Image

Cotação de frete online: como fazer? Confira o passo a passo

Homem digitando em calculadora

A cotação de frete online pode ser realizada de maneira bastante simples e prática hoje em dia. Para calcular o frete cotação online, é só acessar uma ferramenta por meio da internet que é capaz de levantar os dados do frete de diferentes estados do Brasil. Geralmente, isso pode ser feito por meio de sites, sem instalar nenhum programa ou aplicativo.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos:

– explicar por que vale a pena fazer a cotação de frete online no cenário atual;

– listar quais informações são necessárias para fazer um cotação eficiente;

– apresentar o passo a passo para realizar o procedimento;

– mostrar opções de ferramentas para cotar o frete sem sair da empresa. 

Por que vale a pena realizar a cotação do frete online?

Com o passar dos anos, as atividades executadas dentro de uma empresa e os processos se tornam mais desafiadores e complexos. O mundo empresarial está cada vez mais competitivo: existem mais concorrentes no cenário atual, fora o surgimento de soluções digitais que são capazes de substituir e até eliminar serviços anteriormente consolidados e rentáveis. 

Por conta de tudo isso, fica mais complicado se diferenciar da concorrência e se destacar com o consumidor final, o que pode prejudicar diretamente nas receita no fim do mês. Dessa forma, economizar torna-se palavra de ordem. Além de tornar os lucros mais atraentes, a redução de gastos é uma forma de aumentar a receita e reduzir o desperdício. 

Cotar o frete online antes de sair contratando um motorista ou considerando uma empresa de transporte terceira por fora é, portanto, uma forma inteligente de eliminar gastos desnecessários e gerar uma maior vantagem competitiva. Com o mundo cada vez mais competitivo, é importante considerar todas as opções possíveis antes de fechar contrato e definir o caminho que será percorrido. 

Como fazer a cotação de frete online? Conheça a ferramenta Recalcula Frete

O primeiro passo é escolher uma ferramenta especializada na cotação de frete. É possível encontrar algumas opções disponíveis com facilidade na internet. O TruckPad conta com a Recalcula Frete, que pode ser acessada por meio do site: https://www.recalculafrete.com.br/

Ao abrir o endereço eletrônico, você vai precisar adicionar algumas informações, como: origem e destino. Esses são os dados obrigatórios, mas existem outros, de caráter opcional, que podem ser bastante úteis na precisão da cotação: peso e dimensões da carga são exemplos disso. 

Após adicionar essas informações, é só clicar no botão verde “Calcular Custo” que, em poucos segundos, aparecerá na sua tela uma cotação com dados confiáveis. Vale destacar que a ferramenta também está disponível para celulares Android e pode ser baixada na Loja do Google. 

Dicas fundamentais para realizar a cotação de fretes online; entenda quais informações são necessárias para realizar esse cálculo

1. Qual o tipo de carga?

Cada tipo de produto conta com necessidades especiais para realizar o transporte. Algumas cargas, por serem produtos frágeis, demandam maior cuidado com o manuseio, por exemplo, o que precisa ser considerado na hora da locomoção.

Outro caso são as cargas perecíveis. Elas têm prazos de vida útil mais curtos e seu transporte conta com alguns desafios por conta disso. Geralmente, elas precisam de veículos refrigerados para não estragar durante o frete, o que afeta diretamente no custo do transporte.

2. Identifique os tributos incidentes

A tributação é uma das variáveis que não podem ser controladas pelos transportadores. O principal tributo que incide sobre o serviço de transporte é o ICMS, o Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.

Nesse caso, a alíquota é definida pelo governo estadual e pode variar conforme o produto transportado: alguns itens podem ter redução na base de cálculo e, com isso, há uma porcentagem diferente a ser cobrada. Para saber se o produto transportado se enquadra nesse cenário, recomendamos que você acesse o site oficial da Secretaria da Fazenda e faça uma pesquisa.

3. Levante os custos de transporte

Os custos que agregam o valor da prestação de um serviço de transporte vão muito além dos impostos incididos. Durante a cotação de frete, o responsável deve levar em consideração todos os gastos que terá durante o transporte. Nessa lista, é possível encontrar os valores referentes ao ou à:

  • combustível;
  • pedágios;
  • taxa GRIS;
  • taxa de restrição ao trânsito (TRT);
  • custos extras por manuseio.

Vale reforçar que os custos podem variar a cada frete. Afinal de contas, cada serviço tem uma origem, destino, pesos, dimensões e medidas diferentes. Portanto, é bastante importante ter essa informações listadas em mãos para fazer a cotação: quanto mais informações solicitadas aos clientes forem compartilhadas, mais preciso será o valor final a ser cobrado.

4. Faça o cálculo de cubagem da mercadoria

O valor do frete é, em algumas organizações, determinado apenas pelo peso. Existe, nesses casos, tabelas com valores predeterminados para o cálculo que são utilizadas nessas situações. Dessa forma, é a informação sobre o peso que determina a base do valor do transporte.

Porém, vale a pena, a partir dessa informação referente ao peso, calcular desdobramentos dessa medida, como o peso bruto (dado pela pesagem da carga) ou pelo peso cubado. O ideal é que o cálculo seja feito pelo maior valor de peso. 

Você saber fazer o cálculo do peso cubado? Para isso, há uma espécie de fórmula: a cubagem pode ser feita pela multiplicação do comprimento, largura e altura da carga, multiplicados novamente por 300. 

5. Analise a carga

Outra dica importante é analisar se a carga influencia ou necessita de um modal específico, seja ela aéreo, marítimo ou rodoviário, e também se há um veículo ou equipamentos específicos necessários para realizar o frete. Existem algumas perguntas que podem ajudar nessa escolha, como: qual a urgência da carga? Quais as dimensões e o peso exatos?

Só para você ter uma ideia: para transportar produtos químicos, por exemplo, a recomendação é que seja utilizado o modal dutoviário, que acontece por meio de dutos. Por outro lado, se há muita urgência na entrega, o ideal é optar pelo modal aéreo. Mas, claro, dependendo da escolha, haverá um impacto no valor final e consequentemente no orçamento da sua empresa.

6. Defina corretamente a distância percorrida

Ter informações precisas sobre o destino da carga também é necessário para uma cotação de frete eficaz. Ao planejar a rota e verificar a quilometragem, é importante saber e adicionar a ferramenta utilizada o número do endereço antes de iniciar qualquer viagem. Como a quilometragem do frete reflete na quantidade de combustível que será gasto, quanto mais longe o destino, mais alto será o custo do frete.

Além disso, ao ter uma informação exata do destino da carga, transportadoras que trabalham com fretes fracionados têm maior facilidade de fazer o planejamento das entregas. 

7. Saiba o valor da mercadoria e entenda seus impactos

O valor da mercadoria influencia em um ponto relevante da prestação de serviços de transporte: o Ad Valorem, taxa a ser cobrada para garantir o seguro da carga. O custo dela será uma porcentagem do valor do produto, definida por uma tabela de fretes.

Outra opção para o cálculo dessa porcentagem é levando em consideração o nível de risco que a carga corre. Por exemplo: quando a distância percorrida é muito longa, o destino da entrega tem níveis altos de roubo, o produto apresenta mais chances de avaria ou se o valor total é muito elevado. Nesse caso, depois de ser definida a porcentagem, ela deverá ser multiplicada pelo valor total da nota fiscal.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? A gente sempre divulga textos as principais novidades do setor. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte debaixo do blog. 

Até a próxima!