Image

Prevenção de perdas na logística: por que é importante?

Homens olhando para caixas

O sucesso de qualquer negócio passa por um bom planejamento, administração eficiente dos ativos e comunicação de ponta a ponta dentro da operação. No que permeia o segmento de logística não poderia ser diferente. Porém, também é de conhecimento geral que alguns aspectos podem vir a falhar se você não implementar uma boa gestão dessas estratégias. Pensando nessas posturas mais produtivas e que vão ajudá-lo a conduzir melhor os seus processos, preparamos um guia para falar sobre a prevenção de perdas na logística.

Confira a conteúdo a seguir para entender a importância de prevenir perda logística para o sucesso do seu negócio.

O que é a prevenção de perdas na logística?

O que você entende como perdas dentro da sua estrutura de serviço? Problemas com roubos e furtos? Má gestão do estoque? Sim, tudo isso compõe essa relação entre otimizar a sua operação versus ter perdas significativas com impacto, principalmente, financeiro para a companhia. 

Então, podemos definir de maneira geral que ter um processo eficiente de prevenção de perdas na logística é antecipar-se, a partir de soluções ágeis e de planejamento, aos acontecimentos.  

Implementar um processo de prevenção de perdas desenvolve um comportamento dentro da companhia e da operação. É preciso haver a responsabilização e criação de papéis bem definidos, desde o controle do estoque e a alimentação de entrada e saída de mercadorias, até uma análise detalhada do desempenho desses produtos. Tudo isso pode gerar novas ideias de giro e proporcionar oportunidades. 

A tecnologia e os softwares de gestão desse processo podem tornar tudo mais rápido e seguro. É possível diminuir o risco de erros, facilitando a mão de obra e abrindo caminho para evoluir em outros processos. 

Como usar a prevenção de perdas na logística?

A prevenção de perdas na logística se baseia em processos bem definidos e calculados, para que você possa agir de maneira eficiente. Isso significa que, conforme já avaliamos anteriormente, a implementação dessa atividade requer planejamento e uma execução elaborada. 

Mapear todo o ciclo de vendas e de manuseio do seu negócio é a primeira etapa para a construção dessa gestão transparente. A partir dessa etapa, você consegue registrar melhor todos os ativos e gerar uma comunicação bem definida de ponta a ponta.

Isso não quer dizer que perdas não acontecerão, afinal há coisas que fogem do controle, de uma maneira geral, como avarias em mercadorias e até mesmo roubos e furtos. Porém, a prevenção de perdas na logística é um grande e determinante passo para você minimizar essas dores. 

Quais são as estratégias para a prevenção de perdas?

Independente do que motiva ou motivou algum processo de perda, há algumas estratégias para você implementá-la no seu negócio. Vamos listar algumas dessas sugestões. Avalie, de acordo com a modalidade do seu negócio, como aplicá-las:

Tecnologia e integração

Um sistema que esteja integrado do início ao fim do seu negócio, vai facilitar o dia a dia da empresa. Isso vai evitar que erros devido ao uso de diferentes ferramentas, ou até mesmo de processos manuais, aconteçam. Quando você une informações referentes a cada etapa e cruza esses dados, é possível agir de forma inteligente, ordenando prioridades e utilizando o conhecimento ali adquirido para gerar eficiência e mais segurança

Estoque transparente

Um inventário ativo do estoque alimenta indicadores de movimentação, prevenindo perdas e identificando atitudes assertivas ou errôneas. Identificar incidências e estimular ações para correção só é possível a partir de uma boa gestão e manutenção de todo o ciclo do negócio.

Invista na equipe

A princípio de nada adianta ter sistemas avançados e integrados, se você não atribuir responsabilidades e investir no treinamento dos colaboradores. Máquinas e processos dependem de profissionais, de pessoas. Em suma, o senso de dono deve estar em todos os cantos da empresa, para que mais pessoas se engajem e cuidem para prevenir perdas. 

Por que é importante a prevenção de perdas na logística?

Buscar soluções preventivas se faz necessário em todos os âmbitos da nossa vida. Cuidamos da nossa saúde para não ficar doente, compramos um seguro para o nosso carro para não ter dores de cabeça em caso de um incidente, e também desenvolvemos novas habilidades de gestão para administrar melhor o nosso negócio e as nossas atividades. 

Como colocamos aqui, a prevenção de perdas na logística vai ajudá-lo a executar de forma eficiente os processos. Na logística, todo esse contexto se faz ainda mais necessário a medida que vemos um grande volume de cargas e de clientes se integrando em estradas e outros meios. 

Administrar e gerir um grande volume de cargas, com produtos de diversas origens, para muitos destinos, faz com que esse cruzamento de informações pareça quase impossível de se realizar. Porém, você como empreendedor, do lado das empresas transportadoras ou como motorista independente, precisa investir para responder com qualidade o seu serviço. 

Alguns especialistas gostam de exemplificar essa questão de prevenção de perdas na logística com a ideia de Pentágono de Perdas. Ela se baseia em cinco itens estratégicos: pessoas, processos, auditoria, tecnologia e indicadores, que basicamente listamos durante a exposição de estratégias.

Em suam, é uma evolução em cadeia desse “pentágono”, a partir do momento que esse ciclo é construído e bem aplicado.

Quais problemas da prevenção de perdas na logística?

A princípio, no processo em si, a resposta é nenhum. Hoje já é possível desenhar com facilidade cada etapa do desenvolvimento de um processo de prevenção de perdas. Porém, a relação dos problemas aparecem quando a cultura da empresa é despreparada para se adaptar ao novo. 

A informalidade nas atividades, a ausência de indicadores reais e a resistência por parte da própria mão de obra em se abrir para uma nova etapa de gestão podem comprometer todo o sucesso da prevenção de perdas.  

Por isso, mais importante do que impor um novo sistema de prevenção de perdas na logística, você precisa ensinar e transmitir todas as informações necessárias. A importância da ação deve ser levada com cuidado e implementada com eficiência. 

O transporte de cargas move o mundo, conecta pessoas e objetos, e faz a economia girar. E esse ciclo envolve processos para manter a qualidade da entrega do serviço, sem prejudicar nenhum lado. Por isso, todo o esforço na prevenção de perdas é um passo que precisa ser tomado, em especial, hoje.