Image

Nível de serviço logístico: o que é e por que esse conceito é tão importante?

Avaliar o serviço logístico

O que é nível de serviço logístico? O conceito nada mais é que um conjunto de técnicas cujo objetivo é medir e acompanhar a qualidade do serviços prestados por terceiros. Para a realização de processos logísticos, é bastante comum que a empresa conte com parcerias com outras organizações. 

Dessa forma, com mais equipes e empresas envolvidas, o controle de qualidade torna-se um desafio maior e mais complexo. Para evitar qualquer problema, é bastante importante ficar atento à execução do processo e criar um sistema inteligente capaz de acompanhar a performance das diferentes instituições envolvidas. Assim, você consegue manter um padrão de qualidade e também estabelecer uma reputação corporativa.   

Mas quais elementos do nível de serviço logístico devem ser considerados? Neste artigo, vamos:

– definir o que é nível de serviço logístico;

– explicar sua importância para o setor e para a sua empresa;

– dar dicas de como estabelecer os melhores indicadores de performance;

– apresentar bons exemplos de indicadores para medir a qualidade do seu negócio.

Nível de serviço logístico: veja detalhes sobre esse conceito tão relevante e entenda por que você deve aplicá-lo para ontem

O nível de serviço logístico tem relação direta com a qualidade e com o desempenho gerado pelos seus fornecedores contratados. Na prática, o conceito refere-se a uma forma prática de medir esses serviços prestados, gerando mais facilidade em acompanhar a performance de equipes terceirizadas que não fazem parte do seu quadro de funcionários no dia a dia.  

Além de facilitar a identificação de falhas e possíveis problemas, esse sistema possibilita que sejam encontrados as fortalezas da empresa terceirizada. Ou seja, é possível perceber pelos dados quais as melhores características das entregas e também o que mais tem deixado a desejar. Os dados, na verdade, são úteis para relevar oportunidade mal exploradas e serviços que podem ser melhor executados.

O nível de serviço logístico é bastante interessante, portanto, para garantir a fidelização do cliente. Essa é a grande conquista de quem tem um sistema de métrica funcionando e faz a análise e interpretação desses dados. Sendo assim, ao fazer os estudos e buscar a melhoria, o cliente percebe a qualidade do produto e do serviço, colocando-o como um item essencial, o que garante a fidelização. 

Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, as empresas buscam se diferenciar e mostrar ao público seus principais valores para manter as vendas. Com um sistema de logística afiado, é possível conquistar o cliente e, com isso, angariar vantagens competitivas para a organização e garantir uma receita estável e lucrativa. 

O que medir no nível de serviço logístico?

Existe um outro conceito bastante relevante, chamado KPI. Sigla do termo em Inglês “Key Performance Indicator”, essa metodologia busca a partir de números acompanhar a qualidade de um determinado serviço ou produto. Vale reforçar que o KPI utiliza apenas dados quantitativos, ou seja, números. Para esse estudo, nunca são utilizadas análises qualitativas, que se apoiam em pesquisas, impressões e opiniões expressas por meio de palavras.

Da mesma forma, é possível criar KPIs para medir a qualidade do serviço prestado por outros. Para criar esses indicadores, é importante definir quais são os processos e/ou valores mais importantes no momento. Isso porque ter muitos indicadores não é chave de sucesso não. Muito pelo contrário! É importante estabelecer o que é importante e a partir disso criar os KPIs adequados. Assim, você mantém a equipe direcionada para o que é importante e, de fato, consegue acompanhar a qualidade, elaborar e executar ajustes quando necessário. 

Confira os dois melhores exemplos de indicadores para o nível de serviço logístico

Existem diversas opções de indicadores disponíveis. Porém, como adiantamos, é importante definir quais valem a pena ser acompanhados com afinco, para assim não gerar dispersão na equipe. De maneira geral, existem dois KPIs muito relevantes para metrificar o serviço logístico: frete correto e pedido perfeito. 

Frete Correto

Esse indicador garante visibilidade à rotina do transportador e permite analisar se ele está cobrando o frete que foi combinado através da negociações  e estabelecido no contrato, sem valores divergentes. Lembrando que, para calcular o valor do frete, é necessário ter alguns dados em mãos, como o peso e a dimensão do produto transportado.

Pedido Perfeito

Também conhecido como entrega perfeita, esse KPI informa se houve algum problema, como perda de agendamento, atraso na entrega, em alguma viagem do fornecedor contratado por meio das notas fiscais. Dessa forma, é possível entender se os seus parceiros estão com alguma dificuldade nas entregas. Se sim, é possível criar um rápido plano de ação para evitar prejuízos a imagem da sua empresa, sem interferir no cumprimento das entregas com o seu cliente.

Na prática, o pedido perfeito é o percentual de pedidos entregues no prazo negociado, sem avarias e sem problemas com documentação fiscal.

Outros exemplos de KPIs que podem ser úteis para o seu negócio

Taxa de giro do caminhão

O KPI, nesse caso, vai medir o tempo médio entre a chegada do veículo e a sua saída.

Entregas realizadas no prazo

É o percentual que identifica as entregas realizadas no tempo combinado previamente.

Aproveitamento da capacidade de carga útil do caminhão

É o percentual que mede a utilização da capacidade de carga do veículo. O indicador de desempenho é bastante útil para empresas que realizam o transporte rodoviário.

Dicas para que a metodologia de nível de serviço logístico funcione

1. Transparência 

É fundamental que haja transparência para que a metodologia dê certo. Ou seja, os funcionários devem estar todos na mesma página, recebendo as novas orientações, informações sobre a metodologia, além dos dados computados com frequência.

2. Cultura organizacional

Para que a metodologia funcione em alto nível, é essencial que seja criada uma rotina para o funcionário ter contato com ela. E, claro, a relevância aumenta caso a liderança do departamento mostre o valor e a importância da coleta e análise desses dados.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Então, continue por aqui. A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!