Image

Cuidados nas Transportadoras em tempo de Coronavírus

De uma ameaça da distante China à porta de nossas casas. Em três meses, o coronavírus Sars-CoV-2, responsável pela doença respiratória Covid-19, se espalhou pelo mundo em uma velocidade assustadora, deixando milhares de doentes e mortos.

Entretanto, muito rápido no contágio, o coronavírus já faz estragos no Brasil, que luta para reduzir ao máximo a sua propagação. Apesar da redução na atividade econômica e industrial, o setor de transportes não está sendo tão afetado.

Demandas no transporte mantidas

“Os caminhões estão rodando na mesma intensidade de antes do coronavírus e os estoques dos lojistas garantem o consumo por pelo menos mais 30 dias”, afirma Carlos Mira, CEO da TruckPad. Em reportagem para o portal R7, o executivo afirma que as demandas continuarão altas nos próximos meses.

Produtos muito procurados no varejo, como itens de limpeza e higiene, vão tomar o lugar de outros menos importantes neste momento, como bens de consumo duráveis.

Isto significa que as transportadoras e empresas ligadas ao setor continuarão operando, mesmo com o país praticamente parado devido à quarentena para conter o avanço da doença. Sendo assim, algumas condutas e providências devem ser tomadas para que seus colaboradores internos ou externos não sejam infectados e transmitam o Covid-19 para outras pessoas.

Vírus resistente

O coronavírus é altamente contagioso. A propagação da doença, na maioria das vezes, parte de pessoas contaminadas e ainda sem sintomas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um infectado pode passar a doença para até seis pessoas. Se for expelido em um espirro ou tosse, pode circular de maneira ativa por até três horas em um ambiente fechado como um escritório, por exemplo. Em superfícies plásticas ou metálicas, o tempo ativo do coronavírus chega a 72 horas.

Comunicação é tudo

Nas transportadoras e empresas do setor, a melhor maneira de se enfrentar a pandemia começa com uma boa comunicação com os colaboradores. Campanhas informativas com dicas de higiene e explicações sobre o coronavírus através de folhetos e comunicados pelos canais internos da empresa são bastante eficazes. 

Manter o mínimo possível de colaboradores no ambiente de trabalho é fundamental. Sendo assim, a parte administrativa pode ser dispensada e trabalhar remotamente de casa (home office). Isso faz com que outros setores –  como copa, portaria, manutenção, entre outros – não precisem comparecer à empresa.  

Cuidados redobrados e tudo sempre limpo

Os setores operacionais devem receber atenção redobrada. A distribuição de máscaras, luvas e frascos de álcool em gel é importante. Os espaços coletivos – refeitórios, banheiros e corredores – devem ser limpos várias vezes ao dia e os funcionários da limpeza devem estar usando proteção. Confira abaixo algumas dicas de higiene:

  • Faça limpeza frequente de itens dos caminhões da frota como volante, alavanca de câmbio, haste de seta e dos limpadores de para-brisa. Não esqueça das maçanetas de portas e vidros do veículo, bem como os botões de acionamento de itens elétricos.
  • O mesmo vale para as empilhadeiras. Faça a limpeza dos assentos e comandos várias vezes ao dia com álcool gel e um pano limpo.
  • Na oficina, ferramentas e equipamentos compartilhados também devem receber atenção redobrada com a limpeza.
  • Quando chegarem às dependências da empresa, os motoristas devem lavar as mãos antes de qualquer coisa.
  • Procure não tocar em outros caminhoneiros ou funcionários de empresas.
  • Lave as mãos e antebraços frequentemente com água e sabão por 20 segundos.
  • Use álcool em gel após manusear objetos tocados por outras pessoas, como dinheiro, papéis, chaves, ferramentas, caixas, encomendas, entre outros.
  • Evite aglomerações em refeitórios, salas e locais de descanso. 
  • Não compartilhe objetos pessoais como talheres, bancos, garrafas, telefones, entre outros.
  • Procure ficar fora de lugares fechados e com pouca ventilação 
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. 
  • Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo.
  • Evite contato com pessoas doentes.

Os sintomas do coronavírus

As chances de contaminação são consideravelmente reduzidas ao tomar os cuidados acima, porém, não podem ser totalmente descartadas. A letalidade do coronavírus é alta em idosos e grupos de risco (hipertensos, diabéticos, obesos, com doenças cardiovasculares, renais e respiratórias crônicas). O período de incubação do vírus (da contaminação até o surgimento dos primeiros sintomas) é de aproximadamente cinco dias, mas pode durar até 14 dias. Os sintomas do coronavírus são iguais aos de uma gripe ou resfriado. Confira os principais:

  • Nariz escorrendo
  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Febre
  • Dificuldade para respirar (em casos graves)

Colaborador doente: o que fazer?

Caso um colaborador apresente um ou mais dos sintomas acima, ele deve imediatamente ser afastado do trabalho. Ele deve procurar ajuda médica para confirmar o diagnóstico se os sintomas se agravarem. Outros funcionários que tenham tido contato com o colaborador doente também devem ficar em observação em casa.

Ainda não existe um tratamento específico para o coronavírus. O mais recomendado é repouso, beber bastante água e se alimentar bem. O uso de remédios para dor e febre ajuda a amenizar os sintomas, que duram, em média, sete dias. Após o surgimento dos primeiros sintomas, o doente deve permanecer isolado por no mínimo 14 dias, mesmo que as dores, a tosse e a febre acabem.

Nos casos graves, o coronavírus leva a elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispneia (falta de ar). Portanto, o doente deve procurar auxílio médico urgentemente.

A pandemia vai acabar logo?

A princípio, quanto tempo a pandemia do coronavírus pode durar é uma pergunta ainda sem resposta. Podem ser semanas ou meses. Os primeiros casos surgiram em dezembro de 2019 na China e o pico da doença só foi reduzido naquele país após três meses. Já na Itália, as medidas de isolamento e prevenção não foram tão rigorosas quando os primeiros casos surgiram. Como resultado, o número de infectados disparou, com mais mortes até do que na própria China.

Além disso, utilize aplicativos como o TruckPad Pay para realizar pagamentos, evitando assim idas ao banco.

Em suma, a melhor maneira de combater o coronavírus é ter bons hábitos de higiene e evitar ao máximo o contato com outras pessoas. Dessa forma, tudo depende da contribuição da sociedade na prevenção e da atuação do governo no tratamento dos infectados. Afinal, vários países já trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2, inclusive o Brasil.