Image
Rastreamento de cargas: o que é, como e por que fazer?

Rastreamento de cargas: o que é, como e por que fazer?

Longe de ser apenas um gasto a mais, o rastreamento de cargas pode ter consequências benéficas para o setor logístico e de vendas da sua empresa, além de afetar no orçamento, nas operações e até na imagem da transportadora. 

Por isso, no artigo de hoje trazemos informações para você entender melhor como funciona o rastreamento de cargas e os motivos pelos quais colocar um rastreador nos veículos da sua frota é uma boa ideia.

Confira!

O que é e como funciona o rastreamento de cargas?

O rastreamento de cargas permite que a equipe de logística da transportadora e o cliente que receberá a carga saibam como está correndo e onde está a mercadoria a ser recebida.

Sendo assim, a forma mais comum de fazer esse monitoramento de cargas é usando um dispositivo GPS, que irá enviar o posicionamento em tempo real do caminhão.

Assim, esse rastreio de mercadoria pode ser acompanhado em mapas digitais, integrados a softwares de gestão da frota, no escritório da empresa.

Além do caminho percorrido, a rastreabilidade de cargas também oferece algumas outras informações sobre o transporte, como dados sobre a aceleração do veículo, abertura de portas, períodos de pausa do caminhão e a jornada de trabalho do motorista.

Assim, o rastreio de mercadoria pode ser enviado também para o cliente, que receberá mensagens via SMS ou por e-mail.

Elas irão informar possíveis atrasos na entrega ou, caso tudo corra bem, apenas informações sobre quando o produto que ela espera saiu para a entrega, chegou à cidade de destino e uma data estimada de quando deve estar à sua porta.

Outras formas de monitoramento de cargas

Além do GPS, o rastreamento de cargas pode ser feito por dois outros métodos: a radiofrequência (que faz apenas o monitoramento de cargas em tempo real) ou a telemetria (mais completa, ela faz o rastreio de mercadoria, registra dados de frenagem e períodos de parada do veículo), que pode usar sinais de rádio ou de satélite.

As vantagens do rastreamento de veículos de carga

People using Mobile phone and illustration connectivity to control truck fleet GPS with container depot shipping industry logistics background.

Portanto, não faltam motivos para a sua transportadora fazer o rastreamento de cargas, tanto por ganhos financeiros, quanto pelos logísticos. Confira alguns dos principais deles.

1. Rastrear carga reduz riscos

Quando o veículo possui rastreador, são inibidas tentativas de roubo e extravio dos produtos. E, caso ainda assim isso aconteça, a seguradora consegue usar o rastreamento para saber onde o caminhão está e recuperar parte ou toda a carga. 

Além da questão do roubo e extravio, também é possível evitar avarias nos produtos, já que frenagens bruscas são registradas, e evitar erros na rota que possam prejudicar o prazo de entrega.

💡 Veja Mais: Faça de forma segura e rápida o seu Gerenciamento de Risco.

2. Rastrear carga ajuda na sua logística

Os sistemas de rastreamento de veículos de carga registram dados sobre a carga transportada, o trajeto percorrido, o destino e os profissionais responsáveis por levar a encomenda até o cliente em cada trecho do frete. 

Com essa integração de informações, o setor de logística da empresa sabe quando a entrega foi feita e passa a poder contar com aquele veículo novamente para mais fretes.

Além disso, fica mais fácil acompanhar quando o caminhão precisa abastecer, a quilometragem rodada, a necessidade de manutenções, além de saber onde estão os problemas no processo logístico que precisam ser melhorados.

Outro time que pode ser ajudado pelos dados de monitoramento de cargas é a àrea de vendas, que pode usar os altos índices de entrega no tempo certo para negociar com novos clientes e oferecer prazos de entrega mais vantajosos.

3. Rastrear carga aumenta suas opções de negócios

O rastreio de mercadoria é exigido em contrato pelas seguradoras quando vão fazer uma apólice para cargas de alto valor.

Portanto, caso a sua transportadora tenha interesse em trabalhar com esse tipo de produto, será necessário instalar o rastreador nos veículos que sejam usados para estes fretes.

4. Rastrear carga reduz custos

Quando o setor logístico usa o rastreamento de cargas para ter controle da rota a ser adotada, é possível garantir que o caminhoneiro vá pelo caminho com menos pedágios, com menos trânsito e com o menor percurso.

No longo prazo, a redução de pedágios pode significar uma economia sensível para a sua transportadora. Já o menor percurso é um ganho duplo: reduz-se os gastos com combustível e o caminhão fica disponível para novas entregas mais rapidamente.

Por fim, a capacidade de evitar o trânsito garante menos gasto de combustível e menos atrasos na entrega – uma vantagem não só financeira, mas de satisfação do cliente.

5. Rastrear carga garante mais agilidade

O monitoramento de cargas conta com indicadores de falha, que notificam problemas no percurso (como desvios da rota ou problemas no veículo) e oferecem maneiras de corrigi-los.

Além disso, o rastreamento de cargas conta também com um alarme de risco, que emite sinais de aviso para a transportadora no caso de aparecerem problemas pelo caminho. E, se preferir, a transportadora também pode ativar o envio de mensagens para o cliente, assim ele é informado imediatamente caso vá haver algum atraso na sua encomenda.

Tudo isso permite que a transportadora aja com mais prontidão no caso de uma necessidade de troca de veículo ou de rota, por exemplo, o que faz com que o prazo da entrega não seja afetado. 

6. Rastrear carga traz uma maior satisfação do cliente

rastreamento-de-cargas

Por si só, o monitoramento de cargas já dá ao cliente uma maior tranquilidade em relação à sua mercadoria, já que ele consegue visualizar em detalhes o caminho que está sendo percorrido até chegar no destino.

Contudo, o rastreio de mercadoria tem como objetivo garantir uma entrega sempre na data certa e em segurança.

Isso contribui para uma fidelização dos clientes, já que eles sabem que podem contar com a sua transportadora, e uma maior estabilidade financeira da sua empresa, por conta da recorrência de serviços contratados pelos mesmos clientes.

E aí, deu para perceber quanto o rastreamento de cargas é importante e faz toda a diferença no setor logístico, não é mesmo?

Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral. Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível.

Até a próxima!