Image
Roteirizador de entregas: o que é, como funciona e quais são os melhores?

Roteirizador de entregas: o que é, como funciona e quais são os melhores?

O roteirizador de entregas nada mais é que uma ferramenta cujo objetivo é otimizar a programação das visitas e entregas.

De maneira 100% inteligente e automatizada, o sistema de roteirização de entregas leva em consideração diversas informações relevantes para traçar a chamada rota ideal, como, por exemplo: 

  • caminho mais adequado (ou mais curto);
  • trânsito;
  • distância;
  • pedágios;
  • restrições de altura de veículo ou para tráfego de caminhões de carga;
  • condições do asfalto;
  • riscos e segurança.

Tá, você aprendeu o que é o roteirizador, mas o que é a roteirização de entregas afinal de contas? Na prática, corresponde ao processo de analisar e interpretar esses dados para, depois disso, traçar a melhor rota e forma de realizar o transporte da mercadoria propriamente.

Criar rotas é uma atividade complexa, que exige uma análise cuidadosa de diversas variáveis. Isso porque as rotas longas podem prolongar o prazo de entrega e afetar a competitividade da empresa.

Por outro lado, trajetos curtos podem contar com vários pedágios, o que geram mais despesas.

Bom, deu para perceber a relevância do tema, né? Quer saber mais? Neste artigo, vamos falar:

– o que é o roteirizador de entregas;

– como funciona o programa de roteirização de entregas no dia a dia;

– o que é roteirização logística automatizada; 

– quais os principais benefícios de aplicar na sua transportadora;

– sobre os principais roteirizadores do Brasil.

Vale pedágio obrigatório

Roteirização da logística automatizada: o que é e como funciona? 

A roteirização da logística automatizada é feita por um software desenvolvido com esse objetivo, que conta com diversas funcionalidades e é capaz de traçar rotas inteligentes de acordo com as prioridades da empresa, como, por exemplo, tempo, custos, segurança, entre outros.

Com o programa, é possível planejar com antecedência e facilidade um caminho ideal otimizado para as entregas.

Vale destacar que alguns desses sistemas contam com funcionalidades gratuitas ou são 100% de graça. Além de levar em conta origem, destinos e diversos pontos de carga e descarga, a plataforma também coleta e interpreta:

  • os gastos de um trajeto;
  • a capacidade necessária da frota;
  • o tempo de atendimento;
  • a jornada do motorista;
  • o consumo de combustível.

Vale reforçar que o principal intuito dessa tecnologia é otimizar ao máximo o uso da frota, dos recursos, da mão de obra e do tempo. Como resultado, as entregas ficam mais eficazes, rápidas e econômicas. 

Principais benefícios da roteirização 

Redução de custos

Por permitir que empresas aproveitem melhor seus recursos e usem o orçamento reservado inicialmente para o transporte em si, essa é uma das maiores vantagens da roteirização logística.

Isso porque há diminuição considerável de despesas variáveis. 

Com os roteiros otimizados, o motorista costuma transitar com maior frequência em distâncias mais curtas, além de evitar estradas danificadas.

Com isso, há menos gastos com a manutenção de combustível, óleo, pedágios, pneus, manutenções constantes etc.

Além disso, a diminuição dos gastos e o melhor rendimento dos recursos corporativos são aspectos que também aumentam a margem de lucro.

Melhor aproveitamento da frota

Ao programar rotas com antecedência, a plataforma cita quais são os veículos adequados de acordo com a operação, modelo, capacidade da carga e nível de consumo de combustível, o que evita problemas, como: desgaste desnecessário e subutilização de caminhões.

Valorização da mão de obra e otimização da equipe

Quando a roteirização logística é aplicada, a equipe é distribuída de um modo mais organizado, sem sobrecargas e trabalhos excessivamente manuais.

Além de evitar falhas humanas que acontecem devido à execução de tarefas repetitivas, a empresa tem condições de reduzir problemas com desgaste e estresse de motoristas.

Mas não é só isso. Com a redução de trabalhos burocráticos e repetitivos, os profissionais passam a executar tarefas mais complexas, que os desafiam e os desenvolvem mais.

Essa mudança tende a promover uma equipe mais engajada e motivada, que, de fato, veste a camisa da empresa.

Entregas mais rápidas

Outro ponto importante relaciona-se diretamente com as entregas. A plataforma calcula os percursos de acordo com a demanda de cada cliente e, desse jeito, promove a redução do tempo gasto para realizar remessas.

Além de tornar o processo mais ágil, o uso dessa tecnologia assegura que os envios sejam realizados dentro do prazo, o que aumenta a satisfação do cliente final.

Aperfeiçoamentos das entregas

Um grande benefício de obter esse sistema é que, com ele, é possível gerar e mensurar dados e informações das últimas entregas, como:

– tempo médio de viagem;

– custo total;

– necessidade de pernoites do motorista;

– índices de acidentes ou roubos.

Vale destacar que ao receber as informações, o gestor consegue estudar com mais facilidade melhorias e aperfeiçoamentos para as próximas operações, além de prever falhas e futuros problemas.

Mais segurança a todos

Ao fazer uso da roteirização, são levadas em consideração algumas especificidades da cidade, como: qualidade das estradas, segurança pública e a própria questão geográfica.

Dessa forma, ao pensar em todos esses fatores antes de traçar a rota, a plataforma garante mais segurança a todos, tanto a carga quanto ao motorista.

Conheça os principais roteirizadores do Brasil

1. Shippify

Site: https://help.shippify.co/

2. COBLI

Site: https://www.cobli.co/roteirizador-institucional

3. Reasy

Site: http://www.reasy.com.br/

4. Pathfind

Site:https://www.pathfind.com.br/

5. SimpliRoute

Site: https://www.simpliroute.com/pt/

Bom, ficou claro como esse sistema pode ser útil para a sua transportadora?

Além de facilitar e promover uma cultura de dados, que permite que os gestores tomem decisões mais assertivas com relação ao serviço prestado, o programa te ajuda a economizar, torna a equipe mais engajada e eficiente, além de garantir mais segurança a todos os envolvidos.

Essa tendência faz parte de uma logística digitalizada, que cada vez mais pode ser encontrada no mercado e nas transportadoras.

Agora queremos falar sobre outro potencial gargalo da sua transportadora o Pagamento de fretes. Você sabia que a TruckPad tem uma solução super moderna e toda pensada para digitalizar essa etapa da sua operação? Conheça:

TruckPad Pay- Solução de pagamento de fretes

Emissão de CIOT, Vale-Pedágio e Pagamento de Frete. Tudo em um só lugar e ao mesmo tempo. Com TruckPad Pay você centraliza e potencializa o ganho operacional, além de :

  • 100% digital e sem custo com cartão, maquininhas e taxas de bandeira
  • Pague o motorista em qualquer lugar do Brasil
  • Transferência automática e dinheiro disponível fora do horário dos bancos
  • Transação via PIX ilimitado
  • Emissão integrada de CIOT sem custo
  • Pagamento de combustível com desconto na rede credenciada

Conte com a gente para te ajudar nos seus pagamentos, sem burocracias, complicações e com as menores taxas.

Para continuar aprendendo sobre o mundo da logística, continue com a gente! Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!