Image

Tombamento de caminhão: tudo o que você precisa saber

tombamento de caminhão

Uma das principais causas de danos às cargas e aos veículos é o tombamento de caminhão. Obviamente que nenhum motorista quer passar por essa situação, por isso a melhor coisa a fazer é se prevenir e entender quais os motivos podem levar a esse tipo de acidente.

Uma coisa é certa: se o motorista bobear o caminhão tomba muito fácil! Simplesmente porque os veículos de carga são altos e estreitos, o que pode acarretar tombamentos mesmo em velocidades baixas. Para se ter uma ideia, alguns caminhões podem tombar com uma velocidade média de apenas 25 km/h. Vamos entender melhor como acontece o tombamento de caminhão?

O motivo do tombamento de caminhão

Esse acidente pode ser explicado pela física: a força gravitacional ou força G. Você provavelmente sabe do que eu estou falando, mas pode não conhecer por esse termo técnico. O tombamento de caminhão acontece pelo deslocamento da força G, ou seja, a força que desloca o veículo do centro de gravidade, e passa a ser a força lateral que empurra as mercadorias para o lado e o motorista para a porta do veículo.

A grande vilã dos tombamentos é a velocidade acima da média permitida. E, mesmo em alguns casos em que a velocidade está moderada, ainda pode acontecer tombamento de caminhão em locais mais favoráveis a esse tipo de acidente, como curvas fechadas, rotatórias, alças de acessos e viadutos. Tecnicamente, basta que a aceleração lateral seja capaz de levantar o pneu na curva para o tombamento ser inevitável.

Como evitar o tombamento de caminhão

Para começar é necessário muita atenção na direção. Vamos ver 3 dicas que podem evitar o tombamento de caminhão:

Velocidade

O ideal é manter sempre a velocidade abaixo de 10 km/h do que indica a sinalização. Assim você coloca em prática o que conhecemos como direção preventiva, ou seja, uma maneira de dirigir que tem o objetivo antecipar possíveis acidentes e situações de perigo e, assim, reduzir os riscos e prevenir acidentes.

Excesso de peso

Além de ser considerada infração de trânsito pela Resolução do CONTRAN Nº 258, o excesso de peso é fator de alto risco para o tombamento de caminhão porque é responsável por provocar desequilíbrio do veículo. Além do que, ter uma carga com o peso acima do permitido também irá exigir mais do motor, obrigando o motorista a ter uma aceleração maior para suportar o peso. Vale lembrar também que é fundamental o cuidado na hora de fazer a distribuição de carga no caminhão.

Tipo de carga

É necessário saber exatamente o tipo de carga que você está carregando e qual a melhor forma de fazer o transporte sem nenhum tipo de prejuízo. Para isso, você deve ficar atento principalmente em duas categorias: cargas vivas e cargas líquidas.

Para as cargas vivas não é aconselhável deixar mais do que o espaço suficiente para o transporte, porque os animais podem se  movimentar e causar desestabilidade no caminhão. Vale lembrar que, apesar da necessidade de delimitar o espaço, é preciso se preocupar também com a manutenção da vida e do bem-estar animal, estabelecidos pelo COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) na lei Nº 9.503.

Para o transporte da carga líquida a atenção deve ser para o nível do tanque. Se o líquido não estiver por completo ou até 80% na dimensão do caminhão, o fluido irá se espalhar com mais facilidade e qualquer movimentação do caminhão irá chacoalhar mais a carga. Por isso, quanto menos estiver completo o nível do tanque mais chance de acontecer o tombamento do caminhão.

Meu caminhão tombou! E agora?

Se por algum motivo, infelizmente, você não conseguiu prevenir o tombamento do caminhão será necessário ter alguns cuidados para sair dessa situação. Veja 8 passos que podem te ajudar nessa hora:

1. Certifique-se que não está ferido com gravidade

Com o susto de um acidente, como o tombamento de caminhão, o corpo recebe um pico de adrenalina capaz de anestesiar o corpo. Essa sensação, que dura alguns minutos,  pode impedir o motorista de sentir dores de imediato e por isso não perceber de prontidão que está ferido. Portanto, é necessário verificar com calma se não há nenhuma lesão, sangramento ou, em casos mais graves, fraturas. Caso haja, ligue imediatamente para o SAMU (192) ou para o corpo de bombeiros (193). Lembre-se também de salvar esses número na sua agenda de contatos!

2. Sinalize a pista para evitar outro acidente

Caso esteja em condições de se movimentar, o próximo passo é sinalizar a via para evitar um novo acidente. Para isso, é importante que o caminhão esteja sempre equipado com triângulo e, se possível, cones de sinalização. No caso de não conseguir usar essas ferramentas, sinalize a via com galhos de árvores ou arbustos.

Atenção: o triângulo é uma ferramenta obrigatória regulamentada pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), segundo o artigo 46 do Código de Circulação através da resolução número 36. A falta desse item resulta em infração gravíssima.

3. Verifique se há possibilidade de incêndio

Dependendo do tipo de tombamento de caminhão, o impacto do veículo pode amassar o tanque de combustível e causar alguma rachadura e, sucessivamente, o vazamento do diesel. Com isso, qualquer mínima faísca pode começar com um incêndio. Para enfrentar situações como esta, é necessário que o extintor de veículo esteja dentro do prazo de validade e no local indicado.  Caso não seja possível pegar o extintor, outra forma de evitar um incêndio é jogar areia ou terra no fluído espalhado.

Assim que você identificar o risco de incêndio ligue imediatamente para o corpo de bombeiros (193) e aguarde a chegada de ajuda mantendo distância do caminhão.

4. Acione a Seguradora do Caminhão

É essencial comunicar a seguradora do ocorrido e qual o status atual para definir os próximos passos. Essa comunicação pode facilitar a vida do caminhoneiro na hora de acionar o guincho e tomar algumas providências, pois em algumas coberturas é o seguro que cuida dessas decisões.

Caso o motorista não tenha seguro, ele deverá procurar um guincho local para remover o caminhão da zona do tombamento e decidir para qual oficina deverá ser levado o veículo.

O TruckPad tem uma parceira com a Wallerius para seguro de caminhão, disponível para usuários do aplicativo. Para saber mais sobre essa promoção, baixe o app. Se você já é usuário, busque no menu pela opção “Seguro para caminhões”.

6. Comunique o embarcador

O seguro da carga é obrigatoriamente feito pela transportadora ou pelo embarcador. Você deverá informar o responsável sobre o tombamento e o status da carga para que seja possível acionar o seguro de imediato, tentando prevenir roubos ou saqueamentos.

7. Faça um check up médico

É de extrema importância passar em consulta médica após qualquer tipo de acidente. Mesmo que no momento do tombamento do caminhão o motorista não sinta nenhum sintoma preocupante, cuidar da saúde nunca é demais. Procure um hospital ou posto de assistência médica mais próximo e peça uma avaliação.

E você, tem alguma dica a mais para acrescentar para os amigos caminhoneiros?