Image
Rotas de entregas: entenda como traçar com eficiência

Rotas de entregas: entenda como traçar com eficiência

A sua transportadora está levando em consideração todos os fatores necessários ao planejar uma rota de entrega? A equipe responsável está usando a tecnologia a seu favor, como um aplicativo para traçar rotas de entregas, por exemplo?

Se você não sabe responder essas perguntas ou não consegue imaginar como pequenas melhorias nesse planejamento podem trazer ganhos financeiros sensíveis para o seu negócio, acompanhe o artigo de hoje com 10 dicas para garantir a eficiência nesta atividade das suas operações.

Por que traçar rotas de entregas com antecedência?

Planejar cautelosamente cada rota de entrega garante uma melhoria de eficiência nas suas operações: é possível realizar menos viagens com os caminhões, gastando menos em combustíveis, pedágios e desgaste de veículos, por exemplo. A redução nos custos pode gerar a competitividade que a sua transportadora precisava para se destacar no mercado.

Além disso, o mapeamento das rotas de entregas também permite evitar problemas por conta de engarrafamentos, pelas condições da estrada, com acidentes ou roubos, todos trazendo consequências financeiras e de atrasos no frete.

Mas não é só a empresa que se beneficia dessa medida, afinal, os clientes tendem a receber suas entregas mais rapidamente, com maior segurança para a carga e ainda desfrutar de custos otimizados. Isso estimula o cliente a buscar novamente os serviços da transportadora, criando laços de fidelidade ao serviço bem prestado.

Todos esses fatores tornam evidente como roteirizar uma rota de entrega previamente pode trazer benefícios financeiros e para a reputação da sua transportadora.

Como roteirizar uma rota de entrega com eficiência?

1. Calcule as distâncias e o trânsito

Se o caminhão estiver integralmente dedicado a apenas um cliente, uma das primeiras medidas a serem tomadas para calcular uma rota de entrega eficaz é fazer um levantamento de todas as opções de caminhos que podem ser traçados do galpão de onde sai o caminhão até o local da entrega.

Com esses dados em mãos, calcule as distâncias percorridas, caso ele fosse por cada rota possível. Afinal, quanto mais distante, mais tempo o veículo levará para entregar a carga e mais tempo ele estará dedicado apenas a este serviço, não podendo atender a novas demandas.

Em seguida, pesquise também o comportamento do trânsito nas vias pelas quais o caminhão passaria em cada uma das opções levantadas. O engarrafamento também é um fator que afeta o tempo necessário para fazer a entrega.

2. Leve em consideração o combustível

Outro fator muito relevante para um frete eficaz é um baixo consumo de combustível. Rotas de entregas mais distantes, em estradas cuja variação de velocidade é muito frequente ou muito engarrafadas podem resultar num alto custo com abastecimento.

Por isso, vale a pena fazer uma estimativa de quanto combustível deve ser gasto nas opções de percursos levantadas para cada entrega.

3. Fique atento aos pedágios e obras na via

Como eficácia na escolha das rotas de entregas quer dizer também redução de custos, as surpresas que cada via traz devem ser consideradas.

Por isso, pesquise com cuidado quantos pedágios existem em cada uma das opções de percurso levantadas para uma rota de entrega, assim como qual é o valor de cada um deles. Além disso, faça também um levantamento de quais dessas vias estão em obras, em quantos trechos e quanto de retenção no trânsito isso está causando.

Afinal, não adianta, por exemplo, passar por uma via que serviria para 3 clientes de uma só vez se ela for uma rota de entrega que exigirá um prazo maior no frete por conta de obras ou ainda terá custos elevados com pedágios.

Vale pedágio obrigatório

4. Pense nas condições da estrada

Faça pesquisas sobre o terreno das vias pelas quais está pensando em estabelecer as suas rotas de entregas. Elas estão esburacadas? São lamacentas? Estão em um estado de conservação que leva à degradação do seu veículo mais rapidamente (afinal, também estamos considerando a eficácia da sua operação no longo prazo)?

Colocar a sua mercadoria em rota de entrega que pode danificá-la pode causar tanto danos financeiros quanto de reputação à sua empresa. Além disso, imagine as consequências operacionais e de atendimento ao cliente caso uma encomenda se atrase porque a rota de entrega escolhida fez com que o caminhão ficasse atolado em uma via não asfaltada ou quebrasse por conta de buracos. Garantir a entrega deve ser sempre uma prioridade, portanto não arrisque!

5. Cruze as demandas com a rota de entrega

Quando a ideia é usar um mesmo caminhão para transportar fretes de clientes distintos, então existem duas possibilidades de como roteirizar uma rota de entrega. A primeira delas é pensar nas rotas de entregas que podem atender a mais demandas da sua empresa. A segunda é traçar o caminho ideal (financeiramente e em tempo) para levar a carga de um cliente que fique mais distante e tentar encaixar nele outras demandas que forem possíveis.

Um bom planejador de rotas deve sempre tentar chegar a um equilíbrio: encontrar a rota que seja segura, financeiramente inteligente, com boas condições de circulação e que também possa servir para diversas demandas da empresa ao mesmo tempo.

6. Use planejador de rotas

Uma boa ideia para economizar tempo e esforço é usar um aplicativo para trabalhar rotas de entregas. O aplicativo dessa categoria funciona como um roteirizador, que leva em consideração um gasto estimado com combustível, pedágios e alguns conseguem até mesmo apontar obras na via.

Enquanto eles cortam uma boa parte do caminho para você, é claro que existem decisões estratégicas (quais paradas adicionar, em que ordem, etc) e de segurança que devem ser consideradas por um elemento humano ainda assim.

Uma boa ideia para encurtar esse esforço é usar o aplicativo para trabalhar rotas de entregas da Truckpad, chamado Recalcula Frete. Ele é gratuito e oferece informações como duração da viagem, valor gasto em pedágios, quantos litros de combustível serão necessários (baseado no consumo do seu veículo) e o custo com abastecimento.

Além disso, o programa para rotas de entregas também consegue calcular valores a serem cobrados do cliente para cada tipo de carga no caminho traçado.

7. Considere a segurança

Outro fator que um planejador de rotas precisa levar em consideração são os problemas que cada rota de entrega oferece. Por mais que seja tentador procurar trajetos mais curtos ou que possam agregar mais entregas pelo caminho, não vale a pena se arriscar em vias perigosas, seja no sentido de acidentes ou de roubos.

Tanto o roubo de carga quanto os acidentes podem trazer consequências financeiras para a sua transportadora, danos para a carga transportada e atrasos nas entregas. Ou seja, uma série de consequências muito negativas para empresa e cliente.

8. Pense nos horários de entrega

Na hora de encadear clientes nas suas rotas de entregas, vale pesquisar também os horários em que as empresas que vão receber cada carga trabalham. Afinal, esperar até que o cliente tenha equipe suficiente para receber o frete pode atrasar todas as demais entregas daquele veículo.

Outro fator a se considerar é o horário de tráfego e descarga nas cidades em que as entregas serão feitas. Cada município tem regras individuais sobre esse tipo de atividade, então vale a pena pesquisar direitinho e prever as entregas em horários possíveis para cada localidade.

9. Entregue primeiro o que fica mais distante

Para agilizar a sua operação e diminuir possíveis problemas pelo caminho, entregue primeiro o que vai demandar mais do seu tempo na estrada. Uma vez que o caminhão já foi até o ponto mais distante programado na rota de entrega, então ele pode fazer o caminho de volta deixando todas as encomendas de clientes que também estejam listadas para aquele frete.

10. Faça o processo semanalmente

Apesar de ser algo trabalhoso e que demanda tempo, nesse caso, a antecedência é inimiga da perfeição. O ideal é que o roteirizador não faça o planejamento das rotas de entregas com semanas de antecedência para que ele consiga inserir novas demandas, que chegaram de última hora, em um mesmo frete.

Com isso, a sua transportadora trabalha sempre no máximo da sua capacidade, com os caminhões cheios e atende a todos os clientes da forma mais eficiente possível.

Quer continuar descobrindo o mundo da logística? Continue por aqui! A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no rodapé desta página.

Até a próxima!