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Tudo o que você precisa saber sobre contrato spot: vale ou não a pena?

Tudo o que você precisa saber sobre contrato spot: vale ou não a pena?

Sabe quando entra em cena o contrato spot? Um exemplo muito comum é quando o seu cliente chega desesperado, pedindo um favor para uma entrega de última hora e totalmente imprevista.

A contratação spot tem algumas características típicas e deve ser feita com muito cuidado e atenção. Caso contrário, ela pode causar distúrbios na operação logística da sua transportadora. E também pode acabar atrapalhando as entregas de outros clientes.

Por isso, neste artigo avaliamos todas os os pontos positivos e negativos de oferecer contrato de transporte spot na sua empresa. Acompanhe!

O que é contratação spot?

O frete spot é um contrato que existe para quando o cliente precisa de um frete por fora dos serviços de transportadora.

Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • Necessidade de transportar um objeto com mais agilidade;
  • Resolver um problema urgente (como a troca de um produto);
  • Necessidade de um transporte diferenciado, que garanta a integridade da carga ao chegar ao destinatário ou que consiga levar objetos com medidas fora do padrão.

Devido às suas condições, esse é um serviço esporádico, que acontece de maneira imprevisível. Isso porque o contrato spot fura o seu cronograma de entregas e irá precisar ser priorizado. Além disso, dependendo da urgência do serviço, pode ser necessário um transporte dedicado ou até mesmo aéreo, o que implica em custos maiores.

Com isso, a cotação de frete spot geralmente apresenta valores mais altos que os demais serviços de transporte. Afinal, será necessário rever a logística da distribuição dos seus veículos, que geralmente é pensada para suprir apenas os contratos fixos.

Vantagens do frete spot

O contrato spot oferece alguns pontos positivos, tanto para a transportadora que oferece o serviço quanto para o cliente contratante. Veja as principais vantagens do contrato de transporte spot abaixo!

Vantagens do frete spot
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1. Pagamento à vista

Uma das condições impostas pelas transportadoras aos clientes que demandam frete spot é que o pagamento seja feito no ato.

Isso acontece porque, ao contrário dos demais trabalhos de transporte de carga, que são faturados apenas ao final do mês e consideram todos os serviços feitos, o contrato spot contempla apenas uma entrega. Por isso, já que o trabalho é pontual, o pagamento também é faturado com vencimento imediato. Nada mais justo, concorda?

2. Contratação rápida

Como na maioria dos casos de contrato de transporte spot envolve urgência para a entrega, o processo de contratação também precisou passar por alterações. Algumas burocracias são deixadas de lado em favor da celeridade. Como a cotação com vários fornecedores diferentes e as múltiplas rodadas de negócio para acertar termos contratuais.

Por conta das exigências burocráticas reduzidas, o frete spot consegue uma velocidade de contratação seja mais acelerada. Isso facilita tanto para o cliente quanto para a transportadora, que já começa a lucrar com o serviço de imediato.

3. Entrega imediata

Principal condição para a contratação spot, a entrega nesse caso precisa ser feita o quanto antes. Para o cliente, isso garante que o serviço será resolvido em breve. Para a transportadora, significa que ela ganhou em tempo e dinheiro em pouco tempo. Ou seja, um cenário positivo para ambos os lados. Melhor, impossível, não é mesmo?

4. Satisfação do cliente final

Com a contratação spot é possível:

  • Atender clientes que precisam de um produto para ser usado em breve e usam o prazo do frete como critério para determinar a compra ou a desistência;
  • Resolver questões de trocas de produtos adquiridos com defeito de maneira ágil, sem prejudicar a experiência da marca com o consumido;
  • Conseguir reter o consumidor final e fidelizar o cliente varejista.

Desvantagens do contrato de transporte spot

O contrato spot pode parecer só maravilhas, mas existem alguns pontos que devem ser considerados antes de adotar essa modalidade de serviço para o seu negócio. Veja alguns deles.

Desvantagens do frete spot
Businessman looking at his wristwatch at table in office. Time management concept

1. Imprevisibilidade

O principal problema do frete spot é que ele pode aparecer a qualquer momento. Ou seja, a sua equipe de logística precisa estar pronta para reagir com velocidade a cada novo contrato spot e encontrar as brechas nas entregas dos seus veículos para atender à demanda. Por isso, veja bem: a sua equipe está preparada para essa demanda?

2. Oferta de veículos

É importante ter cuidado para garantir que você não prejudique outros trabalhos de clientes fixos da sua transportadora por conta de contratação spot. Especialmente se a oferta de veículos da sua transportadora estiver na conta certinha para a demanda atual. Já imaginou que pesadelo? Você certamente não gostaria que isso acontecesse!

Dicas para aproveitar melhor o contrato spot

Quer saber como otimizar os ganhos da sua transportadora quando o assunto é contratação spot? Veja algumas formas de fazer isso sem desestruturar o seu esforço logístico.

Aproveite as brechas

Tente usar os caminhões que estão voltando vazios de entregas para fazer o frete spot. Assim, você aproveita o veículo, reduz seus custos de gasolina (que seriam jogados fora por conta do deslocamento com baú vazio) e ainda consegue tornar essa viagem lucrativa.

Nesses casos, já que você está aproveitando um custo que já teria, vale oferecer um preço mais camarada para o cliente do contrato de transporte spot e tentar fidelizá-lo para futuros trabalhos dessa maneira.

De olho nos dados!

Coloque alguém da sua equipe observando a periodicidade dos contratos de frete spot e acompanhe isso de perto. Assim você consegue ver se é um movimento sazonal ou a frequência com que isso acontece.

Se puder ser previsto e planejado ou se fizer sentido financeiramente, ofereça para o seu cliente um contrato fixo. Apenas para essas entregas, assim a sua logística não fica prejudicada.

Faça os cálculos

Se a demanda por contratos spot for frequente, mas não a ponto de conseguir transformar esses clientes em contratos fixos, talvez valha a pena ter veículos dedicados apenas para esses serviços.

Novamente será necessária uma análise da periodicidade para entender o cenário. Em seguida, parta para os cálculos financeiros e veja se a manutenção dessa frota a mais compensa mesmo nos períodos de baixa demanda.

Depois de ler isso tudo sobre essa modalidade, conte para nós: a sua transportadora já estava acostumada a fazer contrato spot? Ou você se interessou pelo assunto e está pensando em adicionar o frete spot ao seu portfólio de serviços daqui por diante? Deixe nos comentários!

E para continuar conversando sobre aumentar os seus lucros, nós temos um texto contando quais são os 8 principais erros de logística que podem fazer você perder dinheiro. Ficou curioso? Então, descubra se você está praticando algum deles!

Até a próxima!