logística.

Cada uma das suas certificações tem validade de um ano e foram desenvolvidas em parceria pela:
– Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística,
– ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
– FCAV (Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Entre as opções da Transqualit existem certificações ambientais, que são chamadas de Transqualit Green. Elas são usadas para qualificar os serviços prestados pelas transportadoras que trabalham com mercadorias que possam causar danos à saude e ao meio ambiente.

ISO 14000

Uma das certificações ambientais é a ISO 14000 é um conjunto de normas focados em gestão ambiental e criado pela International Organization for Standardization

Seu objetivo é evitar que o funcionamento das empresas cause danos ambientais e padronizar os processos de como devem funcionar as empresas que utilizem recursos extraídos da natureza.

AATPP/Ibama

O Ibama é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Ele é o responsável por emitir a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos, uma das existentes certificações ambientais para logística.

Esse documento se tornou obrigatório desde junho de 2012 e serve para regulamentar as normas de autorização ambiental para para todas as transportadoras que fazem transporte de cargas perigosas em rodovias interestaduais.