Image
Como diminuir o consumo de combustível da sua frota

Como diminuir o consumo de combustível da sua frota

A sua transportadora faz um controle rígido dos gastos com consumo de combustível? Vocês sabem se há veículos que estão gastando mais do que deveriam? Há registros de quais são as médias mensais de gastos em abastecimento com cada caminhão?

A resposta para essas perguntas deve estar na ponta da língua. Afinal, se você souber como diminuir o consumo de combustível, pode gerar economia suficiente para tornar a sua empresa mais competitiva e barata, logisticamente falando. Quer saber como? Confira as dicas do nosso post e boa leitura!

Por que reduzir o seu consumo de combustível é importante?

economia no transporte de cargas

A primeira resposta para essa pergunta parece óbvia: um alto consumo de combustível resulta em altos gastos para a operação da sua empresa, portanto a economia seria o fator principal para se preocupar com essa redução.

Porém, a verdade é que fazer o cálculo de consumo de combustível com frequência e observar de perto esse número pode trazer até mais competitividade para a sua transportadora. Isso acontece porque o abastecimento do tanque afeta no preço do serviço cobrado ao cliente. Ou seja, se você consome menos, gasta menos e pode oferecer preços melhores, saindo à frente da concorrência.

Além disso, se a economia com o abastecimento for empregada na renovação da frota, por exemplo, ou na compra de novas tecnologias, que melhorem os serviços e garantam a maior satisfação dos clientes, a redução do seu consumo de combustível pode ser o fator que faltava para fechar mais contratos e fidelizar serviços.

Como diminuir o consumo de combustível

planejamento das rotas de cargas

1. Planeje corretamente as rotas

Uma das maneiras mais fáceis de conter um alto consumo de combustível é tendo atenção ao caminho: busque rotas mais curtas e estude-as para ver também se elas costumam ficar em zonas onde o trânsito não é algo corriqueiro. Cada minuto perdido no engarrafamento significa que o combustível está sendo gasto inutilmente e a sua encomenda continua longe de ser entregue.

2. Deixe a manutenção dos veículos em dia

É importante manter o motor dos caminhões da sua transportadora em bom funcionamento, conferindo a necessidade de renovar o óleo, trocar o filtro de ar (afinal, as impurezas que ele deixa de filtrar fazem com que o consumo de combustível aumente muito) e o funcionamento das peças.  

Um motor que não está em bom funcionamento tem um alto consumo de combustível e gasta também com mais reparos. Ou seja, o gasto é duplicado.

3. Treine bem os seus motoristas

Um dos fatores que mais altera o cálculo de consumo de combustível é a ausência de uma direção defensiva. Com um bom treinamento, os motoristas podem ser ensinados a identificar o momento ideal de trocar a marcha, além de manter a velocidade constante, evitando frenagens ou acelerações bruscas, condutas que ajudam a manter a economia no consumo de combustível.

4. Preste atenção aos preços dos postos

Quando fazemos o cálculo do consumo de combustível, o preço do litro da gasolina tem um impacto grande. Por isso, é importante manter uma vigilância e uma comparação constante sobre os preços do litro do combustível em cada posto próximo à sua transportadora, de forma a identificar as variações e aproveitar quando eles estiverem baixando.

E, já que uma transportadora requer um abastecimento constante da sua frota, uma boa ideia pode ser estabelecer uma parceria com algum posto, garantindo descontos para a empresa em troca da fidelidade.

Porém, é preciso se certificar de que o posto de abastecimento selecionado seja de confiança e observar se há alteração no consumo do combustível mesmo assim. A prática de alterar o combustível infelizmente é comum e pode acabar custando caro ao orçamento da sua transportadora.

5. Acompanhe os deslocamentos em tempo real

Como falamos logo no primeiro tópico, planejar as rotas corretamente ajuda a reduzir um alto consumo de combustível. Outra medida que pode auxiliar a sua empresa nessa missão é ter aparelhos de rastreamento de frotas.

Com esses softwares, é possível saber se o caminhão está indo para uma estrada que engarrafada ou com algum acidente pelo caminho e avisar o motorista da necessidade de uma mudança na rota em tempo real. Assim, evita-se que o caminhão fique parado n trânsito, consumindo gasolina desnecessariamente.

6. Use um software de controle de abastecimento

Ainda no campo da tecnologia, a adoção de um software que ajude a calcular média de combustível gasto por viagem. O que pode servir como informação a ser considerada na hora de planejar as rotas.

Eles geralmente oferecem também informações sobre o consumo de combustível por quilômetro rodado pelo veículo, trazendo dados relevantes para analisar quais são os caminhões mais econômicos da sua frota, de forma que eles possam ser priorizados.

7. Compre veículos mais econômicos

Aproveitando a dica anterior, você pode se valer dos dados aferidos pelo software de controle de abastecimento para decidir quais modelos de caminhão devem ser comprados ao renovar a sua frota.

A pesquisa dos modelos com motor que exigem menor consumo deve ser detalhada, para que você já saia do pátio com uma vantagem financeira.

8. Renove a frota na hora certa

Falando em comprar caminhões, é importante entender até quando manter veículos antigos na sua frota se torna realmente uma economia. Motores velhos, com muitos quilômetros rodados ou que já passaram por muitos acidentes e trocas de peça tendem a demonstrar um rendimento abaixo do esperado, o que gera um alto consumo de combustível e muitos gastos com manutenção.

Para começar a fazer essa análise, tente calcular o consumo de combustível por km. Em seguida, multiplique esse consumo pelo dia a dia do caminhão (quantas viagens ele costuma fazer, para qual distância) e veja se, no longo prazo, a escolha mais inteligente financeiramente realmente é mantê-lo na sua empresa.

9. Ensine os motoristas a usar o ar condicionado

Até cerca de 40km/h, as janelas podem ficar abertas para refrescar o caminhão e economizar no consumo de combustível do ar condicionado. Acima dessa velocidade, porém, o ideal é ligar o ar condicionado, já que a resistência do ar fica tão forte que faz com que o veículo gaste mais combustível com as janelas abertas.

Porém, é sempre importante lembrar-se de desligar o ar condicionado quando a cabine já estiver gelada, para manter os gastos no mínimo possível.

10. Diminua a resistência do ar

Além de fechar as janelas para reduzir a resistência do ar, existem outras medidas que podem ser tomadas para que a força do vento no sentido oposto ao veículo não cause um alto consumo de combustível.

Uma delas é identificar qual é a velocidade ideal de tráfego do caminhão. Explico: a partir de uma determinada velocidade, que varia de acordo com o modelo do veículo, mesmo com as janelas fechadas, o caminhão faz força para quebrar o vento e, por isso, acaba tendo um maior consumo de combustível. Para isso, o ideal é calcular média de combustível gasto por trecho, de acordo com a velocidade percorrida.

Acessórios como calotas nas rodas e defletores de ar também podem ser adicionados ao caminhão, para ajudar a enfrentar a resistência do ar.

11. Calibre os pneus regularmente

Voltando a falar sobre manutenção do veículo, calibrar os pneus a cada semana ou quinzena (dependendo de se o caminhão está enfrentando terrenos muito acidentados, como acontece em muitas das estradas brasileiras) é uma boa medida de como diminuir o consumo de combustível.

Pneus mal calibrados oferecem maior resistência para serem colocados em movimento. O que faz com que o veículo aumente o consumo de combustível para lutar contra essa tração. Acredite se quiser, apenas 10% de diferença na calibragem pode resultar de 6 a 10% de aumento no consumo de combustível.

Para evitar esse problema, siga sempre as instruções do fabricante do veículo sobre qual é a pressão ideal que os pneus precisam apresentar. E, caso o caminhão esteja com peso máximo de carga, a calibragem deve ser feita de acordo.

12. Alinhe os pneus regularmente também

O alinhamento dos pneus também deve ser considerado algo de rotina na estratégia de como diminuir o consumo de combustível. Afinal, rodas desalinhadas geram um maior atrito com o solo e dificultam o rolamento, consumindo os pneus irregularmente e gastando mais gasolina do tanque para colocá-las em movimento. Ou seja, ficar atento a isso pode significar economia em dose dupla!

13. Evite o ponto morto

Outra das estratégias de como diminuir o consumo de combustível que pode ser ensinada aos motoristas da empresa é a de não deixar o carro “na banguela”, como eles dizem. Se antigamente isso era sinal de economia de gasolina, hoje em dia os modelos novos de caminhão entendem o ponto morto como uma velocidade reduzida e continuam consumindo combustível mesmo assim.

O que pode ser feito em termos de economia é justamente o contrário: usar o freio! Os caminhões mais novos bloqueiam a injeção a diesel quando o freio é acionado. Por isso, quando for pego em um engarrafamento ou estiver parado em uma vistoria, a melhor medida é manter a marcha engatada e o pé no frio.

14. Abasteça conforme o indicado pelo fabricante

O ideal é sempre tentar seguir as instruções do fabricante sobre quais tipos de combustível funcionam melhor no motor de cada caminhão. Essas indicações são feitas justamente para garantir que o motor funcione melhor e que o rendimento do veículo seja o ideal.