Image

Terceirização na Logística: quais são as vantagens?

Homem desenhando caminhão

A terceirização de diferentes tipos de serviços dentro de uma companhia é uma prática bem comum no mercado, para vários segmentos e setores. Alguns empreendedores e gestores ainda questionam a prática, até por uma resistência ou falta de abrangência de conhecimento sobre os benefícios que esse modelo pode trazer para o seu negócio. E com a terceirização logística não é diferente.

A princípio, a verdade é que não existe uma regra sobre a necessidade de tomar ou não essa medida. O que existe é a necessidade de uma análise profunda que deve, principalmente, considerar o que você precisa resolver dentro do seu negócio que pode ser solucionado com a terceirização de serviços. 

E é esse estudo e reflexão que vamos propor aqui, em especial considerando a terceirização logística, com as suas vantagens e desvantagens, para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

O que é o processo de terceirização? 

Primeiro de tudo, vale olharmos para o conceito dessa prática dentro do mercado como um todo. Por definição simples, terceirizar é o ato de atribuir a responsabilidade de uma entrega ou demanda para outra empresa, prestadora do serviço necessitado. Ou seja, é você tirar de dentro da sua estrutura a realização de alguma atividade. 

Em geral, há diversos motivadores que colocam essa necessidade em mente. Mas as duas principais, sem dúvidas, dizem respeito a contratação de empresas que estão focadas e são mais especializadas em entregar determinada etapa do seu processo de produção. Por esse motivo, elas desempenham essa ação de maneira mais eficiente. Já o outro ponto é a economia, tanto de esforço, tempo e dinheiro, que a empresa terá não precisando contratar e treinar pessoas fixas para a sua própria organização. 

Mais a frente vamos detalhar exatamente esses prós e contras da terceirização logística especificamente, como é o foco deste artigo. Mas vale reforçar aqui que, independente do setor, o processo de terceirização precisa ser feito com uma comunicação ativa e um planejamento bem definido.

Qualquer medida que você adote na sua empresa e que vai impactar tanto o processo produtivo, quanto às suas entregas, precisa partir de aspectos motivadores, objetivos definidos e muito planejamento.

Então, considere nesse momento quais são as principais dores que a sua empresa possui para operar com a equipe que você tem na linha de frente agora e para entregar com qualidade para o seu cliente final. 

Provavelmente você pode listar muitos incômodos e, naturalmente, irá entender quais são as possibilidades de resolução a curto, médio e longo prazo. Em seguida, você irá analisar se tem condições de estrutura de equipe ou financeira, de dar conta de solucionar isso internamente. E assim você vai compondo as razões para a necessidade da contratação de uma empresa terceirizada.

Terceirização Logística

A logística é um processo normalmente mais complexo dentro das companhias, quando a sua empresa não presta exatamente apenas essa modalidade de serviço. Ou seja, quando ela não é, na sua essência, uma transportadora. 

A relação do processo de entrega de produtos requer uma estrutura robusta, entendimento de algumas ou muitas burocracias e a contratação de uma frota capaz de atender a demanda com eficiência.

E por esses aspectos, a logística é um dos serviços mais buscados dentro desse processo de terceirização. 

Para você que se encaixa nesse perfil, acompanhe as vantagens e desvantagens, ou melhor, os pontos de atenção, para fazer uma terceirização logística.

Vantagens

  • Redução de custos iniciais. Quando você terceiriza a sua logística, você evita gastos com a contratação de profissionais para executar a função e também de frota para realizar o serviço;
  • Otimização de gastos a partir da demanda. Ainda relacionando com o primeiro tópico, você não corre o risco de contratar profissionais e adquirir frota em excesso ou em pouca quantidade. Isso porque sempre existem oscilações de atendimento da necessidade do seu negócio;
  • Redução de relações trabalhistas. O custo e a relação com a mão de obra de uma equipe de logística pode ser um atenuante no seu negócio. Repassar essa responsabilidade para uma outra empresa com a terceirização logística vai otimizar essa questão;
  • Mais eficiência. Uma empresa de logística está dedicada a oferecer da melhor maneira possível o serviço de transporte. Ao terceirizar esse serviço você reduz a sua preocupação em gerar eficiência em mais um processo da sua operação; 
  • Gestão de tempo. Liberando essa responsabilidade de dentro da sua empresa, com certeza sobra mais tempo para alinhar e inovar outros processos e melhorias.

Pontos de atenção ao optar pela Terceirização Logística

  • Pesquise e se informe. Considere a indicação de outros profissionais do mercado da sua confiança e faça uma apuração sobre a reputação da empresa que deseja contratar para a terceirização logística;
  • Compare custos. Avalie corretamente os custos que estão envolvidos em toda a operação, lembrando que não necessariamente você precisará da mesma força de trabalho o tempo todo. Ou seja, faça uma análise que considere a realidade do seu negócio e os planos a curto e médio prazo para possíveis expansões;
  • Preze pelo relacionamento. A cultura e a forma de conduzir o trabalho são muito importantes para não destoar totalmente daquilo que você valoriza para a sua empresa;
  • Esteja sempre atento. Mesmo que você delegue a função da logística para uma empresa terceirizada, não deixe de acompanhar os resultados. Esteja também atento ao que os seus funcionários que estão lidando com essas empresas têm a dizer sobre as entregas. Manter a qualidade do serviço é a chave de qualquer negócio;
  • Segurança e confiabilidade. Informe-se sobre os processos de segurança e também de cumprimento das regras que são impostas para a prática das transportadoras. Assim você garante que a demanda está sendo cuidada da forma correta não só para manter a integridade do produto, como também das legislações vigentes; 
  • Considere empresas com uso de tecnologia. Nada melhor do que aproveitar as inovações que outras empresas já estão aplicando em seus negócios para aplicar e somar ao seu. Além de ajudar nas demandas do dia a dia, pode gerar mais insumos e considerações para melhorar a sua operação. 

TruckPad na Terceirização Logística

Você já está pronto para assumir que a terceirização logística pode ser a melhor alternativa para o seu negócio? O TruckPad quer ajudar você a conectar, a partir de uma tecnologia inovadora, o seu frete aos melhores motoristas profissionais e as transportadoras. 

Tudo isso com a possibilidade de uma solução completa para empresas, transportadoras e motoristas. Quando todos estão conectados nesse mesmo propósito, a terceirização da sua logística fica ainda mais satisfatória e eficiente.