Image
O que é ponto de pedido e como calcular na sua empresa?

O que é ponto de pedido e como calcular na sua empresa?

Calcular o ponto de pedido dos produtos usados na sua empresa é uma conduta preventiva. Essa atitude ajuda a estar sempre preparado para imprevistos na demanda dos seus serviços. Afinal, o seu negócio terá um estoque mínimo para garantir o funcionamento do trabalho nesses momentos de alteração na procura.

Além disso, o ponto de reposição também serve para que você saiba o momento exato de agir e repor as quantidades. Por isso, para que você entenda melhor como fazer esse controle de estoque e calcular o ponto de pedido, fizemos esse artigo. Confira!

O que é ponto de pedido?

Ponto de pedido
#ParaTodosVerem: Como descobrir o ponto de pedido certo?

O ponto de pedido é o momento certo para fazer uma nova compra de estoque, com o intuito de repor algum produto usado na sua empresa. Ele serve para que você não deixe de atender às demandas dos seus clientes por falta de estoque.

Esse número representa um estoque mínimo que a empresa pode chegar de um produto. Ao atingir esse valor, um novo pedido de mercadorias deve ser feito aos seus fornecedores.

Por que otimizar o ponto de pedido?

Calcular o ponto de pedido permite que a sua empresa:

Não decepcione os clientes

Imagine a situação: seu cliente fiel chega até a sua transportadora atrás de um serviço de frete. Porém você não tem como usar o veículo necessário porque não há óleo para fazer a manutenção do motor propriamente.

Além de decepcionar e prejudicar a imagem da sua transportadora junto ao cliente, você entregará esse serviço de bandeja na mão do concorrente. E, se o cliente gostar do serviço da outra empresa, pode ser que ele não seja mais tão fiel assim.

Evite perder receita

Deixar de fechar negócios por um erro no cálculo no tempo de reposição do estoque não dá! Fazer um controle de estoque correto e acompanhar o estoque de segurança dos produtos necessários ao seu funcionamento também garante a saúde financeira da sua empresa.

Evite gastar demais

Saber calcular o ponto de pedido não é só uma questão de perder trabalhos. O ponto de reposição ajuda a evitar novas remessas de produtos que ainda não são necessários, o que onera o caixa da empresa.

Além disso, esse estoque sobressalente também pode ser uma questão em termos de armazenamento. Ou seja, o controle de estoque interfere de várias formas no funcionamento do seu negócio. 

Como calcular ponto de pedido?

#ParaTodosVerem: Como calcular o ponto de pedido?
#ParaTodosVerem: Como calcular o ponto de pedido?

Para calcular o ponto de pedido, é necessário levar em consideração alguns fatores. São eles:

  • Consumo Médio: a média diária de itens consumidos na sua operação;
  • Tempo de Reposição: quantos dias se passam do início do processo de orçamento, passando pelo pedido das unidades e a chegada da nova remessa à sua empresa;
  • Estoque de Segurança: a quantidade mínima que se deve ter em estoque de um item para que, sem que haja acumulação desnecessária, você possa suprir às demandas variáveis por um produto ou serviço.

A fórmula do ponto de pedido

Anote aí: PP = (CM x TR) + ES

Vamos a um exemplo prático para entender melhor como aplicá-la?

Digamos que uma transportadora deseja calcular quando é o momento de repor o seu estoque de óleo de motor para um determinado veículo. São consumidas 4 unidades desse óleo diariamente e o fornecedor consegue enviar uma nova remessa em apenas 5 dias. Por essa agilidade, o estoque de segurança é de apenas 20 unidades.

Assim, para calcular o ponto de pedido, faríamos:

PP = (4 x 5) + 20 = 40

Ou seja, sempre que o estoque desse óleo para motor chegar a 40 unidades, atingimos o ponto de reposição.

O cálculo do estoque de segurança

Ok, entendi a fórmula, mas como sei qual é o meu estoque de segurança? Basta usar a fórmula abaixo:

ES = CM x TE

Sendo CM o consumo médio diário de unidades do produto e TE o tempo de entrega de uma nova remessa. Ou seja, apenas do momento que o pedido já foi feito ao fornecedor até ele chegar à sua empresa, desconsiderando os dias necessários para orçamento e aprovação interna do pedido. 

Dicas para calcular o ponto de pedido de maneira eficaz

Existe uma série de medidas que podem ser tomadas na sua empresa para calcular qual é o estoque mínimo que você deve alcançar antes de pedir a reposição de um produto. Veja alguns processos que ajudam a calcular o ponto de pedido:

Mantenha o seu cadastro de fornecedores atualizado

Para agilizar na hora de fazer cotações para o próximo pedido, o ideal é que o seu cadastro de fornecedores esteja completo e seja constantemente atualizado.

Além disso, crie também um processo para conferir a cada dois ou três meses se o tempo necessário para a fabricação e entrega dos produtos que você consome aumentou ou diminuiu. Assim, é possível estar seguro de que o seu cálculo do tempo de reposição de estoque está correto.

Faça um controle de estoque efetivo

Controle de estoque é uma atividade fundamental para o cálculo do ponto de reposição. Por isso, estabeleça processos rígidos para acompanhar de perto tudo que entra e sai da empresa. Essa é a melhor maneira de saber sempre que algum item estiver em vias de acabar.

Se o controle de estoque não for confiável, mesmo que exista um cálculo de tempo de reposição bem feito e um ponto de pedido definido, nunca haverá segurança de que realmente o seu estoque mínimo está lá para garantir a demanda até que uma nova remessa de produtos chegue.

Use um sistema de gestão

Uma forma de automatizar processos para controle de estoque evitando um maior gasto de tempo para os seus funcionários é implementando um sistema de gestão. Afinal, se cada etapa do processo for registrada e acompanhada no sistema, o registro terá que ser feito sempre da mesma forma, o que diminui o potencial de erros e facilita para que as tarefas sejam automatizadas no dia a dia.

E aí, deu pra entender a importância em calcular o ponto de pedido da sua empresa? Sem dúvidas, esse controle pode ajudar (e muito) na sua gestão. E se quiser acompanhar mais conteúdos como esse, aproveite para assinar nossa newsletter no box lateral.