Image
10 cuidados para transportar cargas

10 cuidados para transportar cargas

Transportar cargas, especialmente as mais sensíveis, é algo para ser feito com muito cuidado, perícia e, claro, respeitando as legislações para cada caso. Neste artigo, você irá ver o que pode complicar o transporte rodoviário de carga de acordo com as características da mercadoria e conhecer algumas dicas para te ajudar a contornar essas complicações. 

Aqui, você vai ler sobre:

  • Os diferentes tipos de carga;
  • Cuidados para transportar carga.

Diferentes tipos de carga

Nós já falamos aqui sobre os tipos de carga por quantidade de espaço ocupado no frete. Porém, existem várias outras definições que falam sobre as características de cada tipo de carga. Quer conhecer algumas delas? Veja só!

Cargas preciosas

Os objetos a serem transportados são de alto valor, como:

  • Joias;
  • Metais preciosos;
  • Títulos valiosos;
  • Obras de arte e outros deste tipo. 

Esse tipo de mercadoria precisa de proteção e vigilância, por isso, o transporte de carga deste tipo geralmente é feito por veículos blindados.

Como contempla um alto risco, existem regras específicas para transporte de carga preciosa. Conheça quais são aqui!

Cargas frágeis

O transporte de cargas frágeis cuida de objetos que têm mais possibilidades de serem quebrados ou danificados no transporte. Estamos falando de objetos como:

  • Vasos decorativos;
  • Espelhos;
  • Objetos de vidro.
  • Quadros etc.

Carga perigosa

Basicamente, são todas as cargas que podem causar danos ao meio ambiente, à população e a bens. O transporte de cargas perigosas significa lidar com cargas:

  • Químicas;
  • Biológicas;
  • Radiológicas;
  • Explosivos;
  • Gases;
  • Inflamáveis;
  • Oxidantes;
  • Peróxidos orgânicos;
  • Substâncias tóxicas, infectantes ou corrosivas. 

Recentemente, uma resolução alterou de 90 para mais de 3 mil os itens que são considerados perigosos, e reformulou algumas leis referentes ao transporte dessas cargas. Ou seja, divulgue essa informação na sua transportadora!

E, independentemente de serem itens antigos ou recentes nesta lista, toda carga com estas características devem ser identificadas como perigosa seguindo o código da ONU e embalada propriamente para que não haja contaminação.

É necessário também evitar o transporte dessas mercadorias com outras de natureza diferente, bem como em áreas de alta densidade populacional, que contenham reservatórios de água ou reservas ecológicas.

Carga viva

Como prevê o nome, o transporte de carga viva pressupõe transportar animais. Essa atividade deve ser exercida com muito cuidado, para que o animal não fique estressado, não sofra com o deslocamento e não se machuque.

Carga frigorificada

Transportar cargas frigorificadas significa transportar alimentos perecíveis, que precisam ser refrigeradas ou até mesmo congeladas. É o caso de:

  • Laticínios;
  • Frutas,
  • Carnes etc.

Carga seca

Já o transporte de carga seca é para produtos não-perecíveis. Ele atende a maior demanda de mercadorias, já que se trata de produtos que vão desde  ferragens e outros materiais de construção até eletrodomésticos e peças automotivas, por exemplo.

Carga fracionada

O transporte de carga fracionada consiste em dividir o mesmo veículo para vários clientes, que precisam cada um transportar cargas pequenas, que não encheriam um frete. 

Carga farmacêutica

Essa atividade envolve o transporte de:

  • Vacinas;
  • Injeções;
  • Remédios líquidos, entre outros elementos farmacêuticos. 

Por isso, é necessário um cuidado especial para que a umidade e condições de temperatura não afetem as datas de validade dos produtos. 

Carga pesada

Cargas pesadas são aquelas que exigem muito esforço no seu transporte, mais do que o comum. Entre os exemplos, estão:

  • Maquinário industrial;
  • Carros;
  • Barcos;
  • Aviões;
  • Equipamentos para montagem de shows, por exemplo.

Quando falamos de transporte de cargas pesadas, as principais preocupações são com não causar dano à carga e aos envolvidos no transporte, já que qualquer acidente pode ter graves consequências.

10 dicas para transportar cargas com cuidado

O cuidado é o fator primordial no transporte de carga de qualquer tipo. Quando falamos sobre transporte de cargas perigosas, pesadas, frágeis e outras cargas sensíveis, a atenção precisa ser redobrada para evitar acidentes ou danos ao material. Veja algumas dicas sobre cuidados no transporte para saber como lidar melhor com cada especificidade.

1) Mantenha a velocidade estável

Para a maioria das cargas sensíveis, como as frágeis, pesadas, farmacêuticas, perigosas ou viva, é importantíssimo evitar choques. Por isso, manter a velocidade do veículo estável, respeitando os limites da via e evitando freadas bruscas é muito recomendável.

2) Sinalize a carga fracionada

Quando for necessário transportar cargas variadas em um mesmo veículo, lembre-se de que os artigos serão carregados e descarregados do caminhão sucessivas vezes. Por isso, previna-se: sinalize cada caixa com informações sobre o lado certo, se é frágil e quanto de peso ela suporta sobre si.

Assim, você evita que sejam empilhados muitos materiais em cima de objetos que não suportam essa pressão ou ainda que elas sejam posicionadas de maneira incorreta e acabem desmontando ao longo do transporte. São diminuídas também as chances de quedas, quebras e arranhões.

3) Manutenção é a palavra de ordem!

Lembre-se: em qualquer caso de transporte de carga mais delicada, será necessário contar com toda a proteção que você puder. Por isso, assegure-se de que os veículos de transporte estejam com a manutenção em dia.

Assim, a suspensão do próprio veículo ajuda a absorver parte dos impactos que poderiam estar danificando os produtos transportados.

4) Atenção redobrada na embalagem das cargas frágeis

No transporte de cargas frágeis, é necessário empacotar as cargas com materiais mais resistentes do que o papelão tradicional. Boas alternativas para isso são a madeira ou um plástico rígido e resistente, para proteger dos choques. Usar plástico bolha, jornal ou isopor também pode ser necessário, especialmente para itens como vidros e porcelanas.

No caso de transportar cargas líquidas, envolva conteúdo em toalhas ou materiais absorventes, que possam conter vazamentos, caso eles aconteçam.

Além de sinalizar as embalagens com a informação de frágil, também é importante colocar elas por cima no transporte, para garantir a integridade da carga. E, se possível, prenda a carga no caminhão para que não fique escorregando, se chocando e balançando durante o transporte.

5) Fique de olho nas condições climáticas da carga seca

Apesar de ser uma carga não-perecível, ela só é resistente às intempéries quando protegida nas condições ideais. Se o veículo de transporte estiver gerando aquecimento exacerbado ou muita umidade, por exemplo, os alimentos e outros materiais podem acabar tendo a sua validade comprometida ou sendo inutilizados. 

Por isso, para não arcar com prejuízo no transporte de carga seca, opte por caminhões completamente vedados da influência das condições climáticas.

Se você for misturar cargas secas num mesmo caminhão, vale também colocar as mais pesadas por baixo. Assim, você evita que as cargas mais pesadas acabem quebrando as mais leves.

6) Contrate vigilantes para transportar cargas preciosas

Por conta do risco de assalto, que é um problema para o cliente e até mesmo para os funcionários que exercem a atividade, é preciso que os veículos de transporte de cargas preciosas possam se comunicar com a transportadora, não importa onde eles estejam.

Eles devem contar com sistemas de segurança especiais, que vão de mecanismos de comunicação até a vigilantes profissionais. A quantidade de reforços necessários irá variar de acordo com o montante transportado.

E, se você ainda assim estiver inseguro quanto a esse serviço, que tal contratar um seguro especialmente para esse tipo de carga? Assim, você fica mais despreocupado para trabalhar!

7) Atenção à temperatura!

No caso de transporte de carga frigorificada, é preciso se informar com o cliente sobre qual é a temperatura ideal para evitar contaminação ou danos à qualidade dos alimentos. 

Ofereça estrados resistentes, impermeáveis e que facilitem a circulação do ar para que todo o conteúdo seja refrigerado por igual. Além disso, é importante garantir o isolamento térmico do caminhão, para que a média de temperatura seja mantida dentro da área de transporte.

8) Higiene no transporte de alimentos

Ao transportar alimentos, perecíveis ou não perecíveis, certifique-se sempre de promover uma higienização frequente e eficaz no veículo, para evitar a contaminação. Além disso, avise à equipe responsável da necessidade de cuidado no manuseio e no acondicionamento dos produtos, já que ferimentos na casca podem fazer com que se crie um ambiente favorável para a proliferação de bactérias.

Pendure também ganchos nas estruturas do veículo, para que a comida fique suspensa longe do chão. Afinal, não é uma boa ideia encostar alimentos onde os funcionários irão pisar, não é mesmo?

8) Respeite os animais no transporte de carga viva

Quando há vidas envolvidas, todo cuidado é pouco. Por isso, é obrigatório no transporte de animais que haja espaço para eles ficarem de pé, se deitarem, comerem e beberem naturalmente, além de boa circulação de ar. O ambiente do transporte também deve ser confortável: 

  • Não pode causar escorregamento;
  • Entrada de serragem nos olhos;
  • Incômodo por conta de outras mercadorias. 

Essas são apenas algumas regras para transporte de carga viva. É importante se informar sobre a legislação na íntegra e tirar as autorizações necessárias antes de exercer a atividade. Respeite também o tempo máximo que cada animal pode ficar embarcados sem paradas.

9) Contrate um farmacêutico

Este é um personagem fundamental para transportar cargas farmacêuticas. Não apenas ele é responsável por analisar a umidade e temperatura do compartimento de transporte três vezes ao dia, como sem ele é impossível conseguir o Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia, que é exigido pela Anvisa para liberar o exercício da atividade.

Será o farmacêutico também que irá identificar as necessidades de cada produto para que ele seja conservado e transportado nas condições ideais.

Vale também estudar todas as regras de transporte de carga farmacêutica. Leia mais aqui!

10) Reduza impactos no transporte de cargas pesadas

Para garantir que cargas pesadas não sejam danificadas, use embalagens resistentes por conta do empilhamento e coloque nelas indicadores de impacto, que sinalizam se os choques sofridos pelas cargas podem estar danificando o conteúdo no interior da embalagem.

Além disso, preencha os vazios do caminhão com outros materiais anti-impacto caso o veículo não esteja cheio, de maneira que elas não fiquem batendo umas nas outras durante o deslocamento. Lembre-se que uma medida simples como essa consegue reduzir muitos prejuízos!

Quer aproveitar e conhecer tudo sobre o transporte rodoviário de cargas? Então, baixe gratuitamente o nosso glossário sobre o tema. Nele, você vai vai entender sobre o cenário do modal, as principais siglas e terminologias do setor.