Image
O que é o tacógrafo e por que é obrigatório no transporte de carga?

O que é o tacógrafo e por que é obrigatório no transporte de carga?

O uso do tacógrafo, assim como qualquer outra atividade no transporte de cargas, têm as suas particularidades. Apesar de poder ser interpretado como mais uma obrigação no dia a dia dos caminhoneiros, veremos que o aparelho ajuda na garantia de um serviço justo e seguro, tanto para os motoristas quanto para a sua transportadora.

Se você ainda não está familiarizado com a peça ou quer de saber para quê ela é usada, no artigo abaixo você tem uma visão completa sobre a necessidade do tacógrafo. Aqui, você vai ler sobre:

  • O que é um tacógrafo;
  • Como funciona;
  • Por que é obrigatório;
  • Quais são suas vantagens;
  • Tacógrafo digital.

O que é um tacógrafo?

O tacógrafo é uma importante peça de medição que auxilia na logística das transportadoras. Ele serve para registrar a distância percorrida e a velocidade do deslocamento de um caminhão. Ou seja, é possível ver quantos quilômetros de estrada foram cobertos durante um período de tempo.

tacografo-o-que-e
Policeman doing a traffic control

Frequentemente comparado às caixas pretas dos aviões, o aparelho tem esse papel de registro da navegação do veículo. Porém, ao contrário das caixas pretas, a conferência dos dados registrados é fácil e acessível pelo próprio motorista, por representantes da transportadora e pelas autoridades rodoviárias.

Veja abaixo como ele funciona!

Como funciona?

O tacógrafo em sua versão mais usada, a analógica, tem dentro de si um disco diagrama. Nele, são gravadas as informações do percurso em uma espécie de gráfico.

Os diagramas são como bobinas de uma máquina de emissão de notas fiscais. Dependendo do modelo do aparelho, esse disco deve ser trocado semanalmente ou até mesmo diariamente. Isso significa também que, dependendo da extensão do trajeto, será necessário manter uma quantidade de diagramas disponíveis para o motorista trocar ao longo do caminho.

Existem campos do tacógrafo para caminhão que também podem ser preenchidos manualmente. Veja alguns exemplos disso:

  • Nome do motorista que está conduzindo o veículo;
  • Local e data (tanto do início quanto do fim da viagem).

Afinal, o tacógrafo para caminhão é obrigatório?

Sim! Esse equipamento é de uso obrigatório, de acordo com o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece também outras regras que vamos citar logo abaixo. São aparelhos obrigatórios dos veículos:

I – cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé.

II – para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.

A intenção nessa obrigatoriedade é de que, o tacógrafo, contribua para uma maior segurança nas estradas. Isso acontece porque, sabendo que estão sendo monitorados durante todo o trajeto, os motoristas tendem a assumir uma conduta de direção mais defensiva.

O que acontece se o caminhão não tiver o aparelho?

Policeman doing a traffic control

A multa de tacógrafo pode ser aplicada nos seguintes casos:

  • Ausência por qualquer motivo;
  • Não uso do aparelho;
  • Adulteração das medições do tacógrafo.

Ou seja, qualquer uma dessas situações implica não só na perda de pontos da carteira do motorista, como no pagamento de uma multa por parte da transportadora. Por isso, se atente à esses detalhes, certo?

Existe alguma vistoria do tacógrafo?

O aparelho precisa passar por uma inspeção do INMETRO antes de começar a ser usado. Além disso, testes periódicos também são necessários para garantir que o seu funcionamento esteja correto.

Durante as viagens, a Polícia Rodoviária também pode pedir a leitura do tacógrafo, que é de fácil compreensão e pode ser obtida rapidamente. Dessa forma, eles conseguem avaliar a conduta do motorista ao longo do transporte.

Quais são as vantagens de usar o tacógrafo para caminhão?

Além da quilometragem percorrida e a velocidade, o tacógrafo também registra as horas trabalhadas pelo motorista, o tempo gasto nas paradas e intervalos, além da velocidade média do veículo durante o deslocamento.

Para a transportadora, usar o aparelho é importante porque permite conferir se o motorista está dirigindo acima do nível de velocidade ideal. Isso pode prevenir situações como:

  • Acidentes de trabalho na direção;
  • Multas de trânsito que o motorista possa levar;
  • Danos à mercadoria transportada por velocidade excessiva;
  • Maior gasto de gasolina pelo veículo, já que variações muito grandes de velocidades ou aceleração demasiada aumenta o gasto de combustível.

Além da economia de dinheiro evitando os tópicos acima, também é possível identificar os motoristas que estão causando prejuízo à sua empresa e reconhecer os que fazem um bom trabalho. Ou seja, o tacógrafo pode até mesmo ajudar na seleção dos seus funcionários.

Já para os motoristas, usar o tacógrafo é interessante porque as informações gravadas podem ser usadas como provas de inocência em caso de acidentes no trânsito. Elas servem também para contestar multas indevidas por excesso de velocidade ou em processos trabalhistas abertos para indenização das horas excessivas de trabalho.

Ou seja, além de ser obrigatório, há ganhos de ambas as partes no uso do tacógrafo!

Tacógrafo digital: uma nova tendência

Assim como diversos outros aparelhos, o tacógrafo também se digitalizou e está cada vez mais parecido com um GPS. Apesar de ainda não ser muito usado no Brasil, já que é mais caro que a versão analógica do aparelho, o tacógrafo digital é comercializado por aqui desde 2003.

A sua versão digital é bastante interessantes pois:

  • Fornece mais informações;
  • Seu uso é mais fácil e prático;
  • São capazes de aferir limites de velocidade;
  • Velocidade em situações de chuva;
  • Excesso de velocidade em curvas;
  • Alertar sobre o uso cinto de segurança pelo profissional.

Como dissemos, o tacógrafo digital não é muito usado por ter um custo mais alto do que o analógico. Porém, com a quantidade de informações a mais que são recebidas, você tem um monitoramento mais completo em mãos.

Combinando dados de variação de velocidade e velocidade em curvas, por exemplo, é possível até mesmo fazer um acompanhamento para previsão de quanto tempo os pneus do veículo vão durar. Legal, né?

Portanto, se você irá orçar a implementação de tacógrafos na sua frota, vale a pena considerar as vantagens de ter a versão digital antes de decidir a sua compra.

E aí? Entendeu o que é, como funciona e a importância de um tacógrafo? É muito claro que o aparelho não é obrigatório à toa. Além de ajudar o caminhoneiro, também é essencial para a gestão da sua transportadora. Aproveite e leia mais sobre manutenção preventiva de caminhão, clicando no botão abaixo!

Até a próxima!