Image
Saiba como fazer contratação Spot

Saiba como fazer contratação Spot

Spot é, na verdade, um conceito logístico que abrange diferentes etapas do processo, como frete spot, negociação spot e contrato spot. Por isso, muitas vezes o mercado se refere à essa expressão como logística spot. Mas você sabe o que é isso, afinal de contas? 

Spot é uma palavra de origem inglesa, que, em tradução livre, significa local ou imediato. No mundo logístico, a ideia está relacionada a uma situação de mercado que envolve o pagamento à vista, com entrega imediata do produto ou serviço. Deu para perceber o desafio? Quando se fala em spot para logística, é necessário envolver outra transportadora no serviço de entrega para atender a essa demanda.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo.

Quando adotar a logística SPOT no seu negócio? Entenda o conceito na prática

Essa dinâmica de frete é bastante comum no caso de embarcadoras que trabalham com produtos simples de serem transportados, sem muita variedade. Por outro lado, empresas que oferecem portfólio variado de produtos, com volumes de cargas diferentes, que pode fazer entregas com tamanhos e pesos muito diferentes, utilizam pouco a contratação spot. 

Isso porque a logística spot ocorre quando a empresa embarcadora contrata o frete de uma nova transportadora, sem ter um contrato com a transportadora em si, com objetivo de dar suporte às entregas. Geralmente, esses transportes não são fracionados ou com diversas paradas durante o roteiro de transporte.

A negociação é feita fora do contrato com as transportadoras com uma empresa que, na maioria dos casos, faz parte de grupo de prestadoras de serviço da empresa e atua esporadicamente em caráter de urgência. Além disso, os valores cobrados normalmente são maiores do que os preços praticados no mercado.

Conheça as principais características do contrato de transporte spot

Pagamento à vista

Como o frete spot é realizado fora do contrato com as transportadoras que a empresa costuma utilizar, a fatura enviada possui vencimento imediato. Já as organizações que contam com parcerias fechadas possuem o chamado “período de corte”, em que são somados todos os fretes no período e são enviados os boletos com o valor referente ao serviço usado.

Transporte de urgência

A urgência de determinada entrega é uma das características mais marcantes da logística spot. Em alguns casos, o cliente pode precisar de muita agilidade no processo de entrega, seja por necessidade de troca ou reposição de itens ou problemas internos que levariam ao atraso na entrega, por exemplo. No frete spot, tudo acontece de maneira muito ágil. 

Cargas fora do padrão

Para negócios que trabalham com perfis variados de clientes ou possuem um amplo portfólio de produtos, é difícil contratar transportadoras que deem conta de todas as demandas de transporte. 

E é aí que o spot entra gerando valor e trazendo vantagens. Para esses casos, o frete Spot acaba sendo uma ótima opção de saída. Além de terem suas entregas feitas de forma eficaz, ainda ganham tempo para negociar todas as nuances e requisitos que envolvem suas mercadorias com as outras transportadoras. 

Custo elevado

Apesar dos benefícios listados acima, a necessidade de entrega imediata somada ao transporte de urgência, que exigem condições e cuidados especiais, fazem com que os preços cobrados por esse tipo de serviço sejam muito maiores do que o transporte contratado regularmente.

Entrega imediata

Por último, mas não menos importante! O spot é bastante útil não só em situações de urgência, mas também nas entregas imediatas. Esse tipo de logística é bastante comum, inclusive, nas contratações de frete aéreo, que oferecem prazos consideravelmente menores do que o de um transporte de carga regular.

Agora confira mais vantagens

Prazos curtos

O frete SPOT pode ser bastante útil para prazos apertados de maneira geral. Como não há consolidação de cargas fracionada e diversas paradas durante o roteiro de transporte, os prazos oferecidos são menores do que o de uma contratação normal de frete e garanta mais agilidade.

Satisfação dos clientes

Alguns clientes não se importam de pagar mais caro para receber seus produtos mais rápido. Logo, oferecer essa alternativa como opção não deixa de ser uma forma de aumentar a satisfação do cliente e gerar mais valor para o serviço prestado. Mas não é só isso. Caso haja qualquer problema com o prazo, é possível evitar ao máximo 

a entrega atrasada ao utilizar o frete SPOT.

Chances menores de queda no nível de serviço

Com o frete spot, podemos dizer que há um maior controle do serviço, o que impede que ocorram quedas consideráveis no padrão de qualidade. É possível que atrasos ocorram até por conta de problemas internos e isso afete o prazo final para a entrega no cliente. 

Dois exemplos bem comuns são relacionados a demora na emissão da documentação e a demora na consolidação das cargas para envio, o que faz com que o pedido fique mais tempo parado. Nesses casos, quando há atraso na entrega para o cliente, o nível de serviços de entrega cai, o que prejudica a experiência do cliente. Dessa forma, o frete spot acaba sendo uma boa alternativa, pois, apesar dos custos sejam maiores, você não perde o cliente por erros internos.

Contratação rápida

O frete SPOT é utilizado quando há necessidade de uma entrega pontual ou urgente que, por algum motivo, as transportadoras já contratadas não podem atender. Sua contratação é bem mais ágil e eficiente, porque, afinal de contas, não precisa passar pelo processo longo de cotação e rodadas de negociação, como costuma acontecer com os contratos maiores.

E a principal desvantagem…

O uso do frete SPOT traz consigo riscos, principalmente associados a seu custo. Quando o volume de entregas ou a quantidade de fretes alcança uma proporção significativa na modalidade SPOT, é hora de rever os contratos padrão com transportadoras, pois aumenta consideravelmente os gastos da empresa. Esta modalidade deve ser tratada em regime de exceção exatamente pela falta de previsibilidade e gestão associada.

E aí, deu para aprender bastante sobre a contratação spot? Para tirar mais dúvidas e ficar cada vez mais por dentro do universo do transporte de carga, assine nossa newsletter. 

Até a próxima!