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Recapagem de pneus: o que é, como fazer e quais cuidados tomar

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Apesar dos altos custos com pneus serem algo que muitas empresas prefeririam evitar, circular com pneus desgastados não é seguro para o motorista, para o veículo, para a carga e para o trânsito de maneira geral.

Por isso, a recapagem de pneus de caminhão se torna uma opção viável de manter a sua frota circulando em segurança, sem precisar investir altas somas na compra de novas peças.

Mas será que que recapagem de pneus é seguro? Como saber quando fazê-la? No artigo de hoje, você tira todas as suas dúvidas sobre recapagem de pneus e entende como garantir que a sua frota circule por mais tempo, gastando menos. Acompanhe!

O que é recapagem de pneus?

A recapagem de pneus de caminhão é literalmente uma reforma. Nela, é realizada a troca da banda de rodagem (a parte que fica em contato com o solo) dos pneus por uma nova.

Esse é um processo adotado frequentemente por transportadoras como forma de reduzir os gastos com as suas frotas de caminhões, já que ele é menos custoso do que comprar pneus novos. 

Quando é a hora de fazer a recapagem de pneus?

Para evitar que o seu motorista circule com pneus que possam oferecer perigo na estrada, verifique o Tread Wear Indicator, indicador de desgaste da banda de rodagem.

Segundo a determinação do Contran, os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm para que seja permitida a sua circulação pelas vias. Porém, alguns fabricantes indicam que é mais seguro que os pneus sofram manutenções ainda antes de atingir esse limite.

A transportadora que descumprir esta regra está passível de multa grave, exposta no artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito, que trata sobre a condução do veículo em mau estado de conservação.

Vantagens e desvantagens da recapagem de pneus

Vantagens

É mais barato que comprar pneus novos

Para quem trabalha com gestão de frotas, não é novidade que os gastos com pneus representam uma boa parte do orçamento da sua empresa.

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção calcula que apenas com pneus representam cerca de 18,6% dos gastos das transportadoras com gestão de frotas, ficando atrás apenas dos combustíveis. 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores estima que a recapagem de pneus, que custa por volta de R$400 por unidade, garanta cerca de 2 anos de durabilidade para o pneu recapado.

Caso não adote a recapagem de pneus, a mesma empresa teria que gastar entre R$1500 e R$2000 por pneu novo a ser comprado direto do mercado. 

É uma medida mais amigável com o meio ambiente

Você sabia que só no Brasil são descartados mais de 400 toneladas de pneus ao ano? Todo esse material acaba sendo queimado, o que polui o meio ambiente. Além do mais, novos pneus têm de ser produzidos para substituí-los, o que também gera poluição.

A recapagem dos pneus é também uma medida de sustentabilidade: a reforma reaproveita o material do pneu, evitando que ele seja jogado fora e novos tenham que ser produzidos, gerando mais impacto ambiental.

Além disso, a recapagem dos pneus de caminhão também estende a vida útil do produto, o que também ajuda a garantir que não será necessário produzir pneus para atender essa demanda no longo prazo.

Desvantagens

Não é um processo que pode ser feito indefinidamente

Caso as carcaças dos pneus se mantenham em bom estado, cada unidade é capaz de receber dois ou três recapeamentos. Após esse número, os gastos com novos pneus serão inevitáveis.

Fazer recapagem de pneus é seguro?

Uma empresa que faça recapagem de pneus precisa seguir uma série de regras, nacionais e internacionais, para atestar a qualidade e, mais importante ainda, a segurança do seu serviço.

Além disso, antes da recapagem de pneus de caminhão começar, a carcaça passa por uma análise visual e diversos testes, para garantir que ela tem condições de seguir com o processo. Ou seja, não é algo feito a qualquer pneu, indiscriminadamente e sem cuidado.

Portanto, adotar a recapagem de pneus é seguro, desde que haja um rigoroso controle de qualidade no fornecedor e que ele tenha sido selecionado após uma busca criteriosa por parte da transportadora.

O que acontece no caso de uma recapagem de pneus mal feita?

Os prejuízos de não procurar um fornecedor capacitado podendo causar não apenas acidentes, quanto danos ao veículo de valores muito superiores a um pneu novo.

Por isso, leve a recapagem de pneus a sério e aposte somente em quem segue todos os processos necessários para a segurança.

Como manter a segurança dos pneus recapados?

Existem diversas formas de garantir que a recapagem de pneus tenha o seu tempo útil otimizado. 

Atenção aos elementos ABCDE

Uma primeira medida seria garantir que a sua equipe de manutenção fique atenta a 5 elementos muito importantes, que são capazes de roubar até 25% da durabilidade de um pneu recapado.

Siga a sigla ABCDE para se lembrar: Alinhamento, Balanceamento, Calibragem, Desenho de bandas inadequado e Emparelhamento.

Atenção ao uso do veículo

O uso do caminhão também afeta demais os efeitos da recapagem de pneus. Por isso, evite passar da velocidade máxima na estrada ou da carga permitida para transporte. Devem ser evitadas também freadas ou arranques brutos, que desgastam a borracha do pneu mais facilmente. 

Respeite as aplicações do produto

Na hora de escolher os pneus, utilize sempre os indicados para cada tipo de transporte e modelo de caminhão.