Image
Paletização de cargas: o que é e como fazer?

Paletização de cargas: o que é e como fazer?

A paletização de cargas consiste em uma técnica bastante popular no modal rodoviário. É feita por meio de estruturas padronizadas, como os pallets, que organizam os produtos e facilitam o transporte de veículos e cargas. Os objetivos principais desse recurso são:

  • Melhorar a organização do estoque;
  • Facilitar o transporte;
  • Tornar o manuseio das mercadorias mais prático;
  • Aprimorar o desempenho da locomoção de maneira geral.

Para que você fique por dentro das novidades, a gente preparou esse artigo. Então, continue a leitura! Nesse conteúdo, vamos:

  • Abordar sobre os pallets de maneira geral;
  • Entender mais sobre a técnica;
  • Aprender sobre os benefícios e desafios de utilizá-la;
  • Conferir as etapas do processo de paletização;
  • Dar dicas importantes de segurança;
  • Apresentar o conceito de paletização funcional.

Qual o material ideal para o pallet?

paletização de cargas
#ParaTodosVerem: Paletização de cargas

Bom, muita gente associa essa estrutura apenas à madeira. Mas existem diversos materiais possíveis para produzir o pallet, como, por exemplo: plástico e metal. No entanto, o que vai diferenciar esses tipos, na verdade, é o produto a ser transportado. 

Além disso, o modelo padrão, chamado pallet PBR, é ideal para a movimentação e armazenamento de mercadorias no Brasil, que conta com a medida 1,00 x 1,20m. A estrutura foi introduzida no mercado em 1990 pela Abras e entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização (CPP), com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP).

Conheça todas as etapas do processo da paletização de cargas

1. Layout funcional ou paletização funcional

Um dos processos de paletização é o layout funcional. Normalmente, os profissionais agrupam as máquinas que são utilizadas para as mesmas funções em um determinado local, enquanto que os recursos usados para outros objetivos são organizados em outro espaço.

Além disso, nesse processo de paletização, apesar da aplicação do agrupamento, existe uma divisão. Os produtos ou funcionários devem percorrer os locais de acordo com a tarefa a ser realizada, podendo utilizar os equipamentos de maneira mais organizada. Afinal, uma das desvantagens desse método é a necessidade de mão de obra mais especializada, com profissionais mais experientes.

2. Layout em células ou paletização em células 

O método em células possibilita reduzir a complexidade do sistema de paletização funcional. Ao contrário do método anterior, essa técnica permite organizar os recursos em grupos, de acordo o papel que cada um desempenha na cadeia.

Entretanto, essa organização permite que sejam aplicados conceitos de um layout funcional ou de produtos. Isso porque, como se trata de uma situação bastante comum nas indústrias, esse tipo de layout é bastante usado em serviços, como em grandes superfícies.

Mesmo com locais dedicados ao transporte e armazenagem de mercadorias menores, alguns ambientes podem ser organizados levando em consideração a natureza do produto, por exemplo. 

Esse processo de paletização pode garantir:

  • Produções mais confiáveis;
  • Melhor utilização dos recursos e do espaço disponível;
  • Maior capacidade de produção. 

No entanto, a produção de peças não normalizadas ou a realização de mudanças no ambiente podem ser difíceis de sair do papel.

3. Layout de linha ou paletização de linha 

A paletização de linha tem como principal característica a armazenagem seguindo um fluxo pré-determinado da produção. A disposição de recursos tem como objetivo atender as demandas da matéria-prima a ser utilizada. Dessa forma, é preparada uma espécie de linha de produção mesmo. Quer um exemplo de como isso acontece? A linha de montagem de  veículos!

Mas não é só isso. A paletização em linha também pode utilizar um tipo de layout diferenciado, baseado na combinação de elementos de outros tipos de processos mencionados aqui para atender às necessidades específicas da produção. 

4. Layout pela utilização ou paletização pela utilização 

A paletização por utilização é aplicada de forma diferenciada. Nela, são utilizados os produtos conforme a necessidade dentro do processo de produção. O material necessário é requisitado no dia anterior à sua aplicação, para que estejam disponíveis no momento em que surgir a demanda de fato.

Em seguida, os materiais são organizados nas posições mais favoráveis para serem resgatados pelo sistema de produção. Dessa forma, sempre haverá matéria-prima disponível. Os produtos que não são necessários no momento são armazenados em um espaço anexo à linha de produção. Quando o estoque de paletes começa a diminuir, os movimentadores de carga entram em ação para o reabastecimento.

Confira vantagens e desvantagens da paletização de cargas

Vantagens

  • O tempo de movimentação da carga é reduzido;
  • Melhor distribuição de carga entre os espaços;
  • Custo da movimentação devido à paletização;
  • Simplificação do controle de inventário;
  • Redução nas avarias significativamente;
  • Redução nos acidentes de trabalho;
  • Reduz o tempo de carregamento e descarga de caminhões.

Desvantagens

  • Custo da paletização;
  • Investimento estrutural para o serviço de estocagem;
  • Resistência ao empilhamento;
  • Custo de manutenção de palete, quando palete retornável;
  • Alto grau de padronização de equipamentos e treinamentos;
  • Possibilidade de espaços perdidos dentro da unidade de cargas;
  • Custo devido à necessidade de equipamentos para a amarração de carga.

Dicas para usar a técnica de paletização de forma segurança

paletização de cargas
Imagem: Reprodução

1. Empilhamento

Para a paletização de cargas, quanto mais volumes na base, melhor. Portanto, caso haja caixas de diferentes tamanhos, o recomendado é começar pelas caixas menores para que se tenha um número maior delas na parte de baixo e, assim, melhorar a estabilidade do empilhamento.

2. Filme Stretch

O Filme Stretch é aplicado para garantir uma proteção extra às mercadorias. O material é aplicado em torno do pallet e da carga, promovendo uma cobertura contra possíveis rasgos e fissuras nas embalagens. Além disso, mesmo durante o transporte ou em caso de algum imprevisto, a sua carga vai permanecer empilhada da mesma forma como foi colocada inicialmente.

3. Altura

É importante que a altura máxima do empilhamento da mercadoria seja de, no máximo, 1,90m.

Agora deu para entender os benefícios da paletização de cargas e como a sua transportadora pode receber vantagens ao adotar essa técnica? E, para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!