Image

O que é tacógrafo digital?

A sua transportadora usa tacógrafo digital ou ainda prefere os aparelhos analógicos? Você sabe quais são as diferenças adotar os modelos mais modernos ou os mais tradicionais dessa tecnologia?

Descubra quais são as características do tacógrafo digital e por que ele pode trazer vantagens operacionais e financeiras para a sua transportadora. Acompanhe!

Vale pedágio obrigatório

O que é o tacógrafo digital e para que serve?

O tacógrafo é um instrumento de medição usado nos transportes de carga para registrar dados sobre as viagens feitas.

Como, por exemplo, a distância percorrida, o motorista responsável pela entrega e a velocidade de deslocamento do caminhão.

Seu uso é obrigatório, de acordo com o Artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro!

Veículos de carga com Peso Bruto Total acima de 4.536kg fabricados a partir de 1991 e também para qualquer caminhão que transporte cargas perigosas. Tanto a sua ausência quanto o mau uso é passível de multa para a transportadora.

Essa obrigatoriedade serve como uma forma de pressionar os motoristas para que tenham uma condução segura nas estradas, já que saberão que estão sendo monitorados durante o trajeto.

O instrumento pode ser tanto um tacógrafo digital, que ainda é incomum no Brasil, quanto um tacógrafo analógico. Ambos fornecem as informações básicas sobre o deslocamento, mas o modelo digital oferece toda uma gama a mais de dados que podem ser aferidos (falaremos disso em detalhes mais para a frente aqui no artigo).

Para a transportadora, o tacógrafo, digital ou analógico, serve como uma fonte de informações para munir o setor de gestão de frotas, além de uma tranquilidade na prevenção de gastos. Isso porque ele previne:

  • Multas por descumprimento das jornadas de trabalho e descanso dos motoristas, estabelecidas por lei
  • Multas por excesso de velocidade
  • Custos com acidentes por imprudência no trânsito
  • Gastos com indenização ou pagamento de franquia de seguro de mercadorias avariadas pelo excesso de velocidade
  • Gastos excessivos com gasolina, fruto de constantes acelerações e mudanças de velocidade

Além disso, o tacógrafo também permite a identificação do motorista cuja conduta foi responsável por esses gastos, ou seja, é possível também um acompanhamento da postura desses profissionais.

Diferenças entre o tacógrafo digital e o analógico

Você sabia que estima-se que no Brasil apenas 10% dos veículos de carga que usam tacógrafo tenham a versão digital? Muitas transportadoras optam por continuar com o uso do instrumento analógico para a redução de custos. 

Porém, na comparação abaixo podemos ver que talvez essa não seja a opção mais inteligente a longo prazo. Confira!

Maior oferta de dados

O tacógrafo digital é capaz de aferir a velocidade em curvas, em momentos de chuva na estrada, identifica os limites de velocidade, o tempo de trabalho e de repouso do motorista, oferece uma descarga automática dos dados da viagem e é capaz de fornecer relatórios de viagens de até 28 dias atrás.

Todas essas facilidades contribuem para que o seu setor de gestão de frotas consiga prever:
– Gasto de combustível da frota,
– Desgaste dos pneus,
– Traçar estimativas de custos cada vez mais reais,
– Promover treinamentos para os motoristas que otimizem o seu comportamento justamente onde estão os principais erros.

Ou seja, quando bem usados e analisados, todos esses dados a mais podem levar à economia dos recursos da transportadora.

Facilidade de obtenção e armazenamento das informações

Para a obtenção dos dados captados pelo tacógrafo digital, basta que o responsável pela gestão de frotas faça um download direto do aparelho para o computador, através de uma ligação USB, como um pendrive, por exemplo.

Alguns modelos também são dotados de cartões de memória, como nas máquinas fotográficas, que podem ser removidos e encaixados no seu computador, o que facilita mais ainda a leitura de cartão de tacógrafo digital.

Já para a conferência das autoridades, eles são capazes de imprimir os dados na chamada fita diagrama, um papel parecido com o de uma nota fiscal.

Enquanto isso, um tacógrafo analógico registra os dados nos discos de diagrama, em formato de gráfico.

Para agilizar a leitura e facilitar a compreensão dos dados, é comum que se precise de um aparelho leitor desses discos, que converte as informações captadas de uma maneira que seja mais fácil de decodificá-las.

Em termos de armazenamento, os dados do tacógrafo digital podem ser organizados em pasta na nuvem ou no servidor da sua transportadora, enquanto os analógicos exigem o armazenamento físico da informação (ou seja, guardar os discos de diagrama) por até 5 anos, para o caso de surgirem disputas trabalhistas.

Diminuição de gastos com manutenção

O tacógrafo digital tende a acumular cera na agulha, que precisa ser retirada e limpa para um pleno funcionamento do aparelho. Já o tacógrafo digital, segundo a própria montadora Mercedes-Benz, possibilitam uma redução no custo de manutenção de até 25%. 

Redução nos gastos com compra de material

Enquanto os gastos com a compra do tacógrafo digital são maiores, os tacógrafos analógicos têm custos de compra de material muito mais altos.

Explico: o tacógrafo digital precisa apenas da fita diagrama e ela só é usada quando as autoridades pedem a leitura do aparelho.

Já o analógico precisa de uma troca constante dos discos de diagrama para que possa continuar a fazer suas leituras diárias, o que encarece o uso.

Com isso, a opção pelo tacógrafo digital, no longo prazo, pode ser de maior vantagem financeira, especialmente se você conseguir negociar a compra dos aparelhos em quantidade, com descontos sensíveis.

Por que usar o tacógrafo digital?

A gestão de frotas é um dos setores da transportadora que mais pode afetar positivamente ou negativamente o caixa da empresa, afinal, muitas das rotinas que ele precisa manter envolvem custos.

Por isso, quanto melhor munido de informações nas tomadas de decisão, melhor os seus funcionários estarão equipados para avaliar rotas, analisar o histórico profissional de motoristas, prever o orçamento dos próximos meses e otimizar o uso dos seus recursos.

Nesse sentido, o tacógrafo digital é um dos melhores amigos da sua equipe: não só a oferta de informações é mais ampla, como ela também tem uma leitura mais fácil e está mais acessível, caso os dados precisem ser revistos.