Image

Guia sobre Cubagem: tudo que você precisa saber

A princípio, calcular o volume ocupado por uma carga para o transporte nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, se faz necessário aplicar algumas avaliações para não medir de forma equivocada, atrapalhando a otimização da logística e dos custos. 

Pensando nisso, preparamos um guia sobre cubagem que vai ajudar a entender como funcionam essas medidas variáveis.

Assim, você pode realizar esse processo com mais sucesso e ganhos operacionais. 

O que é Cubagem?

Nosso guia sobre cubagem começa respondendo uma pergunta simples: o que é cubagem?

A cubagem é a associação entre o espaço que um produto ou mercadoria ocupa dentro do veículo, e o peso e o volume que ela possui. 

Ela é muito útil para mensurar os casos em que as mercadorias ocupam grandes espaços, mas que são comparativamente mais leves, como o caso do transporte de isopores e colchões, por exemplo.

Ou ainda quando se tem produtos pesados, mas com dimensões pequenas, como acontece, por exemplo, com eletrodomésticos e alguns produtos químicos.

Nesses exemplos, se calculássemos apenas pelo peso e o volume que esses produtos ocupam dentro do transporte, não teríamos um bom aproveitamento do espaço e da capacidade do veículo. 

Ou seja, a cubagem auxilia no planejamento que a logística deve operar. Ela otimiza a eficiência total do veículo, impedindo que o transporte tenha custos desnecessários a partir do mau aproveitamento do espaço. 

O que é o fator Cubagem?

O fator cubagem é outro termo importante dentro do guia sobre cubagem. É com ele que você poderá fixar a capacidade total de um veículo no transporte de cargas. Essa variável corresponde ao peso considerado ideal em relação ao metro cúbico (1 m³) de dimensão que há no veículo. 

O fator de cubagem também leva em conta o modal ao qual o transporte se encaixa e é estipulado pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), veja:

  • Rodoviário: 300 quilos;
  • Aéreo: 166,7 quilos;
  • Marítimo: 1.000 quilos.

Vale lembrar que para a logística de cargas fracionadas, ou seja, com mais de um destinatário e produtos de origem diferentes, deve-se considerar um fator de cubagem menor, de aproximadamente 250 quilos.

Isso acontece pois com essas conjunturas, fica mais complicado preencher o veículo de maneira uniforme.  

Guia sobre Cubagem: como calcular o peso cubado?

É considerado peso cubado a variável que a mercadoria irá ocupar verdadeiramente no espaço disponível no veículo. E para isso vamos precisar usar a matemática, acompanhe:

Multiplica-se o fator de cubagem, que já vimos anteriormente como se metrifica, pela metragem cúbica, ou seja, a altura X largura X comprimento.  

Vamos ver um exemplo prático para entender melhor como essa regra se aplica.

Considere que temos uma mercadoria que deverá ser transportada em três caixas, via transporte rodoviário, com dimensões de 2,0 m de largura, comprimento e altura (2,0 X 2,0 X 2,0), e que pesa 1.500 quilos. 

O volume total que as três caixas ocupam é de 24 m³ (2*2*2 = 8; 8*3 = 24). O peso que essa massa representa é calculado multiplicando-se a metragem cúbica (24 m³) pelo seu fator de cubagem, que, nesse caso, o padrão é de 300 quilos. Então teremos 24*300, totalizando o peso cubado de 7.200 quilos. 

Podemos dizer então que um produto que tem peso de 1.500 quilos, ocupa o espaço de 7.200 quilos em um caminhão. Esse dado que deverá ser considerado na hora de calcular a capacidade de transporte desse veículo. 

Vale a pena reforçar que você sempre deve considerar o maior peso quando for utilizar o peso da cubagem em consideração. Isso quer dizer que, caso o peso real da mercadoria seja maior que o peso cubado, você deverá utilizar o peso real em consideração. Essa avaliação é muito importante e deve ser realizada junto com os cálculos de cubagem. Isto é, um dado não ignora o outro, apenas justifica a escolha a ser utilizada na logística. 

Peso cubado x frete 

Caminhão vermelho transportando caixas
Entenda como o frente e a cubagem estão relacionados.

Muitas empresas de logística utilizam o peso cubado para calcular uma taxa que será aplicada ao valor do frete.

Essa relação entre frete e cubagem acontece para que o transporte não seja apenas com base no peso do produto, mas sim também avaliando o volume que ele ocupa dentro do veículo. 

No geral, o objetivo dessa associação é que se otimize o espaço do veículo de transporte, utilizando ao máximo a sua capacidade, para não afetar a produtividade e causar até prejuízos. O que faz muito sentido tanto para as empresas de logística quanto para os motoristas. 

O que torna-se relevante no nosso guia sobre cubagem em relação ao frete é destacar que muitas empresas ainda realizam o cálculo do frete de maneira distorcida e intuitiva.

Logo, isso pode causar diversos prejuízos, justamente por não terem como base o cálculo do peso cubado em sua operação.

No geral, a falta de planejamento e especialização no assunto tem levado até mesmo a terceirização desse serviço, por parte das transportadoras, de tão relevante que a cubagem é para o negócio. 

Então, se você ainda não utiliza o peso de cubagem no seu negócio, ou não acompanha como está sendo feito esse cálculo para a distribuição do seu produto, tenha cuidado.

Provavelmente quando começar a aplicar as variáveis da cubagem para realizar as definições financeiras, como as do frete, irá perceber que passou por alguns prejuízos anteriores. 

Em suma, aplique os conhecimentos que você adquiriu em nosso guia sobre cubagem, ou busque apoio de profissionais e empresas especializadas no assunto.

Para acompanhar mais conteúdos como esse assine nossa newsletter no final desta página.

Até a próxima!