Image

Como um aplicativo de frete pode ajudar sua transportadora?

Você sabia que existe uma maneira de ampliar os negócios da sua empresa com pouca burocracia e baixo investimento? Pois é, assim como aconteceu em vários tipos de serviços, a tecnologia chegou também no segmento das transportadoras com o aplicativo de frete.

Por isso, no artigo de hoje explicamos mais sobre o que é um aplicativo de fretes, e como tirar vantagens do seu uso. Acompanhe! 

O que é um aplicativo de frete?

Um aplicativo de cargas e fretes serve para conectar motoristas de caminhão autônomos às transportadoras. De forma que a empresa possa encontrar, contratar e gerenciar esses motoristas com facilidade.

Ele funciona como uma espécie de Loggi, Rappi e outros aplicativos para contratação de motoboys, por exemplo. A transportadora precisa enviar a carga do cliente de um ponto A a um ponto B e, para isso, vai em busca de motoristas que estejam no sistema do app de fretes naquelas redondezas. Os motoristas, por sua vez, podem ou não aceitar aquele trabalho pontual.

Vantagens de usar um aplicativo de cargas e fretes

Como um aplicativo de frete pode ajudar sua transportadora?

Existem diversos benefícios no uso do aplicativo de frete para as transportadoras, desde questões logísticas às financeiras. Confira alguns bons motivos para adotar o uso de app de fretes na sua empresa.

1. Dá mais rapidez na contratação

Todo negócio se depara com períodos de sazonalidade, em que a demanda por serviços aumenta ou diminui. Porém, será que a alta na procura justifica a contratação fixa de mais funcionários, a compra de novos veículos e a necessidade de fornecer mais manutenção para todos eles ao longo do ano?

O app de fretes é o seu melhor amigo para conseguir dar conta de altas demandas temporárias, sem precisar fazer grandes investimentos. Isso porque ele possibilita a contratação imediata de motoristas para trabalhos pontuais. De forma que você sempre esteja disposto a fechar o serviço com um cliente, mesmo que a sua infraestrutura inicialmente não desse conta dessa entrega. É como se você estivesse aumentando a sua frota rapidamente, porém apenas em caráter temporário.

2. App de fretes traz redução nos custos

Em períodos de crise, por exemplo, a manutenção, a troca de peças dos veículos e a renovação da frota pode se tornar um grande empecilho para as transportadoras, que se veem com pouco trabalho e muitos gastos.

Porém, as empresas que trabalham com o aplicativo de frete não sofrem tanto com esse problema, uma vez que os caminhões são dos motoristas contratados e eles são pagos apenas pelos trabalhos executados, sem qualquer vínculo de longo prazo com a empresa.

Com isso, você se preocupa menos com os altos custos de manter e comprar os caminhões e tem mais tempo para ir atrás de novos clientes ou pensar novas estratégias para aumentar a sua margem de lucros.

3. Aplicativo de fretes garante variedade na frota

Uma das principais vantagens de se trabalhar com um aplicativo de cargas e fretes é que você pode filtrar a sua busca por tipo de caminhão que deseja contratar para o serviço.

Sabe por que isso é um benefício? Porque se você fosse agregar um caminhão por um longo período ou tivesse um veículo próprio da transportadora, ficaria preso aos serviços de transporte que aquele modelo pudesse comportar. 

Com o app de fretes, você pode ter à sua disposição uma grande variedade de modelos de caminhão, que sirvam para os mais variados tipos de frete.

4. Permite trabalhar com segurança

O aplicativo de frete permite que toda a documentação do motorista seja conferida dentro da plataforma, mantendo as informações guardadas e acessíveis. Além disso, é comum que eles também disponibilizem a opção de fazer um acompanhamento em tempo real da carga enviada. Por fim, os motoristas também são avaliados dentro da plataforma, conforme a qualidade do seu trabalho.

Com isso, tanto a transportadora (pela preocupação com a sua reputação no mercado) quanto o cliente (pela preocupação com o conteúdo do frete) ficam mais tranquilos sobre a segurança da entrega.

5. App de fretes dá uma maior amplitude geográfica

É comum que as transportadoras tenham uma certa dificuldade de cobrir todo o território brasileiro, que é realmente extenso, por questões logísticas: a necessidade de muitos caminhões para isso, manter diversos pátios de estacionamento, ter funcionários em várias regiões, etc. Com isso, muitas acabam recorrendo a parcerias com outras transportadoras, que ficam com uma parte dos lucros do frete.

Porém, com o uso do aplicativo de frete, a sua transportadora consegue se comunicar com caminhoneiros em qualquer cidade do país, mesmo que você não tenha fornecedores conhecidos por lá. Assim, a empresa ganha escala geograficamente e consegue atender a serviços em diferentes regiões, sem a necessidade de investir muitos recursos.

Além disso, outro aplicativo que pode ajudar quando assunto é frete, é o TruckPad Pay. Com ele você pode pagar ou receber o valor do frete de forma digital via app. Baixe agora e confira!